Em sua 12ª geração, o Corolla 2020 é um veículo completamente novo. Com design mais arrojado e esportivo, novos pacotes tecnológicos, novos motores e itens de segurança de última geração, não é nenhum exagero dizer que este produto, hoje, é o melhor já feito dentro da linha e certamente tem tudo para se manter na liderança de sua categoria com folga. Em um teste exclusivo, a LIFESTYLE conferiu todos os detalhes deste grande lançamento que você poderá conferir a seguir:
Design
O carro ficou mais baixo e um pouco maior do que seu antecessor, o que lhe deu um ar esportivo. As rodas também são completamente diferentes e seu raio de ataque lhe proporcionou um desempenho mais estável, mais no chão, conferindo esportividade também ao volante. A 12ª geração do Corolla é produzida na plataforma GA-C, baseada na TNGA. Segundo a fabricante, o novo sedã médio ganhou centro de gravidade 10 mm mais baixo e o chassi ficou 60% mais rígido.
Em dimensões ele tem altura de 1.455 mm (-20 mm), comprimento de 4.630 mm (+10 mm), 1.780 mm de largura (+5 mm), e a distância entre-eixos continua a mesma da geração anterior, 2.700 mm, assim como a capacidade do porta-malas de 470 litros.
No visual a Toyota ousou, deixou de lado as linhas clássicas. O capô tem vincos nas extremidades que formam um V. Os faróis em formato de L com luzes de rodagem diurna na parte inferior. A grade frontal foi substituída por filetes cromados e o símbolo da marca no centro.
Performance
O grande trufo do Corolla Hybrid é, claro, seu conjunto propulsor. São três motores: um 1.8 flex a combustão (que rende até 101 cv no etanol) e dois elétricos colocados juntos ao câmbio que entregam mais 72 cv. Somados, chegam a 123 cv. Como no Prius, você pode acompanhar pelo painel ou pela multimídia o fluxo de trabalho do sistema, que mostra se está em ação o motor a combustão, os elétricos ou a combinação de ambos. Um detalhe importante é que o Corolla Hybrid não precisa ser ligado a uma tomada para ser recarregado, pois possui freios regenerativos, que acumulam a energia cinética produzida durante as frenagens e a transforma em eletricidade para a bateria. O mesmo ocorre nas desacelerações: é só tirar o pé do acelerador ao se aproximar de um semáforo vermelho, por exemplo, para recarregar a bateria. Ou seja, o carro produz sua própria eletricidade.
O modelo ainda conta um novo câmbio CVT com primeira marcha mecânica. É eficiente, mas não simula marchas nem estimula a acelerar. Entretanto ao agregar o CVT á este novo conjunto híbrido fazendo com que a condução seja totalmente isenta de trancos. Some isso ao silêncio interno e temos o Corolla mais confortável de todos os tempos.
Evidente que, quando falamos de um carro híbrido, o desempenho acaba ficando em segundo plano, mas não podemos ignorar o fato de, mesmo sendo um carro mais comportado, o Corolla 2020 Hybrid não te deixa na mão em nenhum momento. São três modos de condução: Eco, que privilegia unicamente o consumo; Normal, que traz um comportamento equilibrado; e o Power, que deixa o carro muito mais “aceso” e divertido.
Tecnologia
Na versão Altis Hybrid, o veículo vem equipado com sete airbags, freios ABS com BAS e EBD, câmera de ré assistente de partida em rampa (HAC), controle de velocidade de cruzeiro, sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), além do exclusivo pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense, que inclui Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert – LDA), Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), Farol Alto Automático (Auto High Beam – AHB), e Assistente de Pré-Colisão (Pre-Crash System – PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática (comandos podem ser controlados também pelo volante).
No quesito de conectividade, em todas as suas versões, o Corolla ganhou a central multimídia Toyota Play de série. Ou seja, desde a versão GLi até à Altis, o automóvel ostenta uma tela capacitativa de 8 polegadas de ótima resolução com todas as features usuais e conexão total para smartphones e tablets através do Android Auto e Apple CarPlay, além de ser capaz de espelhar a tela do celular por meio do Mirror Link. Ainda na conectividade, a versão Altis Hybrid do Corolla 2020 é a única que vem com um painel de TFT de 7 polegadas. Nela, temos o velocímetro, totalmente digital, informações sobre consumo e desempenho em tempo real.
Conforto
A evolução na cabine é marcante no acabamento, ergonomia e na disponibilidade de porta-objetos. O conforto interior é notado de imediato. Os materiais de revestimentos utilizados são de excelente qualidade. O Corolla manteve o seu conforto interno, com muito espaço para o motorista e passageiros, inclusive os que vão atrás. A posição de dirigir também é perfeita, com ajustes elétricos para o motorista em até oito posições.
O teto solar elétrico com função antiesmagamento, cria a sensação de liberdade quando aberto e reforça o aspecto jovem e luxuoso do veículo. O porta-malas tem capacidade para 470 litros de capacidade, ideal para um modelo sedã médio. Ainda com relação ao painel, a peça bem limpa e com um desenho marcante foi posicionada mais embaixo. Isso acabou melhorando de forma significativa a dirigibilidade.
Comercialmente falando, o Corolla 2020 Hybrid está posicionado acima da versão topo de linha Altis. Muito embora a versão XEi seja considerada a mais popular do modelo há gerações, com a aproximação dos preços, o híbrido pode abocanhar uma boa fatia do mercado de seu irmão intermediário. Se o comprador levar em conta os gastos com combustível e benefícios legislativos como a isenção do rodízio, certamente o Hybrid será sua melhor escolha!
FICHA TÉCNICA
Motor: 4 cil. em linha, 1.8, 16V, 4 cilindros em linha, comando duplo, injeção eletrônica, flex + 2 motores elétricos (MG1/MG2)
Potência:101 cv a 5.200 rpm e 72 cv (elétrico)
Torque: 14,5 kgfm a 3.600 rpm e 16,6 kgfm (elétrico)
Câmbio: Automático CVT Hybrid Transaxle
Direção: Elétrica progressiva
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e braços duplos na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Rodas e Pneus: 225/45 R17
Comprimento: 4,63 metros
Largura: 1,78 metro
Altura: 1,45 metro
Entre-eixos: 2,70 metros
Tanque de combustível: 43 litros
Porta-malas: 470 litros
Peso: 1.440 kg
Garantia: 5 anos
Conjunto híbrido: 8 anos de garantia