Aparentemente, o melhor lugar para saborear vinho está nas colinas da América do Sul. As 50 Melhores Vinícolas do Mundo foram anunciadas em uma cerimônia em Rioja, Espanha, na noite de quarta-feira, e a Catena Zapata, da Argentina, foi coroada como número 1. A quinta edição desta lista anual foi mais uma vez compilada pela William Reed. (A mesma empresa britânica também publica as listas dos 50 Melhores Bares e Restaurantes.) Os jurados avaliaram a qualidade dos vinhos oferecidos em cada vinícola e a experiência geral para os visitantes.
A América do Sul dominou a lista deste ano, com seis vinícolas entre as dez melhores. O vencedor centenário ajudou a reinventar a Malbec e introduzi-la a um público global mais amplo. A Catena Zapata também é um paraíso para os amantes de vinho: você pode jantar no novo restaurante, fazer um tour pela deslumbrante vinha Adrianna nas colinas dos Andes, ou até mesmo se tornar um mestre na mistura de vinhos por um dia. As vinícolas argentinas Bodegas Salentein e El Enemigo Wines ficaram em nono e décimo lugares, respectivamente. As vinícolas chilenas VIK e Montes conquistaram o terceiro e o sétimo lugares, enquanto a Bodega Garzón, do Uruguai, ficou em sexto lugar.
A Europa também teve uma boa representação no top 10, com a Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal da Espanha em segundo lugar, o Château Smith Haut Lafitte da França em quinto lugar e a Domäne Schloss Johannisberg da Alemanha em oitavo lugar. Na verdade, houve 23 vinícolas europeias na lista deste ano. A França sozinha teve nove no top 50, incluindo as veneráveis casas de Champagne Ruinart, Bollinger, Billecart-Salmon e Veuve Clicquot.
Os Estados Unidos tiveram apenas duas vinícolas no top 50. A Jordan Winery de Sonoma conquistou a 20ª posição, enquanto a Brooks Wine de Oregon ficou logo atrás, em 28º lugar. Este último local é uma das várias novas adições na lista deste ano.
Quanto à forma como a lista foi elaborada, presidentes representando 22 regiões geográficas selecionaram cada um um painel de aproximadamente 36 especialistas em vinho e viagens não identificados. Mais de 500 jurados indicaram até sete vinícolas de destino que haviam visitado pessoalmente nos últimos dois anos. Os votos foram então contabilizados e reunidos para determinar um vencedor. Aparentemente, o painel tinha um gosto especial pelas uvas da América do Sul.
Quanto à forma como a lista foi elaborada, delegações representando 22 regiões geográficas selecionaram cada um um painel de aproximadamente 36 especialistas em vinho e viagens não identificados. Mais de 500 jurados indicaram até sete vinícolas de destino que haviam visitado pessoalmente nos últimos dois anos. Os votos foram então contabilizados e reunidos para determinar um vencedor. Aparentemente, o painel tinha um gosto especial pelas uvas da América do Sul.
Confira a lista abaixo:
- Catena Zapata, Argentina
- Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, Espanha
- Vik, Chile
- Creation Wines, África do Sul
- Château Smith Haut Lafitte, França
- Bodega Garzón, Uruguai
- Montes, Chile
- Domäne Schloss Johannisberg, Alemanha
- Bodegas Salentein, Argentina
- El Enemigo Wines, Argentina
- Rippon, Nova Zelândia; Australásia
- Weingut Dr. Loosen, Alemanha
- Finca Victoria – Durigutti Family Winemakers, Argentina A maior nova entrada
- Domäne Wachau, Áustria
- Quinta do Crasto, Portugal
- Quinta do Noval, Portugal
- d’Arenberg, Austrália
- Château d’Yquem, França
- Château Pape Clément, França
- Jordan Vineyard & Winery, Estados Unidos
- González Byass – Bodegas Tio Pepe, Espanha
- Maison Ruinart, França
- Champagne Bollinger, França Nova entrada
- Bodega Colomé, Argentina
- Viñedos de Alcohuaz, Chile Nova entrada
- Henschke, Austrália
- Abadía Retuerta, Espanha
- Brooks Wine, Estados Unidos Nova entrada
- Ceretto, Itália
- Bodega Bouza, Uruguai Nova entrada
- Champagne Billecart-Salmon, França
- Klein Constantia Winery, África do Sul
- Château Pichon Baron, França
- Château de Beaucastel, França Nova entrada
- Szepsy Winery, Hungria Nova entrada
- Delaire Graff Estate, África do Sul
- Viña Casas del Bosque, Chile
- Château Mercian Mariko Winery, Japão
- Clos Apalta, Chile
- Graham’s Port Lodge, Portugal
- Château Kefraya, Líbano Nova entrada
- Quinta do Seixo (Sandeman), Portugal
- Viu Manent, Chile
- Penfolds Magill Estate, Austrália
- Disznókő, Hungria Nova entrada
- Veuve Clicquot, França Nova entrada
- Château Mukhrani, Geórgia Nova entrada
- Bodega Diamandes, Argentina Nova entrada
- Bodegas Muga, Espanha Nova entrada
- Viña Errázuriz, Chile Nova entrada