A caminhada na Lua acabou de se tornar muito mais elegante. A Axiom Space está se unindo à Prada para projetar trajes espaciais para a missão Artemis III, anunciaram as duas empresas na quarta-feira. Planejada para 2025, o primeiro pouso tripulado na Lua desde a Apollo 17 também marcará a primeira parceria entre uma casa de luxo italiana e uma empresa espacial comercial.
“O ethos constantemente voltado para o futuro da Prada para a humanidade se ampliou para seu desejo de aventura e de explorar novos horizontes: o espaço”, disse Lorenzo Bertelli, diretor de marketing do Grupo Prada, em um comunicado. “Estamos honrados em fazer parte desta missão histórica com a Axiom Space.”
Ao longo do processo de design, os engenheiros da Prada trabalharão com a equipe de sistemas da Axiom Space para aperfeiçoar materiais e características adequadas para a exploração espacial. O traje espacial Axiom Extravehicular Mobility Unit (AxEMU) incluirá capacidades avançadas que permitirão aos astronautas viver e trabalhar na Lua e em seu entorno: Isso significa maior flexibilidade, uma melhor proteção contra o ambiente e ferramentas especializadas para realizar pesquisas.
No que diz respeito à Prada – que muitos podem não associar ao espaço -, sente-se à altura do desafio. E, na verdade, seu envolvimento no mundo das roupas tecnologicamente avançadas remonta a vários anos.
“Nossas décadas de experimentação, tecnologia de ponta e conhecimento em design – que começaram nos anos 90 com a Luna Rossa desafiando para a America’s Cup – agora serão aplicadas ao design de um traje espacial para a era Artemis”, disse Bertelli. “É uma verdadeira celebração do poder da criatividade humana e da inovação para avançar a civilização.”
Por sua vez, a Axiom Space possui anos de experiência no campo. Realiza missões para a Estação Espacial Internacional e também opera a primeira estação espacial comercial do mundo em órbita terrestre baixa. Embora o design final dos novos trajes espaciais ainda não seja conhecido, é possível que a colaboração com a Prada leve a empresa também ao mundo da moda.
“A experiência técnica da Prada com matérias-primas, técnicas de fabricação e conceitos de design inovadores trará tecnologias avançadas essenciais para garantir não apenas o conforto dos astronautas na superfície lunar, mas também as considerações de fatores humanos muito necessárias ausentes nos trajes espaciais tradicionais”, afirmou o CEO da Axiom Space, Michael Suffredini, em um comunicado.
Se um dia conseguirmos sustentar a vida no grande além, talvez uma loja da Prada no espaço não esteja muito distante.