René did it first
Um símbolo de elegância casual, a primeira polo de algodão foi inventada em 1933 pelo lendário tenista francês René Lacoste. Essa camisa de mangas curtas e seu logotipo do crocodilo revolucionaram de imediato a indústria de roupas esportivas. Ao longo dos anos, a icônica – mas constantemente renovada – camisa polo LACOSTE tornou-se uma peça essencial ao mesmo tempo elegante e atemporal.
1923 – O Crocodilo
Nascido em 1904, René Lacoste venceu seu primeiro torneio aos 17 anos. A imprensa começou rapidamente a elogiar sua força e seu desempenho nas quadras. Após ouvir falar de uma aposta que envolvia uma mala de pele de crocodilo, um jornalista o apelidou de “Crocodilo”. A partir de 1925, suas vitórias foram contínuas. René Lacoste ganhou 10 títulos de Grand Slam no Aberto da França, em Wimbledon e em Forest Hills.
1926 – A camisa polo Lacoste
Inspirado pelos jogadores de polo em Londres, René Lacoste adotou a camisa de manga curta que permite maior liberdade de movimentos, dando origem ao conceito de elegância funcional. René Lacoste encontrou então André Gillier e juntos conceberam a polo LACOSTE, uma peça de design revolucionária. Inspirado por seu apelido, Lacoste pediu a seu amigo Robert George para lhe desenhar um crocodilo. O logotipo, agora famoso, fez sua primeira aparição bordado no blazer de René Lacoste.
Um ícone reinventado
Por mais de 80 anos, a camisa polo LACOSTE tem sido constantemente atualizada, abrangendo as últimas tendências, buscando nos arquivos da Casa, gerando novos padrões e acabamentos. Ela também foi redesenhada ocasionalmente pelos designers mais renomados do mundo, para ficar sintonizada com as mudanças dos tempos: Jean-Paul Goude, Maison Lesage, Karl Lagerfeld, Irmãos Campana…
Um savoir-fraire francês exclusivo
Fundada em 1933 na cidade de Troyes, a capital têxtil francesa, a Casa LACOSTE ainda perpetua seu savoir-faire de alto nível em suas oficinas históricas. Desenhada no estúdio LACOSTE em Paris, essa polo icônica tem sido fabricada com o mesmo nível de cuidado há mais de 80 anos: um fio de algodão dos melhores, uma técnica exclusiva de malharia e rigorosos controles de processo que a tornam um símbolo da qualidade e elegância francesa.
A fabricação da camisa Lacoste
A polo LACOSTE é fabricada em três etapas, que combinam rigorosos testes com o savoir-faire tradicional, para dar origem à camisa perfeita.
1. UMA TÉCNICA REVOLUCIONÁRIA DE MALHARIA: A assinatura da LACOSTE, o petit piquê, é uma malha têxtil única, com duas camadas de algodão fino de qualidade incomparável. Essa técnica de malharia inovadora e patenteada permite obter um tecido leve, flexível e forte. Hoje, a camisa polo LACOSTE é trabalhada em uma ampla variedade de materiais finos e inovadores, garantindo uma mescla perfeita de conforto e elegância para cada look e cada temporada.
2. A ARTE DA TINTURA: A camisa polo branca original da LACOSTE está agora disponível em uma infinidade de tonalidades. Essa gama de cores, entre as mais amplas do mundo, é enriquecida a cada estação com numerosos tons novos, quentes ou frios, claros ou escuros, simples ou mesclados, para acompanhar o ritmo dos tempos. Cada corante é desenvolvido e testado nas oficinas francesas da Casa, para garantir brilho e resistência excelentes.
3. UM ARTESANATO METICULOSO: Cada polo é fabricada artesanalmente e completamente controlada. Essa atenção aos detalhes é parte essencial do savoir-faire único da Casa francesa e de sua busca pela excelência.
Em Campinas, a Lacoste encontra-se no Shopping Parque Dom Pedro, Entrada das Flores.