Em julho de 1971, Pelé marcou seu último gol internacional pela seleção brasileira. Agora, a camisa que ele usava quando garantiu seu status como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos vai a leilão.
A camisa amarela número 10 que o tricampeão da Copa do Mundo usou durante um amistoso contra a Áustria será leiloada nos dias 6 e 7 de junho. A peça icônica de memorabilia esportiva está sendo leiloada pela Graham Budd Auctions e tem uma estimativa atual de arrecadar entre £100.000 e £150.000 libras. Durante a partida no estádio do Morumbi, em São Paulo, Pelé marcou seu gol final, o 77º, antes do último confronto de seu país contra a Iugoslávia, que terminou em um empate de 2 a 2. O jogador faleceu em dezembro de 2022, aos 82 anos.
“Desde a morte da lenda do futebol internacional, o valor dos objetos usados por Pelé em partidas tem aumentado drasticamente e, como uma das maiores coleções já vendidas, há uma grande expectativa para que itens, como a camisa usada em 1971, ultrapassem em muito seus preços estimados”, afirma David Convery, chefe de memorabilia esportiva da Graham Budd Auctions, em um comunicado de imprensa.
A camisa de manga curta da marca Athleta em questão apresenta uma gola redonda e um distintivo de tecido bordado com a inscrição “CBD”. A camisa única, que pertenceu anteriormente ao comediante britânico David Baddiel, foi adquirida por ele durante um leilão de caridade da FIFA 100. Posteriormente, foi vendida e exibida no Museu Nacional do Futebol em Manchester. “A história da camisa a torna uma perspectiva empolgante para qualquer colecionador de itens do Pelé, especialmente considerando sua extensa documentação”, acrescenta Convery.
Além da camisa extremamente rara, mais de 1.480 itens adicionais serão oferecidos no leilão de junho. Destaca-se, em particular, a bola oficial usada na Copa do Mundo da FIFA de 2022 no Catar, que vale entre £160.000 e £200.000.