Não há melhor maneira para descrever uma experiência do que quando você está totalmente imerso nela. Assim foi meu final de semana a bordo do belíssimo MSC Preziosa. Para este cruzeiro, eu era um “sócio” do sofisticado MSC Yacht Club – uma categoria privada de cabines ‘vips’ localizadas na melhor área do navio. Super exclusiva e elegante. Imagine ter seu próprio lounge privado onde você é recebido pelo nome ao entrar. Ou uma adorável hora do chá para relaxar e descontrair depois de voltar de um dia agitado visitando portos incríveis ou excursões tropicais?
Não seria bom se esticar em uma espreguiçadeira sem precisar acordar e reservar seu lugar às 7h da manhã? Sua área privada de banho de sol e piscina / hidromassagem é acessível apenas para membros do Yacht Club. Sim, tudo isso é possível. A grande lógica de qualquer área VIP é a exclusividade. E áreas exclusivas para os hóspedes dessa categoria premium não faltam. A mais simbólica delas seja a piscina, que, no caso do MSC Preziosa, fica no deck 18, o mais alto, na parte da frente do navio. Ela não é grande, mas nunca estará cheia como as das demais áreas do navio – a classe premium comporta até 159 pessoas, num universo de mais de quatro mil passageiros.
A experiência exclusiva começa até mesmo no momento de chegada ao porto onde há uma área restrita, com direito a bebidas como água, sucos e espumante. O check-in é feito por ali também, longe das longas filas comuns em terminais de navios turísticos. Já a entrada na embarcação é feita também por um local diferente. Enquanto a maioria dos passageiros entra pelo meio, diretamente no lobby do deck 5, os do Yacht Club acessam pela proa, acessam um elevador exclusivo até o deck 15, onde está a recepção da área VIP. No desembarque, o processo é similar, evitando as fatídicas filas dos navios normais. Neste momento também é explicado o sistema de prioridade dos elevadores, que não param em outros andares quando são acionados pelos hóspedes premium. Basta acionar um dispositivo com o cruise card, o cartão de identificação pessoal que serve para tudo a bordo, inclusive como chave do quarto.
O acesso às áreas exclusivas são via uso deste cartão. Não há pulseira identificando, para não causar qualquer ostentação ou desconforto a bordo. Quem não tem a chave não entra, mas se quiser conhecer, será gentilmente convidado para um pequeno tour. Os espaços do Yacht Club ficam na proa (frente) do navio e estão divididos em três deques: o Aurea Spa no 14°, o lounge vip e o concierge no 15°, mais cabines no 16° e a área das piscinas acima, em conjunto ao The One Bar. Todos eles interconectados por um elevador exclusivo, restrito à quem está hospedado.
Ao chegar a cabine, os hóspedes são recebidos com uma garrafa de prosecco gelado e diversos informativos sobre os benefícios disponíveis, incluindo a cortesia de todos os itens do frigobar e o menu de alimentos e bebidas disponíveis sob solicitação. Amenidades como o menu exclusivo de travesseiros, lençóis de algodão egípcio, roupões, chinelos e uma linha especial dos produtos de banheiro MSC Med completam a lista de mimos nas 71 cabines premium a bordo do Prezioza. Hóspedes do MSC Yacht Club contam com o serviço de mordomo 24h responsáveis desde carregar a bagagem de mão e arrumar as roupas nos armários (e depois, de volta na mala) a até guiar o hóspede pelos corredores do navio. Ele também é o responsável pelo serviço de quarto, por entregar jornais diariamente, levar roupas para lavar ou passar e preparar o quarto para uma boa noite de sono. Os hóspedes também podem pedir ajuda aos mordomos para marcar alguma terapia no spa, agendar excursões nas paradas ou reservar uma mesa num dos restaurantes especiais do navio.
A piscina, e as duas hidromassagens, ficam na área do solarium, um espaço ao ar livre, mas protegido por uma espécie de para-brisa gigante. Ou seja, dá para sentar ali e relaxar, aproveitando a vista privilegiada, mas protegido da ventania do alto-mar. Outra área exclusiva é o Top Sail Lounge, o ponto de encontro da elite hospedada ali. Mais um janelão com vista para a proa do navio, sofás e poltronas confortáveis e uma eventual música ambiente fazem desse salão um lugar difícil de se abandonar.
O MSC Preziosa tem cinco restaurantes gerais ao público porém vale menção ao La Palmeraie, exclusivo aos hóspedes do Yacht Club. O cardápio é uma fusão das cozinhas mediterrânea, italiana e francesa e a carta de vinho é repleta de rótulos italianos. Ali os hóspedes da classe premium podem fazer todas as refeições, sem se prenderem aos turnos pré-determinados, como os demais passageiros na hora do jantar. Outro destaque é o Butcher´s Cut, especializado em cortes de carnes nobres. Cansado das atividades diurnas? Use e abuse do room-service premium que também está incluído no pacote.
Para os amantes dos etílicos, o Yacht Club oferece uma seleção de bebidas inclusas da melhor qualidade em suas áreas exclusivas. Champagne francês e uma seleção de bebidas topo de linha são servidas livremente. Decidiu frequentar o resto do navio e deseja tomar um drink? Não se preocupe, também está incluso na tarifa o pacote de bebidas premium em todos os bares.
Outra vantagem da classe premium são as excursões personalizadas em terra. Através dos concierges, os passageiros podem agendar passeios individuais, em casal ou pequenos grupos nos portos de parada do navio, com guias especiais, fora do catálogo de opções oferecido aos demais hóspedes. Em suma, o Yacht Club é perfeito para quem preza pela qualidade no atendimento e sobretudo a exclusividade. Frequentar a piscina exclusiva, tomar sol em uma das espreguiçadeiras de vime do espaço, jantar no restaurante gourmet são experiências tão diferenciadas que o hóspede prefere ficar por ali. Ele tem tudo na área do Yacht Club, principalmente sossego e serviço.