O envelhecimento em barril pode trazer uma cor adorável à tequila, variando de amarelo pálido a âmbar profundo, dependendo de quanto tempo o destilado passa em um barril (e, aham, se alguma cor foi adicionada ou não). Mas coloque a tequila branca em algum tipo de barril de vinho e o líquido resultante assume uma tonalidade rosa encantadora, como é o caso da nova Don Julio Rosado.
A mais nova expressão de Don Julio é uma tequila reposado, o que significa que passou entre dois e 12 meses dentro de um barril. Normalmente, isso significa ex-bourbon ou uísque americano, mas neste caso a tequila descansou por quatro meses em barris de carvalho francês rubi da região do Douro (de acordo com um representante da marca, nenhum corante foi adicionado). O processo de produção é semelhante a outros produtos Don Julio, como explica a embaixadora global Karina Sanchez. As agave pinas são cozidas lentamente em fornos de alvenaria e depois fermentadas com o fermento proprietário de Don Julio antes da destilação. Mas é a maturação que realmente a separa de outras tequilas rosa ou rosa.
Tivemos a chance de provar Don Julio Rosado e ficamos impressionados. O caráter de agave brilha, mas há uma boa mistura de mel, frutas vermelhas, frutas secas e apenas um toque de especiarias no paladar. O serviço sugerido para esta tequila é adicionar um pouco de água com gás ou apenas um simples enfeite de limão.