Lançado na França em 2009 sob a plataforma PF2 (desenvolvida para veículos compactos), o Peugeot 3008 causou certa confusão no seu ano de lançamento. Derivado do Peugeot 5008 (à época uma espécie de minivan) de 7 lugares, o meio automotivo não entendia como categorizar o 3008… Seria uma minivan, seria um crossover?
Apesar dessa leve (e breve) confusão, quem testou o 3008 elogiou bastante o modelo, tanto que no ano seguinte ao seu lançamento (2010) o 3008 foi agraciado pela imprensa europeia com alguns prêmios de “carro do ano”. Aqui no Brasil, o 3008 apareceu pela primeira vez em 2010 no Salão de São Paulo. O carro chamou a atenção por aqui graças ao seu estilo diferenciado e aos pacotes de itens de série e opcionais disponíveis. Quem acompanha o setor automotivo sabe que a Peugeot sempre arrasa nesses quesitos.
Design
Lançado na Europa há quase um ano, o novo Peugeot 3008 chegou ao Brasil em maio de 2021. A reestilização de meia vida do SUV chegou em duas versões: Griffe e GT Pack, oferecidas respectivamente a R$ 244.990 e R$ 269.990. Basta uma rápida olhada para o carro para perceber que a Peugeot conseguiu melhorar o design do modelo, que já era bastante atraente. Na nova frente, destaca-se a bela grade dianteira (sem bordas), os belos faróis em Full LED, além dos DRL (day road light) em forma de presas (dentes) de leão. Ao acionar a seta (que é do tipo “scrolling”), a presa pisca em amarelo para sinalizar a intenção de convergência.
Na traseira, o carro conta com lanternas em LED em formato de garra, tornando a assinatura luminosa na retaguarda muito mais incisiva e esportiva. Há ainda um acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, contribuindo para aumentar visualmente a largura da traseira. A tampa do porta-malas pode ser aberta com um toque do pé no parachoque traseiro. Finalizando a análise externa do SUV, destacam-se também as belas rodas aro 19 com pneus 235/50, bem como o teto escurecido com área panorâmica, que pode ser aberto até a metade (tipo um teto solar convencional).
Tecnologia
Recheado de tecnologias de ponta, destacam-se no 3008 os dispositivos de ajuda à condução de última geração: Piloto automático adaptativo com função stop&go – trata-se de piloto automático adaptativo capaz de manter a distância do 3008 em relação ao carro da frente, freando e acelerando de acordo com a necessidade. Se a parada for total, o carro acelera novamente sozinho caso a parada não seja superior a 3 segundos. Alerta de permanência em faixa, sendo o sistema capaz de corrigir a trajetória do veículo de modo a mantê-lo na faixa.
Frenagem automática de emergência, capaz de frear o carro sozinho para minimizar ou evitar impactos caso sejam detectados pedestres ou veículos na trajetória do 3008 em situações que o sistema entenda que o condutor não será capaz de reagir a tempo de evitar um possível acidente.
Leitor de placas, capaz de reconhecer não só as placas de velocidade, mas também placas com sinal de “PARE”, “Contramão”, “Ultrapassagem Proibida”. O sistema funcionou bem durante o teste, aumentando a sensação de segurança durante a condução do 3008. A Peugeot chama esse conjunto de recursos de auxílio à condução de “Peugeot Driver Assist Plus.
Além disso, o 3008 ainda oferece uma gama completa de equipamentos de ajuda à condução e conforto, a saber: Visiopark 1 e 2, que possibilitam visão da traseira em 180º e visão da dianteira e traseira em 360º, respectivamente. Peugeot Park Assist (assistência de estacionamento em vagas paralelas e transversais); Comutação automática entre farol alto e baixo, de acordo com a situação da via. Em relação ao sistema de iluminação do carro, destaco que os faróis, em full led, iluminam muito bem, contando inclusive com iluminação exclusiva no sentido da curva, que otimiza a visibilidade nas convergências.
Bancos massageadores multi pontos para motorista e passageiro (sim, no 3008 quem vai ao lado do motorista no banco da frente também tem direito a massageador). Outro ponto do carro que merece destaque é o i-Cockpit 2.0, composto por: um painel de instrumentos com visualização de alta qualidade. Os instrumentos são apresentados em um cluster digital com 12,3 polegadas de tela, configurável e personalizável. Uma tela de multimídia de 10 polegadas sensível ao toque, acompanhada por sete elegantes teclas “toggle switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo e aplicativos móveis. Infelizmente o sistema não permite conexão a Android Auto e Apple CarPlay em modo “sem fio”. O volante pequeno, em um formato achatado que facilita bastante a visualização do painel de instrumentos, além de tornar a direção do carro mais sensível em função do seu tamanho diminuto. Vale lembrar que, ao sentar no 3008, o condutor deve colocar o volante em um posição que seja possível visualizar o painel por completo por cima do aro do volante.
Performance
O Peugeot 3008 vem equipado com o sofisticado e premiado motor 1.6 THP de 165cv e 24,5kgfm de torque a apenas 1.400RPM. Como é importado da França, funciona apenas com gasolina. Pesando 1375kg, esse propulsor consegue fazer o 3008 acelerar de 0-100km/h em respeitáveis 8.9 segundos. Durante o teste, o carro se mostrou bastante ágil no trânsito e rápido em ultrapassagens, transmitindo segurança nas manobras. Velocidade pode se traduzir em segurança, quando utilizada no momento certo. Enfim, sempre que o condutor quiser imprimir um ritmo mais rápido e divertido à condução do 3008, o motor THP estará pronto para entregar o desempenho desejado, principalmente se o modo de condução “esportivo” estiver selecionado (além do esportivo, há os modos “eco” e “normal”, acionados através de um botão ao lado do belo “joystick” do câmbio).
Aliado ao bom motor THP, há uma caixa automática de seis velocidades, fabricada pela japonesa AISIN (empresa de câmbios automáticos do Grupo Toyota). Com escalonamento preciso e trocas bem programadas, a caixa cumpre o seu papel de modo eficiente, permitindo trocas de marcha com rapidez, mas também fluidez. Há aletas atrás do volante que permitem a troca manual das marchas. A suspensão do 3008 foi calibrada para a esportividade: apresenta ótimo comportamento em curvas. No asfalto brasileiro, é possível sentir algumas irregularidades do solo, mas não chega a ser desconfortável.
Ficha técnica
Motor: 1.6, quatro cilindros, turbo, gasolina
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.400 rpm
Transmissão: Automático, 6 marchas, tração dianteira
Suspensão:Independente (dianteira) e eixo de torção na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 235/50 R19
Dimensões: 4,44 m (comprimento) / 1,91 m (largura) / 1,63 m (altura), 2,68 m (entre-eixos)
Tanque : 53 litros
Porta-malas: 520 litros
Consumo: 9,4 km/l (cidade) /9,6 km/l (estrada) com gasolina
0 a 100 km/h: 8,9 segundos
Vel. Max: 206 km/h