Reduto máximo das celebridades e influentes durante suas passagens pelo Rio de Janeiro, o Belmond Copacabana Palace, mantém sua aura de luxo e glamour que ao passar dos anos transformou o hotel em uma verdadeira instituição do luxo brasileiro. Com uma maravilhosa vista para o oceano, este histórico hotel carioca tem recebido os ricos e famosos desde sua inauguração 1923, estabelecendo-se durante décadas como um dos pontos de encontro favoritos para os jetsetters elegantes no Brasil, oferecendo a oportunidade para os hóspedes experimentarem o lado mais escaldante e glamouroso do Rio de Janeiro.
Além de representar luxo e tradição, o Belmond Copacabana Palace também agregou valor histórico à cidade do Rio de Janeiro, sendo palco de importantes eventos culturais, sociais e políticos, transformando a cidade em uma das regiões mais famosas do planeta. Idealizado pelo empresário Octávio Guinle, por sugestão do então presidente da república, Epitácio Pessoa, o hotel foi projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire e inspirado nos famosos hotéis neo-clássicos da Riviera francesa. Em 1989, foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, mesmo ano em que foi adquirido pelo grupo Belmond, uma label de hotéis e experiências de luxo presentes em alguns dos mais inspiradores destinos do mundo que desde então encarregou-se da nobre tarefa de aprimorar e modernizar a propriedade, realizando diversas reformas com o objetivo de preservar sua história e realçar sua posição como uma das melhores e mais requintadas opções de hospedagem da América do Sul.
Entre seus hóspedes assíduos estão Príncipe Charles, o rei Juan Carlos e rainha Sofia, da Espanha, a Rainha Beatriz e o príncipe Wilhem-Alexander da Holanda, a modelo Gisele Bündchen, a atriz Catherine Zeta-Jones, a chanceler alemã Angela Merkel e o fotógrafo Sebastião Salgado. A apresentadora Hebe Camargo e a Princesa Diana também faziam questão de se hospedar no Copa. Outros hóspedes ilustres incluem nomes como, Mick Jagger, Rod Stewart, Will Smith, Madonna, Hugh Jackman, Penelope Cruz, e Sean Connery, o eterno 007. Da nova geração, jovens estrelas como Katy Perry, Justin Bieber, Kristen Stewart, Robert Pattinson, Miley Cyrus, Lana Del Rey e a banda Jonas Brothers também já ficaram hospedados no Copa. Além deles, importantes nomes da moda como Valentino, Calvin Klein, Christian Louboutin e Donatella Versace também se hospedaram nas suítes do Copa.
No Hall of Fame, localizado no segundo piso do hotel, hóspedes e clientes podem conferir fotografias assinadas desses e tantos outros hóspedes ilustres. Já no Livro de Ouro, existente desde 1923 e mantido no cofre do hotel, é possível ler dedicatórias célebres de nomes como Santos Dumont, Nelson Mandela e Princesa Diana.
Hospedar-se no Belmond Copacabana Palace é uma experiência única de prazer e sofisticação.A atmosfera do hotel é familiar devido ao serviço personalizado especial que faz com que as famílias se sintam bem-vindas e em casa. Todas as suas necessidades são atendidas, e as histórias individuais compiladas garantem que os hóspedes sejam bem lembrados quando retornarem. Produtos exclusivos como o difusor de aromas presente nas áreas comuns permeiam toda a propriedade, além de amenities personalizadas como caixas de chocolate com o nome do hóspede, água mineral etiquetada com o nome do hotel, velas, roupões de banho, toalhas luxuosas bordadas com o logotipo do hotel, trazem aos hóspedes a sensação de fazer parte desta instituição histórica.
Abordagem Moderna ao Design Histórico: Uma Renovação Espetacular
A chave para o sucesso do Belmond Copacabana Palace de hoje é que ele parece o mesmo – tradicional, discreto e cheio de luz – e ainda assim o hotel passou por modernização e novas atualizações. O talentoso arquiteto francês Gerard Gallet, que esteve envolvido na decoração de outros hotéis Belmond, como o Villa San Michele (Florença) e o Cipriani (Veneza), foi responsável pela concepção e remodelação e remodelação dos interiores.
A artista francesa Dominique Jardy, famosa por seus murais, foi escolhida pela Gallet para criar os belos jardins trompe l’oeil, acabamentos falsos, plantas tropicais e pássaros exóticos que podem ser vistos nos elevadores, nos corredores do andar da Penthouse e nas outros quartos do hotel. Os móveis de todo o hotel foram feitos de madeira de freijó brasileiro ou mogno. Nas suítes principais é incrustado com minerais e pedras semipreciosas. Os banheiros são espaçosos e confortáveis e estão equipadas com banheira e até telefone. As paredes e pisos são de mármore branco, rosa itaóca, aurora e rosa jú-paraná brasileiro.
Uma experiência focada em wellness
Com projeto do francês Michel Jouannet, o spa do hotel tem estilo contemporâneo em linhas retas e decoração clean com tons de lavanda, creme e branco. Com dois andares e sete salas de tratamento, sendo cinco individuais e duas spa suítes, além de sala de ginástica, moderno fitness center, saunas seca e a vapor e uma área de relaxamento. Aberto ao público, oferece serviços de beleza, tratamentos faciais e corporais, terapias, massagens relaxantes e energizantes. Ao todo, mais de 20 tratamentos incluem massagens rápidas de relaxamento e rituais completos com duração de cinco horas, para beleza e bem-estar do corpo e do rosto. Entre um e outro tratamento é possível relaxar em uma sala equipada com espreguiçadeiras, revistas e fones ligados a quatro canais de música. A equipe de profissionais passou por mais de 240 horas de treinamento específico com foco em padrões de excelência internacionais utilizados nos melhores spas do mundo.
CIPRIANI
Inaugurado em 1994, substituindo o antigo Bife de Ouro, o restaurante Hotel Cipriani oferece o melhor da culinária italiana. Um dos restaurantes mais requintados da cidade do Rio de Janeiro, a culinária do Cipriani é coroada pela vista: janelas do restaurante se abrem para a piscina do Copa. Batizado em homenagem ao seu hotel irmão de Veneza, fundado por Giuseppe Cipriani (que também era responsável pelo Harrys Bar, local de nascença do drink Bellini). Um fato interessante é que a Belmond quando comprou o hotel italiano em 1996, não adquiriu a marca global, de forma que a companhia se estabeleceu como Cipriani USA, abrindo unidades do restaurante e do Harry ‘s Bar ao redor do mundo. A Belmond processou a Cipriani USA em uma corte britânica e conseguiu ter o direito exclusivo ao nome Cipriani no Reino Unido. Em outros cantos do mundo, a confusão se instalou..
Por aqui, o restaurante é comandado pelo chef Nello Cassese e atualmente oferece uma experiência sofisticada de menu fechado, com duas opções de degustação: a primeira focada em clássicos da Itália, servido os pratos que fizeram o estabelecimento ganhar (e manter) sua estrela do Guia Michelin e outra versão sazonal, que aposta em inovadores criações do premiado chef. Outro diferencial do restaurante é a mesa do chef localizada dentro da cozinha que recebe comensais para uma degustação com os pratos mais variados e exclusivos do restaurante. São apenas seis lugares, com vista para a movimentação da cozinha e com um menu harmonizado criado especialmente para cada cliente.
BELMOND COPACABANA PALACE
Endereço: Av. Atlântica, 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22021-001