Depois de gastar muito dinheiro em uma garrafa especial de champanhe para sua próxima grande festa – talvez uma festa de Réveillon chamativa – você vai querer aproveitar ao máximo a experiência. Aqui estão nossas dicas para a maneira perfeita de servir seu espumante.
A escolha da taça perfeita
Você deve ter notado que os restaurantes de alta gastronomia trocaram suas taças altas e estreitas por taças de vinho branco em forma de tulipa. Há duas razões para isso: a borda mais cheia e redonda permite mais contato com o ar no copo e aprimora os aromas ao inalar o champanhe, e a boca mais larga permite que o champanhe se espalhe por todo o palato, em vez de apenas no centro, oferecendo um sabor mais completo. O cristal fino também permite uma experiência aprimorada.
Temperatura de Servir
A temperatura ideal para servir champanhe é entre 06° e 09° graus Celsius, sendo 08° o ponto ideal. Sua geladeira é um bom lugar para resfriar sua garrafa, mas aguarde pelo menos três horas antes de servir. Se você estiver usando um balde de gelo, a garrafa deve estar completamente submersa, incluindo o gargalo, e uma mistura de metade água e metade gelo permitirá contato total com a garrafa e resfriamento mais eficiente. Tanto a geladeira quanto o balde de gelo estão mais frios do que a temperatura recomendada para servir, por isso sugerimos esfriar totalmente e remover a garrafa cerca de 20 minutos antes de servir, para que não fique muito frio. Champagne excessivamente gelado perderá alguns dos aromas do buquê, bem como alguma complexidade no paladar, enquanto se o espumante estiver muito quente, a rolha pode se soltar muito rapidamente e sair voando da garrafa.
Abrindo a garrafa
Tenha um grande guardanapo de algodão ou um pano de prato decorativo à mão para limpar a garrafa se ela estiver esfriando em água gelada – e para ajudar a estourar a rolha sem derramar. Garrafas de champanhe têm uma aba ou tira para remover a folha, mas geralmente é mais fácil usar a faca curta no saca-rolhas de um garçom para cortar a folha com cuidado e removê-la.
Então é hora de tirar o muselet, que é a gaiola de arame que prende a rolha no lugar. Comece puxando e torcendo o anel “O”, ou cinta, no sentido anti-horário até que o fio inferior esteja solto e remova a gaiola com cuidado. Dobre o guardanapo de pano ao meio, segure a garrafa pela base com a mão não dominante, coloque o guardanapo sobre a rolha e segure com a mão dominante. Segure a garrafa em um ângulo de 45 graus, certificando-se de apontá-la para longe dos convidados e de quaisquer objetos frágeis, como vidros, espelhos ou janelas. Faça pressão sobre a rolha através do pano e gire suavemente a rolha para removê-la. O som da rolha saindo da garrafa deve ser mais um suspiro do que um tiro de canhão.
Servindo
Despeje uma pequena quantidade em seu próprio copo; cheire e beba para ter certeza de que a garrafa não está com defeito. (Recomendamos ter uma garrafa de reserva para o caso. Você sabe que ela será aberta, não importa o que aconteça!) Encha os copos de seus convidados até o ponto mais largo, logo abaixo de onde começa a afunilar e estreitar e, em seguida, termine de encher o seu próprio para o mesmo local. Coloque a garrafa e o champanhe restante de volta no balde de gelo, faça um brinde à ocasião e aproveite.