À medida que os governos ao redor do mundo avançam para uma condução mais verde, é natural que até mesmo os fabricantes mais tradicionais procurem adaptar seus propulsores para um futuro mais sustentável. O novo Compass, que se posiciona entre o menor Renegade e o maior Cherokee na gama da Jeep, é o mais recente a seguir esse padrão. Atualizado recentemente, o modelo marca a estreia do sistema híbrido plug-in 4xe da Jeep no Compass. Há também um novo interior e exterior remodelados, além de tecnologia atualizada, mas será isso suficiente para superar a forte concorrência no segmento?
Novidades:
A maior mudança em relação ao antigo Compass gira em torno do novíssimo trem de força híbrido. No entanto, o restante do carro também foi renovado. O exterior ganhou novos faróis de LED e uma fachada inferior, enquanto por dentro há um conjunto das mais recentes tecnologias e um interior confortável.
Ao contrário de vários de seus rivais, a praticidade não foi muito afetada com a instalação de um trem de força híbrido. Por dentro, há mais espaço de armazenamento interno do que o modelo anterior, enquanto o espaço do porta-malas é de 438 litros.
Sob o capô:
O modelo de entrada Nighteagle é equipado com um motor a gasolina turbo de 1,3 litros e quatro cilindros, gerando 129cv e ligado a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades. À medida que você sobe na gama, a configuração também é usada pelo Limited, um pouco mais luxuoso. Os modelos mais caro, S, é híbrido com tração nas quatro rodas e uma potência de 178cv. Ele foi combinado com um motor elétrico, montado no eixo traseiro e alimentado por uma bateria de 11,4kWh para um total de 237cv. Os modelos têm um alcance elétrico total reivindicado de até 48 quilômetros. Tanto o Trailhawk quanto o S têm a mesma caixa de câmbio automática de seis velocidades.
Como é dirigir?
Na estrada, o Compass é suave e confortável e o modelo S que estávamos dirigindo deu uma boa conta de si mesmo ao longo do trajeto de teste mapeado para nós. Ele tem um tempo de 0 a 96 km/h citado de 7,5 segundos, mas, na verdade, o carro nunca se sente particularmente rápido. Uma pequena reclamação é que, ao acelerar, você é recebido por muito barulho do motor sem um grande movimento para frente, o que não é ajudado por uma caixa de câmbio um tanto lenta. Isso é em grande parte corrigido colocando o carro no modo esporte, quando ele se sente muito mais responsivo.
Fora da estrada, o Compass se sai admiravelmente e gerencia um percurso off-road relativamente difícil com facilidade. Ele também se beneficia do sistema eAWD da Jeep, que oferece aderência adicional em superfícies soltas.
O Compass 4xe ainda oferece três opções de gestão para seu sistema híbrido plug-in. O modo híbrido permite que os motores elétrico e a combustão trabalhem juntos, ajustando-se automaticamente à demanda para maximizar a eficiência e minimizar o consumo de combustível. O modo elétrico puro oferece tração traseira, ativando o motor a combustão apenas para acelerações rápidas ou quando a carga da bateria cai abaixo de 19%. Além disso, o modo E-SAVE foca na preservação da energia da bateria, utilizando o motor a combustão de maneira estratégica para recarregar, com ajustes disponíveis através da central multimídia.
Aparência:
O Compass recebeu um facelift para este novo modelo e está muito melhor por isso. A frente recebeu faróis de LED completos, uma fachada inferior revisada e novas rodas. Nosso modelo S estava completo com rodas de liga leve brilhantes de 19 polegadas, pintura em dois tons, pára-choques e soleiras pintadas com um inserto cinza. Os upgrades dão ao carro um visual muito mais nítido, que é ajudado em parte pela insígnia em preto brilhante. Na frente, o Compass mantém a grade instantaneamente reconhecível da Jeep para completar o que é um SUV muito atraente.
Interior:
Por dentro do Jeep Compass 4xe, a elegância e a sofisticação se unem ao conforto e à amplitude, criando um ambiente interno que é um verdadeiro convite para viagens em família. Este SUV não só proporciona uma experiência de viagem agradável com seu acabamento de alta qualidade, mas também mergulha seus passageiros em um mundo de entretenimento e segurança de última geração. Para os entusiastas da música, ele vem equipado com um sistema de som Alpine de 506 watts, que inclui oito alto-falantes e um subwoofer, transformando cada jornada em um concerto particular. Nosso carro de teste tinha um interior de couro preto completo que se sentia espaçoso e confortável. A posição de condução é alta e oferece boa visibilidade da estrada à frente. A tecnologia foi apresentada de forma inteligente e fácil de usar, especialmente a tela de 10,1 polegadas no centro do painel.
Veredito:
No geral, o novo Compass 4xe é um entrante muito bem-vindo em um espaço de mercado bastante lotado. A Jeep faz questão de tentar fazer com que se destaque e, com sua aparência distinta e interior de qualidade, fez um bom trabalho. O modelo também oferece um bom nível de equipamento. Embora haja algumas desvantagens na estrada, a viagem é em grande parte confortável e facilmente conquistaria viagens mais longas. Fora da estrada, ele se destacou e tem capacidades muito além do que a maioria dos compradores usará. O alcance elétrico de 48 quilômetros é mais do que suficiente para a maioria das viagens curtas e certamente atrairá compradores da cidade.