Um broche da Van Cleef & Arpels, uma peça única, era dado como desaparecido desde 1960. A casa de leilões Phillips fez uma campanha global para encontrá-lo (arte da campanha nas fotos) e ele estava com um colecionador aqui no Brasil, no Rio de Janeiro. A peça de 1960 que tem o corpo envolto em arame acentuado por dois olhos esmeralda cabochon e um nariz de ônix de contas perfurado, montado em ouro amarelo. O broche raro foi arrematado por pouco mais de 78 mil dólares.
A Phillips se animou com o mercado brasileiro de colecionismo de joias e, por isso, dois especialistas vêm ao Brasil para captar peças de colecionadores daqui que possam ser leiloadas. Além de realizarem suas estimativas para a venda em leilão, os especialistas ainda aconselharão o local onde os interessados poderão obter melhor resultado entre as sedes da Phillips em Genebra, Nova York, Hong Kong e da Dedalo em São Paulo.
“O mercado internacional tem suas peculiaridades. Um item pouco valorizado no Brasil pode ter uma demanda considerável em Hong Kong por exemplo. O contrário também pode ocorrer. A ideia, além de avaliar, é aconselhar o colecionador quanto ao melhor local para vender os seus itens.”, explica Cândida Sodré, Diretora regional da Phillips para o Brasil.
Líder no mercado internacional de leilões de relógios, a Phillips detém o recorde do relógio de pulso com maior arrecadação do mundo, um Rolex Daytona que foi vendido em 2017 por 17,8 milhões dólares. Em 2022 a casa bateu pelo segundo ano consecutivo o seu próprio recorde, acumulando mais de 227 milhões de dólares apenas nos pregões do departamento de relógios, e alcançou, nos últimos dois anos, um índice de venda de 100% das peças oferecidas.
“Com leilões periódicos em Nova York e Hong Kong, nosso setor de joias também está em franca ascensão. Ano passado foi o nosso melhor desde o início. No último leilão do ano, em Nova York, um dos destaques era justamente um broche da Van Cleef & Arpels que era dado com desaparecido desde a década de 60 e foi motivo de uma campanha global da marca para localizá-lo….nós o encontramos, com um colecionador aqui no Rio de Janeiro. Ele foi arrematado por pouco mais de 78 mil dólares”, acrescenta Cândida Sodré.