Um dos designers mais proeminentes moldando edifícios no mundo da moda, Peter Marino tem sido o arquiteto preferido da Chanel há 25 anos, tendo realizado mais de 200 projetos para a marca icônica. Além de lançar seu livro “The Architecture of Chanel” pela Phaidon, o arquiteto revelou um novo edifício da Chanel no Distrito de Design de Miami durante a Art Basel. Esta aguardada filial incorpora a estética arquetípica da Chanel, combinando a fachada lisa de estuque branco de uma estrutura de dois andares e formato cúbico com detalhes contrastantes em preto, e levando os clientes para um espaço semelhante a uma galeria, onde os itens da Chanel são exibidos ao lado de impressionantes obras de arte. Confira nossa entrevista com o arquiteto abaixo:
LIFESTYLE: Como sua formação em belas artes define sua abordagem à arquitetura?
Peter Marino: Ela me tornou mais sensível a aspectos como cor, textura e percepção visual humana das coisas, em vez do que eu diria ser uma arquitetura típica. É uma abordagem realmente diferente.
LIFESTYLE: Como o design das lojas da Chanel evoluiu ao longo dos anos?
PM: A marca busca ser moderna e atemporal, então, em teoria, nossas boutiques não devem se tornar obsoletas. Dito isso, escolhemos algumas localizações – como a nova loja em Miami – que serão mais modernas e divertidas do que as que podemos fazer em Londres ou Nova York. Assim como não se vende casacos de inverno em Miami, não teremos a mesma arquitetura em todos os lugares que vamos.
LIFESTYLE: O que distingue a nova filial do Miami Design District?
PM: É um grande cubo branco com janelas cúbicas e um enorme espaço interno – muito maior nesse sentido do que quase todos os outros que já fiz. Tem uma escada empolgante sob uma claraboia, porque o sol em Miami é algo que você realmente quer enfatizar, e é mais marcante porque só usamos preto e branco. Normalmente, temos muito mais cor, mas este prédio tem uma vibe mais jovem e arrojada.
LIFESTYLE: O que diferencia a Chanel das outras marcas?
PM: Ela possui uma espécie de modernidade que nunca sai de moda – e isso não se pode dizer sobre muitas outras marcas.