Está chegando a hora do agito final das bandeiras quadriculadas para os motores de combustão. Se você perdeu uma das últimas unidades dos modelos V-12 movidos a gasolina pura da Lamborghini no ano passado, é provável que não fique mais fácil no futuro. A marca italiana deve fazer a mudança completa para modelos híbridos plug-in após 2022, como parte de seu investimento de quase US$ 2 bilhões em eletrificação. “Será a última vez que oferecemos apenas motores a combustão”, disse o presidente e CEO Stephan Winkelmann em entrevista à Bloomberg.
O plano “Cor Tauri” da Lamborghini para um futuro eletrificado foi anunciado pela primeira vez em maio passado, quando Winkelmann disse que a montadora havia desembolsado US$ 1,8 bilhão para estrear seu primeiro carro totalmente elétrico antes de 2030. O plano de três fases reduziria pela metade as emissões de carbono da empresa. 2025, disse o CEO.
A mudança para o elétrico ocorre em meio a um ano recorde de vendas para a marca. A montadora entregou 8.405 carros de luxo em todo o mundo em 2021, um aumento de 13% ano a ano. Até agora este ano, essa demanda não diminuiu: Winkelmann disse que a Lamborghini quase esgotou toda a sua linha de produção. No entanto, o CEO sabe que, para manter esse nível de sucesso, a eletrificação será essencial. “Há uma nova geração de clientes que não se sentariam mais à sua mesa”, disse ele à revista Car na semana passada.
Quanto à aparência de um Lambo totalmente elétrico, o CEO disse que a empresa ainda está tentando resolver algumas das torções no design final. Mas não espere um monstro da pista. Em vez disso, o primeiro Lamborghini EV será um grand tourer de quatro portas que pode ser usado como motorista diário, de acordo com o plano de Cor Tauri.
Claro, Lamborghinis movidos a gasolina não desaparecerão da noite para o dia. De fato, a marca estreará novos modelos Huracán e Urus (dois de cada) este ano. E lançará um sucessor do Aventador em 2023, que será o primeiro híbrido plug-in a vir com um novo motor V-12. Ainda assim, uma coisa é clara: os dias dos Lamborghinis com motor de combustão estão contados.