Los Angeles há muito é vista como uma cidade nova, surgindo e se espalhando desde o centro até o Oceano Pacífico e o Vale de San Fernando. Mas a cidade dos anjos tem quase 250 anos de história assombrada desde que foi fundada em 1781.
No Halloween, Los Angeles está cheia de casas mal-assombradas e labirintos (um jovem de 13 anos construiu sua própria versão inspirada em The Purge) que quase competem com as fábricas de sustos profissionais no Queen Mary ou Universal Studios.
O primeiro filme rodado em Hollywood, In Old California, foi feito em 1910. Desde então, dizem que os fantasmas de estrelas do cinema e da televisão, desde Marilyn Monroe até John Belushi, vagam pelos hotéis, casas e bares de Hollywood.
Uma caminhada pela Hollywood Boulevard, com mais de 2.700 estrelas imortalizadas na calçada, evoca imagens cintilantes do passado. Como os Kinks cantaram em “Celluloid Heroes”, há “alguns que você reconhece, alguns que você mal ouviu falar.”
Você pode encontrar algumas pessoas genuinamente assustadoras na Hollywood Boulevard. Mas você pode entrar no Hollywood Roosevelt Hotel, no número 7000 da Hollywood Boulevard, para tomar uma bebida ou conferir sua aura.
Marilyn Monroe teve um longo relacionamento com o Roosevelt. Ela posou para seu primeiro anúncio impresso, uma propaganda de pasta de dente, no trampolim da piscina do hotel. Não é surpreendente que a piscina Tropicana do Roosevelt esteja “vibrante” com energia espiritual, de acordo com a médium Patti Negri.
Construído em 1927, o Roosevelt sediou a primeira cerimônia do Oscar em 1929. Após 96 anos como um ponto de encontro da indústria cinematográfica, é considerado um dos edifícios mais assombrados de Hollywood.
À medida que Marilyn passou de estrela em ascensão para estrela consagrada, ela frequentemente se hospedava em uma cabana no segundo andar do Roosevelt com vista para a piscina. O hotel forneceu a Marilyn um espelho de corpo inteiro, alto, com moldura escura. Após sua morte, o espelho foi transferido para o escritório do gerente.
Uma camareira do hotel estava limpando o espelho e viu o reflexo de uma loira com aparência triste. A camareira virou-se para perguntar se poderia ajudar, mas não havia ninguém lá. Embora o espelho não esteja em exibição, os hóspedes podem se hospedar na suíte Marilyn Monroe com vista para a piscina, repleta de móveis vintage Eames.
Alaric S. Rocha, instrutor na Los Angeles Film School, é ao mesmo tempo cineasta de filmes de terror e aficionado pela história assombrada de Hollywood. Rocha, cujos créditos incluem Demonoid e Deadly Embrace, diz: “Sempre me interessei por filmes assustadores, verdadeiramente aterrorizantes e apenas divertidos. Não acho que haja algo mais assustador que nossa imaginação!”
O escritor-diretor diz que era fã do famoso mágico Harry Houdini, que morreu no Halloween em 1926. Houdini morava em uma propriedade em Laurel Canyon, adjacente a Hollywood, (disponível para alugar!) onde o mágico supostamente praticava suas famosas ilusões e fugas. Após a morte de Houdini, sua esposa Beth continuou morando na casa por dez anos.
Depois que Houdini morreu, sua esposa realizava sessões espíritas todos os Halloweens para tentar contatá-lo — eu mesmo participei de uma no Magic Castle, outro ótimo local assombrado durante o ano todo!” diz Rocha. “Eles tentaram contatá-lo por 10 anos antes de desistir. No último ano da sessão espírita (realizada no telhado do Hotel Knickerbocker em Hollywood), uma tempestade irrompeu em um céu que estava claro. CHOVEU SOMENTE sobre o Knickerbocker, encharcando Bess Houdini e sua comitiva. Ela interpretou aquilo como um sinal.
Curiosamente, alunos e professores da Los Angeles Film School juram que o Teatro Ivar da escola é assombrado por um fantasma nos bastidores. Na década de 1970, o teatro era chamado de “um mausoléu para almas”.
Muitos pontos turísticos famosos de Hollywood estão associados a tais visitações fantasmagóricas. O letreiro de Hollywood comemorou seu 100º aniversário este ano. O letreiro, localizado no Monte Lee no Griffith Park, é um destino favorito de caminhantes e turistas. Mas, como muitos marcos de Los Angeles, ele tem um lado mais sombrio. Em 1932, a estrela em ascensão Peg Entwistle atirou-se da letra “H” do letreiro. Mesmo 90 anos depois, guardas florestais e caminhantes no Griffith Park relatam ver uma mulher com cheiro de gardênias, vestida à moda dos anos 1930, perto do letreiro.
Falando de vidas não realizadas, a presença de John Belushi, estrela de BLUES BROTHERS e ANIMAL HOUSE, foi relatada no Chateau Marmont, na 8221 Sunset Boulevard. Belushi morreu de overdose de drogas no Bangalô 3 do hotel em 1982.
Al Franken relatou ter visto a presença de Belushi lá uma semana após sua morte. Os hóspedes que se hospedam no Marmont relatam sentir-se observados, principalmente se olharem para o espelho do banheiro. Um casal com um filho pequeno ficou perturbado ao perceber que o garoto estava falando sozinho. A criança disse que estava conversando com “o homem engraçado”.
O Formosa Café tem sido um bar e reduto de Hollywood que serve comida chinesa desde 1939. Entre os frequentadores estavam Frank Sinatra, Dean Martin, Clark Gable, Humphrey Bogart, Ronald Reagan, Elvis Presley, Marilyn Monroe e Lana Turner. John Wayne bebia e às vezes dormia lá quando exagerava na bebida.
No Formosa, estrelas se misturavam com gangsters. O notório Bugsy Siegel tinha cinco linhas telefônicas para seus negócios. Ele foi morto a tiros em 1947 em Beverly Hills, nas proximidades. O crime, ainda não resolvido, acredita-se estar relacionado ao desvio de lucros de Siegel do Hotel Flamingo em Las Vegas. Seja qual for a causa, o fantasma de Siegel supostamente foi avistado no Formosa, onde ele realizou tantos negócios.
A história de Siegel vem da American Ghost Walks, que realiza passeios a pé e de ônibus para locais assombrados de Hollywood. A ExperienceFirst oferece um Passeio a Pé por Hollywood Assombrada com foco em “crimes reais”. Ou, como outra empresa de passeios fantasmagóricos, a LA Ghosts, coloca: “Descubra por que Los Angeles é a cidade onde os sonhos são realizados até se tornarem pesadelos.”
Bugsy também é uma das muitas celebridades enterradas no famoso cemitério Hollywood Forever. O cemitério ainda em operação está aberto a visitantes e frequentemente realiza exibições de filmes e outros eventos.
Chris Cornell, Cecile B. DeMille, Douglas Fairbanks, Tyrone Power e Judy Garland estão entre aqueles sepultados lá. Rudolf Valentino morreu em 1926, mas sempre há flores frescas em seu mausoléu.