Sentado no sofá de uma sala elegante com vista para as colinas nevadas além do atelier da Audemars Piguet em Le Brassus, Suíça, o CEO François-Henry Bennahmias passou duas horas apresentando a nova linha de relógios para 2021 (com mais para vir no outono). Eles tinham muitas maravilhas mecânicas para revelar, mas também enfatizaram a grande nova parceria da empresa com a Marvel Comics. Embora não haja nenhuma palavra sobre o que a nova joint venture trará, dizem que foi inspirada na amizade de 11 anos de Bennahmias com o ator Don Cheadle, que interpreta War Machine na franquia de filmes Vingadores. Mas quando perguntaram a Bennahmias quem era seu personagem favorito do império dos quadrinhos, ele disse aos jornalistas presentes na apresentação virtual que achava que sua personalidade estava mais de acordo com o Hulk.
A julgar pelas novas coleções, ele estava mantendo a palidez e a bravata do super-herói em mente quando se tratava de design. A grande notícia foi a introdução de um Royal Oak “Jumbo” Extra-fino com data e hora apenas com mostrador verde sunburst em platina no lugar do mostrador de tapisserie com padrão de waffle típico da marca. Quatro outros Royal Oaks verdes com mostradores de tapisserie também foram introduzidos em modelos de turbilhão e cronógrafo. O mergulhador robusto Royal Oaks e um Royal Oak Offshore Selfwinding Tourbillon mais volumoso com um cronógrafo flyback também estarão disponíveis, bem como versões de diamante e ouro maciço do Royal Oak.
Mas enquanto o Royal Oak continua a ser a estrela de Audemars Piguet, a empresa permaneceu otimista com a coleção Code 11.59, apresentando dois novos modelos de cronógrafo com cerâmica na caixa do meio. Embora tenham se passado apenas dois anos desde o lançamento da coleção, Bennahmias fez questão de apontar uma tela que mostrava cerca de 30 variações em produção. Até agora, o Código 11.59 continua sendo o alter ego da marca, mais alinhado com Bruce Banner do que com o Hulk, mas os super-heróis da vida real não são feitos da noite para o dia.
Será que os fãs obstinados do Royal Oak vão abraçar o novo mostrador Jumbo sans tapisserie? É uma abordagem decididamente menos esportiva do ethos RO com um design sunburst plano e o ref. O modelo 15202 também vem na liga de elite da relojoaria, platina. Equipado com o calibre 2121, possui um rotor de enrolamento em ouro maciço visível através do fundo da caixa. Platina é, sem dúvida, uma proposta de peso, mas o perfil fino do Jumbo de 39 mm por 8,1 mm contrabalança o peso. Liso, elegante e simples, com um marcante mostrador verde, esta será a peça de destaque que todos vão querer, especialmente aqueles que não conseguiram pegar o anterior mostrador de salmão Jumbo. Embora ainda não haja informações sobre o preço, ele será limitado a 100 peças e estará disponível exclusivamente através da AP House, os locais de colecionadores estilo lounge VIP da marca, em Londres, Milão, Hong Kong, Barcelona, Munique e Bangkok.
Se bling é mais sua praia, a AP não poupou em diamantes. Três novos Jumbos com joias foram apresentados com dois em ouro branco de 18 quilates apresentando um mostrador azul bebê ou preto. Um modelo de ouro rosa de 18 quilates com mostrador azul bebê também está disponível. Ainda não há informações sobre a entrega ou o preço desses três, mas você pode esperar que bolsos fundos sejam necessários, considerando que cada um está vestido com 1.102 diamantes de corte brilhante com aproximadamente 7,09 quilates.
Aqui temos o primeiro grande redesenho da linha Royal Oak Offshore com uma nova coleção de relógios de mergulho. Eles apresentam o novo movimento calibre 4308 (incluindo um rotor de ouro rosa de 22 quilates visível através da caixa), baseado em um movimento de tempo semelhante que foi introduzido no Código 11.59, bem como um mostrador de tapeçaria inflado em cinza, azul marinho ou verde oliva. Por causa do alto impacto do dial, a empresa dispensou a assinatura longa de sua marca, mantendo apenas o logotipo da AP. Todos vêm em caixas de aço inoxidável e são adequados para mergulhos de até 300 metros (984 pés) e estão equipados com 60 horas de reserva de marcha.
A outra grande novidade é que os modelos agora vêm com pulseiras destacáveis, que Bennahmias diz que serão oferecidas em todos os novos modelos da Royal Oak Offshore daqui para frente. As tiras de borracha podem ser substituídas por versões de couro bege, marrom ou preto. O CEO da AP demonstrou sua facilidade de uso soltando-os com os olhos fechados.
O preço ainda está definido, mas a entrega está programada para maio.
Ouro, ouro, ouro e mais ouro … não chame de retorno (embora estejamos dizendo algo semelhante há algum tempo …). Cada versão do novo Cronógrafo Royal Oak Selfwinding foi produzida em caixas de ouro rosa de 18 quilates. Eles vêm com um mostrador em tapeçaria marrom chocolate ou azul marinho com contadores de cronógrafo em ouro rosa de 18 quilates e são oferecidos em uma pulseira ou bracelete de couro que combina com o tom do mostrador.
E pela primeira vez, o RO chrono contém o mais recente calibre 4401 de cronógrafo flyback integrado interno, que, em outra inovação, é visível através do fundo da caixa. O cristal de safira revela a roda da coluna, os martelos do cronógrafo e o acabamento manual.
Todos estão disponíveis a partir de maio.