Em outubro de 2020, o chef André Mifano se viu obrigado a fechar as portas de seu restaurante Lilu por conta da forte especulação imobiliária que chegou ao bairro de Pinheiros. Neste intervalo de um ano, o chef se dedicou a desenhar um novo projeto ao passo que seguiu como host do programa Parts Unknown, de Anthony Bourdain, no canal CNN. “Foi bom poder descansar um pouco para maturar a ideia da casa nova, mas já não aguentava mais ficar longe da cozinha”, resume o chef sobre o período.
Para a alegria de diversos comensais, com este novo projeto, batizado de Donna, André retoma a culinária italiana que fez sua fama na cidade de São Paulo, quando abriu o restaurante Vito e com o qual foi eleito chef revelação pelo prêmio Comer e Beber (2009) da revista Veja Sp. “Não é a mesma comida italiana que eu fazia no Vito, mas tenho um ou outro prato daquela época para que as pessoas possam matar a saudade”, confidencia Mifano. Dentre eles está a deliciosa barriga de porco, agora acompanhada por uma salada de melancia, rabanete, pepino e hortelã; os embutidos feitos na casa; o spaghetti carbonara e o fettuccine com ragu bolonhesa original, feito sem molho de tomate e até então inédito na cidade. Para fechar, o famoso bolo de abobrinha que agora vem acompanhado por um sorvete de queijo de cabra.
A cozinha do Donna, definida por ele como ítalo-paulistana, revisita alguns clássicos, mas dá um passo além. Ela traz toda a bagagem pessoal do chef, adquirida nestes 25 anos de profissão: “Aqui, eu revisito a cozinha clássica italiana aplicando processos, zelando pelos ingredientes e tratando-os com esmero”, resume Mifano. Para começar, a lula com tripa na chapa servida com cebola, tomate tostado, manjericão, pancetta e dedo de moça sobre uma fatia de pão chama a atenção; dentre os principais, o risoto de carne de joelho de porco braseado evoca os tempos do Vito, mas desta vez vem repaginado com mini milho tostado, cheiro verde, orégano fresco, molho glace, saba (redução de uva com trufa) e pururuca. Para finalizar, torta de chocolate meio amargo com geleia de framboesa da Chocolat du Jour.
Outra novidade é que pela primeira vez o chef deixa os arredores da Vila Madalena e Pinheiros para aterrizar nos Jardins. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Cláudia Abreu. “O ponto de partida do projeto arquitetônico é o mesmo da cozinha: revisitar a tradicionalidade da cozinha italiana em um novo espaço na atmosfera cosmopolita de São Paulo. Criar experiências em ambientes que se destacam entre si, desde a área externa, passando pelo salão principal e cozinhas. Cada área do projeto é uma nova ambientação com descobertas diferentes”, explica a arquiteta. O projeto, que tem capacidade para 22 pessoas, contará ainda com uma sala exclusiva para pequenos grupos de até dez pessoas e que possibilitará ao chef oferecer experiências como menus degustação, mas que ainda está em fase de finalização.
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1815. Jardins.
Telefone: (11) 97593- 9047
Instagram: https://www.instagram.com/restaurantedonna_/