A Volvo foi uma das pioneiras entre as grandes montadoras a abraçar de vez o compromisso com a eletrificação de sua linha de automóveis. De acordo com João Oliveira, diretor de operações Volvo Brasil, todos os próximos lançamentos da marca em nosso mercado serão eletrificados, até chegar a 100% da gama com motorização híbrida ou elétrica no país em 2021. Porém quem pensou que este movimento alteraria o lendário DNA sueco da marca, voltado a performance, design e segurança está equivocado. Os novos lançamentos da montadora são alternativas interessantes para quem deseja um modelo que emita um menor número de poluente, sem abrir mão do desempenho e prazer de dirigir de um carro premium.
Lançado no Brasil em abril de 2018 e com mais de 5 mil unidades emplacadas desde então, o Volvo XC40 ganhou em 2020 sua variante híbrida. O XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid chega em boa hora, pois, segundo o fabricante, a previsão para este ano é de que 43% dos Volvos vendidos no Brasil sejam híbridos. Posicionada como o catálogo topo de linha do SUV, em contrapartida ela torna-se a opção mais acessível dentro da linha Volvo para quem deseja um modelo com este tipo de propulsão.
Design
Com suas formas originais, o XC40 entra para a galeria dos modelos em que o estilo se destaca antes do que qualquer outra qualidade. Seu design ousa na grade frontal vertical, na coluna traseira triangular e nas caixas de rodas salientes. Os faróis “martelo de Thor” tem um desenho um pouco diferente, lembrando uma flecha.
Se a “paixão” por um carro nasce pelo seu exterior, o “amor incondicional” está em seu interior. Nesse sentido, o XC40 conquista rapidamente. A Volvo se preocupou em criar um carro envolvente mas também moderno com uso de materiais nobres e acabamento primoroso.
Performance
Como SUV que se preze, a pegada do XC40 é conforto. Mas, para a sorte do motorista, a direção não é boba, a suspensão controla a rolagem da carroceria nas curvas e ainda absorve imperfeições do piso com maestria pouco comum aos importados. Só faltam as borboletas atrás do volante para trocas de marchas manuais, feitas pela alavanca.
O sistema T5 Twin Engine integra uma bateria de 10,7 kWh ao motor 1.5 turbo a gasolina. Na prática ele consegue percorrer cerca de 40 km em uso urbano, utilizando apenas eletricidade, fazendo com que o motor a combustão sequer seja acionado. Os dois motores quando em conjunto resultam em uma potência combinada de 265 cv e 43,3 kgfm de torque máximo, que junto a caixa de câmbio de dupla embreagem com 7 marchas, conferem um desempenho excelente ao SUV, com um 0 a 100 km/h em rápidos 7,3 segundos. Talvez o único atributo que seria desejável no XC40 eletrificado e não está presente no modelo é a tração integral. Apenas as rodas dianteiras movimentam o veículo.
Na prática, XC40 Hybrid proporciona uma performance acima da média e com números de eficiência extremamente convidativos. Segundo a autonomia do modelo pode alcançar cerca de 800 km, valor que equipara-se ao de muitos veículos com propulsão a diesel. Igual aos outros híbridos da linha, o XC40 ainda conta com 5 modos de condução: Hybrid (combinando os dois motores para o melhor resultado); Individual (Preferência pessoal do motorista, possibilitando ajustar motor, câmbio, freios e direção); Power (Potencia máxima); Pure (100% elétrico) e Off Road (Sistema refina a melhor condição mecânica e eletrônica para vencer obstáculos do fora de estrada, conforme explicado acima entre as velocidades 20 a 40 km/h).
Conforto
Sendo a versão top de linha, o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design traz um recheado pacote de equipamentos, coerente com sua faixa de preço. Encontramos no SUV itens como o teto solar panorâmico, sistema de som especial assinado pela Harman Kardon, bancos dianteiros com regulagem elétrica, faróis full-LED, mecanismo de abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas, entre outros. Como não poderia faltar, os assistentes de condução também estão presentes e englobam o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos, aviso de saída involuntária da faixa de rodagem, entre outros.
As características presentes em toda alinha merecem a direção elétrica leve e precisa, conforto a bordo para todos os passageiros e um porta malas bem amplo de 432 litros com prateleira que permite várias configurações inclusive uma peça dobrável que separa o espaço em duas áreas diferentes. Destacamos a qualidade do acabamento do painel é ótima, com materiais emborrachados e até peças metálicas (como os inusitados controladores dos difusores de ar verticais), item cada vez mais raro mesmo em alguns modelos de luxo.
Tecnologia
Uma das marcas conhecidas da Volvo é a central multimídia Sensus Connect, com tela de nove polegadas e que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O Sensus integra também o Volvo On Call, serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24 horas, auxílio de emergência e localização do carro, em caso de roubo ou furto.
Em relação à segurança, o XC40 dispõe do City Safety, sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão contra outros veículos, pedestres e animais de grande porte. O modelo acrescenta ainda controle de cruzeiro adaptativo, no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância do carro da frente, e direção semiautônoma de até 130 km/h. A estrutura da carroceria foi desenvolvida para proteger ao máximo os passageiros de colisões e acidentes, incluindo batida lateral e capotamento, além de dissipar por completo a energia nas zonas de impacto dianteira e traseira.
Ficha Técnica – Volvo XC40 T5 Dual Engine
MOTOR | combustão: dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, 1.477 cm³, duplo comando de válvulas com variador na admissão e escape, injeção direta, turbo, gasolinaelétrico: dianteiro na transmissão |
POTÊNCIA/TORQUE | combustão: 180 cv a 5.800 rpm; 27 kgfm de 1.500 a 3.000 rpmelétrico: 82 cv (60 kW) e 16,3 kgfm combinados: 262 cv; 43,6 kgfm de torque |
TRANSMISSÃO | automatizado de dupla embreagem de 7 marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson dianteira e multibraços na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve aro 20″ com pneus 245/45 R20 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira |
PESO | 1.871 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.425 mm, largura 1.863 mm, altura 1.652 mm, entre-eixos 2.702 mm |
CAPACIDADES | porta-malas 460 litros, tanque 48 litros, bateria 10,7 kWh |
PREÇO | R$ 245.95 |