A Prada acaba de lançar sua primeira linha de joias finas com uma abordagem sustentável. A coleção de estreia, apelidada de Eternal Gold, apresenta 48 designs criados inteiramente com ouro reciclado 100% certificado. As imagens da campanha, que estrelam a poeta e ativista premiada Amanda Gorman, mostram uma pulseira em forma de cobra, colares de corrente com pingentes de coração e gargantilhas de fita fazem parte da oferta. Gorman usa um par de brincos em forma de triângulo da marca. A coleção está disponível exclusivamente nas lojas Prada, e 10 dos designs estão disponíveis apenas sob encomenda.
Prada revelou planos para este projeto há quase dois anos no Dia do Mercado de Capitais do grupo em novembro de 2021. Desde então, a grife italiana formou uma equipe qualificada para trabalhar na linha, incluindo Timothy Iwata, diretor de joias da Prada e ex-diretor de inovação global na Cartier. Os designs se apoiaram fortemente na visão de Miuccia Prada, co-CEO e co-diretora criativa da marca.
Segundo a WWD, os protótipos da linha foram feitos internamente, mas as joias acabadas são todas feitas na Itália, quase inteiramente em Valenza, cidade conhecida por seus ourives. Para criar as peças, os artesãos combinam cravação, corte e polimento de pedras com gravação a laser e prototipagem de impressão 3D.
“Este não era um objetivo simples e estamos muito felizes por termos conseguido porque nos permite estabelecer um novo padrão na indústria”, diz Lorenzo Bertelli, chefe do grupo de responsabilidade social corporativa, em entrevista ao WWD.
Bertelli diz que o ouro usado para a coleção atende aos padrões de “cadeia de custódia” estabelecidos pelo Conselho de Joias Responsáveis. Cada passo da cadeia de produção responsável de ouro e diamantes da Prada também é verificável e rastreável – o que Bertelli afirma ser um nível de detalhe não oferecido por nenhuma outra joalheria fina ou casa de moda de luxo no mundo. Em outra novidade, você poderá visualizar registros de verificação de suas peças na plataforma do Aura Consortium Blockchain, que pode verificar a autenticidade e rastrear procedências.
“O ouro reciclado da Prada é extraído apenas de fontes de materiais reciclados elegíveis, em conformidade com a devida diligência – incluindo ouro industrial, de componentes eletrônicos e objetos preciosos pós-consumo”, diz Bertelli. “A Prada faz parceria exclusivamente com fornecedores de metais preciosos e pedras que atendem aos mais altos padrões da indústria em relação aos direitos humanos, segurança do trabalho, impacto ambiental e ética nos negócios.”
A marca expressou planos para se aventurar em alta joalheria em seguida. Mas enquanto isso, você pode comprar a coleção Eternal Gold da Prada agora em suas lojas em Milão, Roma, Paris, Londres, Dubai, Beverly Hills, Nova York, Tóquio, Seul, Xangai e Pequim. O lançamento também estará disponível online a partir de 17 de outubro na Europa, Emirados Árabes Unidos, EUA, China, Japão e Coréia. Os preços variam de quatro dígitos a US$ 60.000 por oferta.