No passado, a maioria dos SUVs apostava em linhas retilíneas, suspensão elevada e até estepe na tampa traseira para reforçar o aspecto bruto. Com nova miríade de concorrentes no segmento, as fabricantes vêm apostando cada vez mais no design. E a fórmula da moda é a categoria dos SUVs cupê, da qual o Audi Q5 Sportback é o mais novo integrante no Brasil. O Q5 Sportback estreia com a nova reestilização do SUV, com novos faróis e lanternas, para-choques redesenhados e grade octagonal. Para sublinhar o estilo “descolado”, a queda do teto é mais acentuada, a colmeia da grade possui arranjo distinto e o para-choque traseiro é mais esportivo.
Design
A nova linha dos SUVs ganhou um leve facelift, que está concentrado na dianteira e alinha os modelos à nova filosofia de design da marca. Agora, a grade octogonal está mais larga, recebeu uma pintura escurecida e acabamento no estilo cascata para a carroceria Sportback e colmeia para o SUV. As tomadas de ar também mudaram e estão posicionadas mais acima no pára-choque, com formato trapezoidal, que se tornou tendência no mercado. Para fechar o balanço dianteiro, os faróis são do tipo full-LED Matrix: o sistema inteligente se adequa à velocidade do veículo e às condições da pista, regulando o feixe de luz em altura e leque.
Na traseira, o Q5 ganhou a tecnologia OLED nas lanternas, que conta com diodos de alta performance e permite que a assinatura do conjunto seja modificada à escolha do proprietário em até três formatos – no modo de condução Dynamic, a lanterna assume um dos padrões pré-estabelecidos para ficar com visual mais agressivo. Mas é a lateral que, desta vez, traz a principal novidade. O Q5 estreia a carroceria Sportback, mais charmosa e com ar de esportividade, com linhas inspiradas em seus antepassados Nas dimensões externas, o Sportback é 7 mm mais comprido que o Q5 convencional (4.689 mm ao todo) e 2 mm mais baixo (1.660 mm), mantendo as mesmas medidas em largura (1.893 mm) e distância entre eixos (2.819 mm).
Conforto
Por dentro, o visual condiz com o de um esportivo. O envolvente do quadro de instrumentos é simples e o acabamento é macio ao toque, mas a principal novidade está na nova central multimídia digital e flutuante, que pela primeira vez no SUV é sensível ao toque. Os bancos são esportivos e dão um melhor apoio ao motorista durante a condução, que se torna mais prazerosa e confortável, principalmente em longas distâncias e trechos de serra. Materiais nobres revestem todas as partes da cabine e a lista de equipamentos é caprichadíssima, com itens que vão dos bancos com ajuste de comprimento do assento ao porta-malas com tampa motorizada, passando por cortinas embutidas nas janelas traseiras (ótimas para proteger as crianças do sol, elas ainda garantem segurança e privacidade), teto solar panorâmico, ar-condicionado de três zonas (com estilosos indicadores de temperatura nos próprios botões), banco traseiro corrediço/reclinável, carregador de celular por indução e muito mais.
Em termos de espaço, o teto com um caimento mais acentuado rouba um pouco de espaço para a cabeça no banco traseiro em relação ao Q5 tradicional, mas se quem viaja ali tem até 1,75 m, não terá problemas. O porta-malas do Audi Q5 Sportback tem 510 litros, só 10 menos que na versão SUV (na medida tradicional, até a cobertura). Então, você só sentirá falta de espaço se transportar objetos altos, que iriam acima da linha dos vidros – nada grave.
Performance
O novo Q5 vem equipado com o motor 2.0 turbo de 249 cv (eram 252 cv no Q5 pré-reestilização) e 37,7 kgfm de torque. A tração integral é a famosa quattro e o câmbio, automático de dupla embreagem e sete marchas.
O novo Q5 vem equipado com o motor 2.0 turbo de 249 cv (eram 252 cv no Q5 pré-reestilização) e 37,7 kgfm de torque. A tração integral é a famosa quattro e o câmbio, automático de dupla embreagem e sete marchas. O propulsor leva o Q5 Sportback de zero a 100 km/h em 7 segundos cravados. O câmbio tem passagens muito suaves e faz reduções duplas sem receio nas ultrapassagens. São gastos somente 3,6 s para recuperar de 60 a 100 km/h.
A grande novidade mecânica é um sistema de auxílio elétrico de 12 volts, mais simples do que o de 48V que equipa modelos mais caros da Audi. Ele funciona como um gerador de função dupla, sendo alternador e motor de partida ao mesmo tempo. Com essa tecnologia, o veículo é capaz de rodar com o motor desligado em velocidades entre 55 km/h e 160 km/h. Isso ajuda muito mais na estrada, onde o Q5 Sportback obteve 13,4 km/l de média, contra 9,1 km/l na cidade. O caráter estradeiro do Q5 Sportback fica claro na autonomia rodoviária de 938 km, mérito também do tanque de 70 litros..
Tecnologia
Todas as versões so SUV são equipadas pela primeira vez com a central multimídia MMI Touch com tela de 10,1 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, opcionalmente, ao som Bang & Olufsen com potentes 19 alto-falantes. A tela é flutuante e tem uma leve inclinação para melhorar a visibilidade do motorista, além de ficar posicionada na mesma altura do quadro de instrumentos Audi Virtual Cockpit Plus,. A tela dos mostradores tem 12,3 polegadas e pode ser ajustada em até três modos de apresentação, além de passar as informações para o Head-Up Display.
Ficha Técnica: Audi Q5 Sportback S Line Black
Preço: a partir de R$ 399.990
Motor: quatro cilindros em linha 2.0, 16V, duplo comando variável, turbo, injeção direta e indireta, start-stop com desligamento em movimento
Cilindrada: 1984 cm3
Combustível: gasolina
Potência: 249 cv de 5.000 a 6.000 rpm
Torque: 37,7 kgfm de 1.600 a 4.500 rpm
Câmbio: automatizada, dupla embreagem, sete marchas, roda livre
Direção: elétrica
Suspensões: MacPherson (d) e multilink (t)
Freios: discos ventilados (d/t)
Tração: integral sob demanda
Dimensões: 4,689 m (c), 1,893 m (l), 1,660 m (a)
Entre-eixos: 2,819 m
Pneus: 255/45 R20
Porta-malas: 510 litros
Tanque: 70 litros
Peso: 1.930 kg
0-100 km/h: 6s3
Vel. máxima: 237 km/h
Consumo cidade: 7,8 km/l
Consumo estrada: 9,5 km/l
Emissão de CO2: 164 g/km