No século 19, três pessoas inventaram a noção moderna de Natal. Entre eles, a rainha Vitória, o príncipe Albert e Charles Dickens transformaram a família no foco das celebrações, depois acrescentaram perfume de pinho e presentes.
A rainha Elizabeth II, bisneta de Victoria, abre alguns de seus palácios em dezembro em uma oportunidade única, visto que geralmente as propriedades reais são fechadas ao público nesta época do ano. Os felizardos que desembolsarem £85 pelo convite, poderão participar de um tour privado no palácio, nos dias 20 e 23 de Dezembro, incluindo ainda uma taça de champanhe.
Muitas das tradições que os britânicos – e o resto do mundo – agora usam para marcar o Natal – vieram do marido de Victoria, o príncipe Albert. Originalmente da Alemanha, ele introduziu a noção de árvores de Natal, bem como canções e histórias.
Em 1848, o Illustrated London News mostrou um desenho da família real em torno de uma árvore de Natal decorada. Dentro de alguns anos, todas as famílias mais ricas estavam seguindo o exemplo; decorando-os como o príncipe Albert fizera, com velas, doces, decorações e pequenos presentes.
Este ano, para marcar o 200º aniversário dos nascimentos da rainha Vitória e seu marido, o príncipe Albert, o Castelo de Windsor exibirá os presentes que o casal real deu um ao outro em sucessivos natais; frequentemente arte, mas também jóias que eles projetaram um para o outro. Antes de Victoria subir ao trono, era mais comum dar presentes no Ano Novo do que em 25 de dezembro.
A sala de jantar do castelo terá em exposição o serviço real dourado de George IV; ainda hoje usado pela rainha para jantares estaduais. Também haverá, em consonância com a inovação original do príncipe Albert, uma árvore Nordmann Fir de 6 metros, cortada do Windsor Great Park, aumentada com centenas de decorações.
Uma série de eventos especiais aproximará ainda mais o espetáculo do ideal do século XIX. Na quinta-feira, 5 de dezembro, há uma palestra à noite na capela de São Jorge sobre a história da canção natalina vitoriana. Alguns dos coros da Capela de São Jorge os apresentarão, incluindo um escrito pelo príncipe Albert.
No sábado, 7 de dezembro, no evento Victorian Yuletide, haverá uma demonstração de culinária da historiadora gastronômica Annie Gray, além de canções, decorações e oficinas de fabricação de velas. Enquanto isso, na casa da rainha em Edimburgo, o Palácio de Holyroodhouse, a Grande Galeria terá uma árvore, além de decorações sazonais, enquanto a Sala de Jantar Real será montada com um serviço de jantar de prata apresentado a George V e Queen Mary em 1935. palácio abre de 6 de dezembro a 6 de janeiro.
Em uma escala mais modesta, o Museu Charles Dickens, na Doughty Street, termina o Natal vitoriano de Londres. Este edifício, que já foi a casa de Dickens, será decorado em estilo vitoriano clássico e os atores farão apresentações das mais famosas histórias festivas do escritor, incluindo A Christmas Carol.