Enviar pessoas para o espaço é certamente uma conquista que vale a pena comemorar. Pois bem, agora os astronautas podem comemorar em grande estilo, com uma taça de champanhe feita especialmente para a ocasião.
G.H. A Mumm criou o Mumm Cordon Rouge Stellar, a primeira garrafa de champanhe e experiência de degustação projetada para viagens espaciais e voos espaciais tripulados. Tanto a garrafa quanto o próprio champanhe foram fabricados para fornecer o mais próximo possível de uma bebida normal que você pode obter em gravidade zero.
A garrafa – idealizada por Octave de Gaulle, fundador de uma agência especializada em projetos para o espaço – é envolta em alumínio aeronáutico e possui um dispositivo de abertura e fechamento em aço inoxidável. Essas adições permitem que ele cumpra as regras que regulam o champanhe, além de garantir que ele se mantenha quando levado às condições extremas do espaço.
Uma vez seguramente situado em uma nave espacial, o champanhe não pode ser aberto e servido como qualquer garrafa velha de espumante. Um anel no topo do gargalo mantém a rolha no lugar e permite uma abertura segura, enquanto um botão no fundo da garrafa permite servir sem problemas. O derramamento tradicional não é possível em condições de gravidade zero, explicou de Gaulle, então a garrafa foi projetada para imitar o processo. O champanhe sai pelo gargalo e se acumula no anel que uma vez segurou a rolha. Depois de chegar lá, pode ser despejado em um copo especial e saboreado pelos astronautas. É um processo tão futurista quanto a própria viagem espacial já foi.
O Champagne também é afetado pelo espaço, e o G.H. A equipe Mumm criou uma mistura especial que resiste às mudanças sensoriais que ocorrem quando se está em voo. O Mumm Cordon Rouge Stellar é feito com uvas da safra de 2016 – a maioria das quais são uvas Pinot Noir – complementadas com vinhos reserva dos últimos cinco anos, disse a marca.
O champanhe especial de nível espacial estará disponível nas próximas missões da Axiom Space, uma empresa privada de exploração espacial. “A colaboração da Axiom com a Mumm e a Mumm Cordon Rouge Stellar reconhece que, para levar a humanidade ao espaço, não podemos apenas trazer humanos, precisamos trazer tradições humanas”, disse Michael Suffredini, presidente e CEO da empresa.