Um dos maiores sucessos da indústria automobilística no Brasil ao longo dos últimos anos é, sem dúvida, o Jeep Compass. O modelo é SUV médio muito mais próximo da essência original deste perfil de veículos, capaz de proporcionar um nível elevado de conforto e sofisticação com a versatilidade de poder percorrer terrenos acidentados e circuitos off-road de maneira sublime.
Ele tem um um vasto catálogo em sua linha 2020, que vai da inicial versão Sport 4×2 de motorização Flex, câmbio automático de seis marchas e vendida por R$ 116.990, terminando na versão topo de linha , a Serie S, de motor diesel e tração 4×4, esta opção vem com transmissão automática de nove marchas (a mesma para todas as versões diesel), e é vendida a partir de R$ 195.990. A faixa de preços entre a mais econômica e a de custo mais elevado tem assim uma variação de praticamente 100 mil reais entre todas elas, ou seja, consegue atender diversos perfis de consumidor – e carteira, sendo então considerado um verdadeiro best-seller. Confira abaixo nossa avaliação completa do Compass Limited a Diesel:
Design
No exterior, o Compass mistura com maestria a irreverencia de um aventureiro com a elegância de um SUV de categoria superior. Peças em plástico marcando a silhueta do modelo, mesclando com a utilização charmosa do cromado, especialmente na grade frontal, moldura dos faróis de neblina, e peças no para-choques dianteiro. Os espelhos retrovisores são com rebatimento elétrico, com sinalizadores de mudança de direção (setas), e com a caixa na cor da carroceria. Já o grupo ótico é composto por faróis e lanternas com assinatura em LED e ótimos faróis dianteiros em Xenon.
Destacamos também as opções de pintura bicolor, que destacam o teto preto brilhante que se estende para o spoiler traseiro e harmoniza com as colunas das portas em tom escuro. Mostrando que seu habitat é o asfalto, o Compass Limited vem com rodas de aro 19” onde são instalados pneus de medida 235/45 R19. No tamanho, ele passa a exata dimensão de um SUV de proporções generosas que entrega espaço de sobra em seu interior.
Performance
O motor 2.0 Multijet entrega 170 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque máximo, 80% disponíveis já a partir dos 1.500 giros. Não falta força para arrancadas e ultrapassagens: basta pisar mais forte no acelerador que o carro ganha velocidade de forma rápida e consistente. A exuberância do motor a diesel é aproveitada com eficiência pelo câmbio automático de 9 velocidades.
No asfalto, tem um comportamento dinâmico similar ao de um sedã médio. Apesar da altura elevada, pouco inclina nas curvas. No off-road, a suspensão equilibra os movimentos da carroceria sem transmitir excessivos solavancos. Os bons ângulos de entrada e saída favorecem os trajetos fora-de-estrada. Os diferentes modos de direção permitem melhor dirigibilidade em pista molhada ou pisos de baixa aderência, como areia e lama. O controle de descida permite encarar declives acentuados sem o uso de freio.
Conforto
Sendo o modelo topo de gama, o Jeep Compass Limited traz uma decoração interna mais requintada, com detalhes em black piado, revestimentos de melhor qualidade. E, assim como nas demais versões, adota um painel de instrumentos totalmente confeccionado em material macio – agradável ao toque, e que está presente também em outros pontos do interior como nos revestimentos das portas. O aspecto geral, interno e externo, desta configuração é de maior luxo e sofisticação, garantindo um ambiente mais aconchegante.
O espaço interno do Compass está entre os pontos fortes do carro, tanto para os cinco ocupantes quanto no porta-malas de 410 litros. Além disso, há bons porta-objetos por todos os lados, inclusive sob o assento do passageiro da frente, onde podem ser guardadas bolsas, sacolas e mochilas. O acabamento da versão Limited é bom, com bancos forrados em couro e confortáveis. E na parte de ergonomia não há do que reclamar, ao contrário, foi bem resolvida, com comandos bem localizados e fáceis de serem acionados.
Tecnologia
Bem equipada, a versão Limited 4×4 a diesel traz, entre outros, chave presencial, central multimídia com GPS, Bluetooth e tela sensível ao toque com 8,4 polegadas, com comando de voz. No quesito segurança, há controle eletrônico de estabilidade, sistema anticapotamento, monitoramento de pressão de pneus, assistente de partida em rampa, controle de velocidade de cruzeiro e direção de torque dinâmico, que auxilia a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência.
Além dos dois airbags frontais, a versão traz os de cortina, laterais e de joelhos para o motorista. E agrega ainda chave presencial com partida por botão (Keyless), sensor de ponto cego, park assist, rodas de liga leve de 19”, rack de teto cromado e sensores crepuscular e de chuva.
O Compass Limited Diesel entrega um comportamento dócil de carro de passeio sem abandonar o estilo e a performance sólida inerente a um Jeep. É um SUV com bossa e atitude, para quem procura um modelo familiar confortável para cidade que também seja valente por diversos tipos de trilhas e aventuras!
Ficha técnica:
Porte – Médio;
Portas – 4;
Motor – Multijet ll 2.0 Turbo;
Cilindros – 4 em linha;
Posição – Transversal;
Cilindradas – 1956 cm³;
Tração – Integrada sob demanda;
Combustível – Diesel;
Alimentação – Injeção Direta;
Direção – Elétrica;
Câmbio – Automático de 9 velocidades;
Embreagem – Conversor de Torque;
Freios – ABS Disco ventilado nas rodas dianteiras e disco rígido nas rodas traseiras;
Peso – 1717 KG;
Comprimento – 4416 mm;
Distância entre-eixos – 2636 mm;
Largura – 1819 mm;
Altura – 1645 mm
Potência – 170 CV;
Peso/torque 48/10 kg/kgfm;
Torque máximo – 35,7 kgfm a 1750 rpm;
Potência Máxima – 3750 RPM;
Aceleração de 0 a 100 – 10 Segundos;
Velocidade máxima – 194 KM/h;
Consumo: Cidade 10,2 KM/L – Estrada 13,4 KM/L;
Autonomia: Cidade 612 KM -Estrada 804 KM;
Porta malas – 410 Litros;
Carga útil – 400 kg;
Tanque de combustível – 60 Litros;