Poucos automóveis no mercado atualmente conseguem ocupar o posto de limousines, ou então os denominados, carros executivos. Estes modelos visam oferecer o máximo de conforto ao passageiro do banco de trás, visto que é guiado na maioria das vezes por motoristas especializados.
Recentemente tivemos a oportunidade de conferir o Volvo XC90 Excellence. Esta é a versão mais cara da linha dos SUV da marca e também dos sedans e wagons, mas o que torna tão exclusivo? Por que é tão “excelente”?
Desde a revitalização dos novos carros da marca e da chegada do XC40, a Volvo amplia sua fatia de mercado no Brasil de forma exponencial, assim estando em seu melhor momento desde o inícios de suas operações. Não há exatamente pessoas na fila para comprar um Volvo de 510 mil reais, porém certamente alguém irá querer o melhor carro da marca, e de fato, é o melhor carro da Volvo.
Em uma visão geral do que é o Excellence: o nível de acabamento é claramente superior a das demais versões. O Excellence além de trazer toda a sofisticação e tecnologia como o painel digital, sensores de colisão, câmera 360º e outros equipamentos, traz a segunda fileira com maior espaço para dois ocupantes e um conjunto híbrido (T8), que une o motor a combustão ao elétrico e gera 407 cavalos, quando combinados.
O XC90 traz claramente muitos recursos, equipamentos e toques agradáveis em todo o carro (como lindos acabamentos em madeira, detalhes em alumínio no exterior e um câmbio de cristal, e um sistema de som Bowers & Wilkins de 19 alto-falantes), mas é principalmente concentrado na segunda fileira, porque na Excellence, você deveria sentar atrás e seu motorista na frente.
A XC90 Excellence é voltada principalmente para o mercado onde as pessoas realmente são conduzidas, e assim os assentos traseiros são absolutamente luxuosos. Por exemplo, os assentos traseiros de ambos os lados são totalmente elétricos, como os da frente. Eles são aquecidos e resfriados, além de ter diferentes opções de massagens; isso tudo comandado por uma tela sensível ao toque entre os dois bancos. Há um porta-copos que pode ser aquecido ou resfriado no meio dos bancos traseiros, que muda de cor dependendo se você está aquecendo ou esfriando; e um compartimento para fixar taças. No console central da parte de trás, é possível guardar objetos e até carregar seu notebook em uma tomada convencional.
Depois de todo o luxo e tecnologia na parte traseira, há ainda a divisória que bloqueia o ruído proveniente da área de carga, para uma experiência ainda mais luxuosa e refinada. Há também as mesas de piquenique que se erguem do console central, para que você possa trabalhar (ou comer) enquanto dirige. Para acompanhar as taças de cristal suecas (A mesma empresa que faz a manopla de cristal do câmbio). E a geladeira, que é enorme, sendo capaz de armazenar até duas garrafas de champagne.
A experiência do passageiro é maravilhosa, e à medida em que você começa descobrir todas as funções e aproveita os toques e recursos de luxo, é impossível não constatar como o nome Excellence, realmente faz jus ao carro.
Entretando, caso sua preferência seja mesmo estar atrás do volante, no XC90 o motorista encontrará uma experiência infinitamente agradável. A qualidade de pilotagem do Excellence é absolutamente excelente, os assentos são extremamente confortáveis e macios, e não há praticamente nenhum esforço ao guiar o carro, graças à direção ultraleve.
Em um mundo onde todos os fabricantes de automóveis parecem estar competindo para capturar os compradores “esportivos”, a Volvo concentrou seus esforços na experiência do passageiro, além é claro, a do motorista. E o XC90 beneficia-se disso. Apesar de ter mais de 400 cavalos de potência, o SUV não é para o motorista de “alto desempenho” e sim para aquele que quer transportar sua família em pura serenidade.