Comemorar o ano novo na Europa é bem diferente de como é celebrada a tradicional data pelo Brasil. Na França, por exemplo, se você está celebrando como um turista, você vai andar por Paris a noite toda, após um jantar requintado de réveillon, com uma garrafa de champanhe na mão, contando os segundos para os fogos de artifício entre milhares de estrangeiros nos Champs Elysées…
Se você está agindo como um local, é mais provável que esteja abrindo ostras, se deliciando com foie gras e cortando Bolo Rei com algumas dezenas de amigos ou conhecidos em uma festa em casa, dançando a noite toda vestido com elegância (ou possivelmente a caráter) e, francamente, esquecendo de assistir à meia-noite, já que os franceses normalmente não fazem contagem regressiva…
Na França, a maioria das tradições é muito parecida com as de casa nesse aspecto… amigos, festas e fogos de artifício. O jantar com ostras cruas e fígado é o único toque francês a se falar.
Ah, e os beijos. Você pode optar por um beijo romântico, que acontece mais no Ano Novo do que no Natal aqui, mas, se não, com certeza será beijado algumas dezenas de vezes de qualquer forma, já que os franceses adoram compartilhar les bises, beijos nas bochechas, com quase todos que encontram após a meia-noite.
Como mais você deve celebrar o Ano Novo na Europa para se encaixar?
Espanha
Se você estiver celebrando o Ano Novo na Espanha, certifique-se de usar uma nova peça de roupa íntima, vermelha para o romance ou amarela para o dinheiro… escolha com sabedoria. Em Barcelona, complemente sua nova roupa íntima com uma fantasia divertida; em qualquer outro lugar, tenha uma máscara, chapéu de festa e um chocalho. Escreva seus desejos ardentes em um pedaço de papel e depois acenda-o para garantir que se tornem realidade.
E quando o relógio bater meia-noite, coma uma uva para cada badalada do sino – incluindo pele e sementes. Se você não conseguir terminar antes que as badaladas terminem, má sorte assombrará seu ano, então coma rápido. Enquanto todos no país lutam para engolir sua boca cheia de uvas à meia-noite, o beijo fica em segundo plano.
Como se isso não fosse suficiente para engasgar, as uvas são seguidas por um copo de vinho espumante no qual você deve ter deixado cair um pedaço de ouro, um anel, uma moeda ou o que tiver à mão.
Comece o novo ano com o pé direito (literalmente) dando seu primeiro passo do dia 1º com o pé direito, e cure sua ressaca com uma sopa de lentilha, cada grão representando uma moeda, trazendo-lhe riqueza para o novo ano.
Portugal
As tradições de Portugal são semelhantes às da Espanha… aqui, você também usará uma nova peça de roupa íntima que corresponda à cor das suas aspirações para o ano que vem. Você tem mais opções aqui do que na Espanha: azul para sorte, vermelho para romance, marrom para carreira, amarelo para dinheiro, verde para saúde ou branco para paz.
Melhor ter um traje novo também, mas nada muito apertado e nada com buracos ou rasgos. Certifique-se de que sua última refeição do ano não seja frango, o que significa felicidade voando para longe. Mas vá de sobremesa de chocolate, que promete riquezas por vir.
Assim como na Espanha, uvas são comidas à meia-noite, mas, aqui, as uvas são secas. Quando você comprar suas passas, comece a pensar à frente, pois você precisará fazer um desejo enquanto come uma para cada badalada do relógio.
Se você está realmente esperando por prosperidade, mantenha algum dinheiro na mão à meia-noite. Para reforçar a superstição financeira, pule em uma cadeira e pule com o pé direito enquanto segura seu dinheiro, ou coloque-o no seu sapato direito e depois use-o para sua primeira compra do novo ano… ou talvez jogue-o em direção ao centro da sua casa após a meia-noite.
Em seguida, bata alguns utensílios de cozinha de metal juntos e faça o maior barulho possível, afastando o mal para o ano que vem. Finalmente, acenda todas as suas luzes, abra todas as suas portas, saia e entre com o pé direito. No dia 1º, dê um mergulho no oceano.
Grécia
Na preparação para o Ano Novo na Grécia, decore a casa com folhas de louro e romãs, prestando atenção especial às portas. Quando você voltar da missa no dia 1º, acompanhe-as com cebolas.
Borrife e seja borrifado com água benta na véspera de Ano Novo para repelir o mal pelo ano que vem. Tente rolar um pão pelo seu corredor, se ele cair com a face para cima, boa sorte está reservada.
À medida que a meia-noite se aproxima, todos geralmente cantam um carol especial. Você pode ouvir crianças cantando acompanhadas por música de triângulo. Se fizer isso, dê-lhes algum dinheiro.
Após a meia-noite, apague as luzes e saia para dar o kalo podariko, o primeiro passo do novo ano. Um membro da casa é enviado com o pé direito, e a romã na porta da frente é esmagada – quanto mais sementes se espalharem, melhor.
Nas primeiras horas do dia 1º, compartilhe um pouco de bolo vasilopita e espero cortar a fatia do prêmio, contendo uma moeda ou amuleto, garantindo-lhe sorte pelo resto do ano. O nome significa “Pão do Basílio”, após São Basílio, um santo grego amado cujo povo foi taxado pelo imperador da época. Sem dinheiro, eles entregaram suas joias como pagamento, mas o imposto foi posteriormente denunciado e a riqueza devolvida. Incapaz de dizer de quem era o quê, Basílio famosamente assou tudo em um pão e cortou um pedaço para cada pessoa. E veja só, cada pessoa recebeu uma fatia contendo sua propriedade.
Itália
Passando o dia 31 na Itália? Faça uma última fogueira para se despedir do ano passado e use as cinzas como um talismã contra o mal ou danos na casa.
O jantar da véspera deve ser sempre cotechino e lenticchie, linguiça de porco e lentilhas, que representam sorte e prosperidade para o ano que vem. Certifique-se de ter algumas uvas para a sobremesa – se você foi disciplinado o suficiente para salvar algumas da colheita, você deve ser sábio, então você também será frugal com seu dinheiro. Novamente, as roupas íntimas são importantes, mas aqui elas devem ser vermelhas.
Cuidado com a cabeça enquanto passeia no dia 31, pois qualquer coisa velha pode ser jogada pela janela… a roupa íntima também será jogada fora depois de usada, mas geralmente apenas no lixo.