Foi em Chicago que o primeiro arranha-céu do mundo tomou forma. A energia e o dinamismo da cidade tiveram um impacto duradouro na arquitetura conforme há conhecemos hoje.
Chefs reconhecidos no mundo todo, amplos parques cheios de natureza, obras de arte de renome mundial e uma vibe amigável do meio-oeste americano se combinam para fazer de Chicago uma das melhores capitais dos Estados Unidos. Chicago pode ser um enorme playground com uma vida noturna agitada, eventos vibrantes e hotéis luxuosos, mas o fato é que a cidade é lar de uma das melhores arquiteturas já conhecidas pelo homem, e agora quer que o mundo saiba, afinal no final do século XIX, a cidade foi quase que completamente destruída por um incêndio de proporções catastróficas e partir deste acontecimento, arquitetos inovadores como Daniel Burnham e Louis Sullivan usaram a cidade como uma tela em branco para desenvolver o que conhecemos hoje como os prédios arranha-céu, através de uma estruturas em aço, resultando em uma oportunidade sem precedentes de experimentar e deixar sua marca na até então maior metrópole americana.
Para celebrar a arquitetura e com direito a experiências exclusivas que te levarão literalmente aos céus, preparamos um roteiro super interessante fará você se apaixonar pelas formas exuberantes de Chicago!
Localizado no meio da cidade de Loop, no centro de Chicago, o Riverwalk é um caminho de nível inferior para os pedestres desfrutarem de uma visão de perto e pessoal do rio Chicago e dos imponentes arranha-céus ao lado dele. Os caminhos são diretos e bem cuidados, com o elemento principal sendo, bem, o rio. As Marina Towers, em estilo de espiga de milho, são impressionantes da passarela ao nível do rio, mas as vistas também abrangem os maiores sucessos da arquitetura de Chicago, como um austero Mies Van Der Rohe (o antigo prédio da IBM e atual The Langham Hotel) e o grandiosa Trump Tower. O caminho de caminhada e corrida segue as curvas naturais do rio, com seções diferentes oferecendo experiências distintas. Uma seção apresenta assentos em estilo de estádio, perfeitos para fazer uma pausa e ver os barcos passarem. Outra área possui restaurantes e bares sazonais, incluindo um entreposto da City Winery, que abastece os viajantes sedentos com garrafas de rosé e vinhos brancos autorais.
O Millennium Park pode ser considerado um destino por si só. Localizado em uma área central da cidade, o parque que foi completamente projetado como um centro de convívio, recreação e cultura do novo milênio conta com uma das mais belas coleções de arte pública da cidade. Não deixe de tirar a foto clichê no famoso The Bean ou perca-se pelas outras instalações incríveis que o parque abriga como o lindo e pacífico Lurie Garden e a Crown Fountain, uma obra de arte pública interativa, que costuma ficar cheia de crianças jogando água e rindo. Diversão garantida. Já o Art on the Mart têm essas incríveis projeções de arte pública em uma vista de tirar o fôlego na Chicago Riverwalk, projetando animações e outras imagens em movimento na fachada do edifício do Merchandise Mart, que já foi o maior do mundo em extensão.
A melhor forma de ver a cidade e seu belo skyline é sem dúvida do alto. O Skydeck, que fica no 103º andar da Willis Tower, o segundo maior edifício do hemisfério ocidental, é uma parada obrigatória. Em dias com céu limpo, é possível até enxergar outros estados e a imensidão do Lago Michigan. Nossa dica é comprar o ingresso fastpass, que te permite furar a fila para subir no observatório e tirar a famosa foto na janela com o chão de vidro, que acredite, são enormes!. Ainda não está convencido? talvez o céu não seja o limite para você. A Chicago Helicopter Experience oferece um tour panôramico pela costa e passando pelos pontos turísticos mais famosos cidade. Uma experiência completamente única, com vistas de tirar o fôlego.
Não é um mistério que a cidade de Chicago é considerada uma das mais importantes metrópoles arquitetônicas do mundo. Andando pela cidade é possível avistar e reconhecer obras de ícones do metier, como Mies Van der Rohe, Louis Sullivan e Frank Lloyd Wright, este último, cujo trabalho é majestosamente sintetizado em uma casa, que agora é considerado patrimônio histórico nacional americano, a Robie House. Construída pelo arquiteto em 1909 no bairro do Hyde Park, esta residência é considerada a primeira casa moderna, istoé, da forma que conheçemos hoje. Tours guiados estão disponíveis diariamente e são altamente recomdáveis para quem quiser mais sobre a história do edifício e visitar os ambientes internos.
Inspirado em continuar descobrindo as jóias arquitetônicas da cidade? O Chicago Architecture Center oferece tours guiados pelas edificações mais famosas espalhadas pela cidade e ainda conta como um espaço exclusivo em sua sede reservado para uma experiência interativa que conta a história da cidade através de um modelo em 3D da região central. Também não deixe de conhecer a exbição dos modelos com os maiores arranha-céus do mundo, onde é possivel comparar em escala e observar a magnitude destas estruturas massivas.
Viajamos á convite do Choose Chicago, orgão de turismo oficial da cidade. Para mais informações sobre como planejar sua viagem perfeita, acesse: www.choosechicago.com