Em 2021, após 13 anos na Veuve Clicquot, o aclamado mestre de adega Dominique Demarville chocou o mundo do vinho ao anunciar que estava deixando seu prestigioso cargo e sua grande equipe de enólogos na pouco conhecida vinícola Champagne Lallier, em Aÿ, França. Demarville, celebrado por seu estilo meticuloso de blending, queria voltar à produção de vinho de forma mais prática. Agora, a Lallier está lançando a primeira cuvée feita completamente sob sua direção: Réflexion R.020, um champanhe multi-safras baseado na excelente safra de 2020.
O champanhe multi-safras se distingue dos champanhes não-safras pelo fato de ser principalmente baseado em uma única colheita, um estilo que a Champagne Lallier tem produzido há vários anos e que Demarville diz ser “diferente da maioria das abordagens na região”. Quanto ao nome do vinho, ele explica que o número na garrafa denota a safra base que domina a mistura. Por exemplo, o Réflexion R.020 é feito com 81 por cento de uvas de 2020, oferecendo aromas e sabores frutados e florais, com um toque de salinidade, enquanto os restantes 19 por cento vêm de 2018 e 2019, para maior intensidade e profundidade.
Demarville diz que a Lallier não incorpora uma alta porcentagem de vinhos de reserva, normalmente usados para criar continuidade de ano para ano nos champanhes não-safras. “Na Lallier, não estamos buscando consistência, o que significa que de um Réflexion para outro, temos pequenas diferenças”, diz ele.
O R.020 é a décima edição do Réflexion e a primeira a incluir uma maioria de Chardonnay, com 51 por cento da mistura. A safra seca e ensolarada de 2020 produziu uvas maduras que foram colhidas relativamente cedo, para manter a frescura e a acidez; de acordo com Demarville, “esse nível de Chardonnay traz uma finesse e pureza ao estilo da Lallier.” Graças à safra encorpada, ele acrescenta: “também possui um final longo com uma textura muito sedosa e delicada no meio do paladar.”
De acordo com Demarville, a profundidade da safra de 2020 significa que o R.020 envelhecerá lentamente, como um fino champanhe vintage. Embora esteja perfeito para consumo no momento, ele acredita que permanecerá fantástico por mais 10 a 12 anos – tempo suficiente, talvez, para tornar a Lallier um nome conhecido entre os conhecedores de vinho.