Curtindo as águas da Riviera Italiana e do Lago de Como, que tem novidade nessa temporada.
Por Rebeca Martinez
Que verão é sinônimo de praias, bronzeado e dias alongados na Europa, a gente sabe. Passamos uns dias no norte da Itália para trazer um roteiro perfeito para quem quer fugir um pouco aos destinos tão falados nessa estação.
Após chegar e recarregar a energia em um dos belos restaurantes de Milão- no caso o Antico Ristorante Boeucc é hora de seguir para o Lago de Como. Alí eventos e passeios de barco estão sempre entre os preferidos.
Das portas de entrada com seu design moderno, o Il Sereno é uma reverência à natureza. Desde o projeto que prioriza a vista para a grandiosidade do Lago de Como, ao design que integra diferentes materiais naturais e texturas. Acolhedor e ao mesmo tempo clean, dá espaço para descansar a mente. No final do ano um novo prédio com suítes (todos os quartos são chamados assim) foi inaugurado. Para curtir os dias de sol, a escolha é sua: passar horas na piscina ou bangalôs de frente para o lago ou aproveitar o lago num tour de barco guiado ou até curtir o dia dirigindo um dos dois barcos (Jetto), autênticos Ernesto Riva que o Il Sereno tem a disposição. Para quem não quer motores, caiaques são a melhor opção. E antes de um aperitivo e dos coquetéis, nada como uma parada no Spa. Além de parte do lago participando da área de relaxamento, a massagem Serenity desenvolvida por Valentina Mapelli para o hotel, reproduz os movimentos das ondas sobre seu corpo. Uma experiencia única. Fique ligado pois a partir de setembro será possível aos hospedes, solicitar a organização de uma degustação de vinhos.
Se você pensa que acabou por ai, está enganado. Próximo dali, a mais recente reinauguração do Lago de Como. A histórica Villa Pliniana reabriu no mês de maio, agora sob comando do grupo Sereno Hotels. O palácio histórico do século XVI, que já recebeu Leonardo da Vinci e Lord Byron, agora recebe até 40 hospedes em suas 18 suítes distribuídas entre o prédio principal e três outras vilas menores. Todo o conforto da modernidade ao lado dos originais afrescos, terraços, lareiras e do piano de cauda do compositor Gioachino Rossini. Pronto para receber eventos de até 300 pessoas, os terraços e jardins a beira d’água são sem dúvida, inesquecíveis.
Com diversas cidades em torno do lago, a melhor forma de conhecer é parando em mais de uma cidade. Evite permanecer em Bellagio, que tem ficado bem cheio.
Do Lago para a costa
Por onde quer que decida chegar, a região da Liguria não é difícil de ser acessada. A estrada traz a sensação de estar num dos filmes clássicos com Grace Kelly, ao contornar as encostas terminadas pelo mar. A ideia é passar por ao menos duas cidades, que ao longo da costa parecem cada vez mais belas.
Independente do trajeto que escolha, Portofino é parada obrigatória. Cravado numa pequena costa e cercado pelo Parque Natural de Portofino, por onde é possível atravessar a pé até Santa Margherita Ligure, através de uma trilha calçada- atenção- sapatos confortáveis necessários! Aqui você coloca em imagem a definição de “La Dolce Vita”. Das construções cravadas nas pedras, até chegar aos deques e restaurantes. De frente para a pequena praia banhada por águas cristalinas que permitem ver até as pedras mais ao fundo. As pessoas vão chegando dos passeios pelas vielas repletas de grifes como Dior, Pucci dentre tantas outras; ou arrumadas após um dia de navegação. As mesas vão sendo preenchidas rapidamente, reservas para alguns dos restaurantes como o Puny são mandatórios para iniciar o jantar envolto em muitas conversas e que às 20 horas ainda conta com claridade.
Uma ida a Portofino não está completa sem desfrutar da melhor vista da região. No ponto mais alto, o La Terrazza, do hotel Splendido Belmond. Aqui você aprecia a culinária italiana contemporânea que combina perfeitamente com a força da natureza diante dos olhos. Aqui horas parecem minutos e a beleza parece maior a cada minuto.
O nascer da lua em tom avermelhado ao fundo do mar é mais um presente, nesse local que acalma a alma.
Essa permanência pelas aguas do norte da Itália certamente será guardada na memoria.