Localização, localização, localização. Diz-se que o mantra foi cunhado por um magnata imobiliário britânico, mas é uma realidade para a Galleria Vik Milano como o único hotel no marco histórico Galleria Vittorio Emanuele II. A icônica galeria com cúpula de vidro, que conecta dois outros monumentos, o Duomo e o Teatro alla Scala, é chamada de “sala de estar de Milão” e é onde a Galleria Vik Milano passa a residir. Instalada numa arcada dupla de quatro andares, no centro da cidade, a galeria foi batizada em homenagem ao primeiro monarca do Reino da Itália, Victor Emmanuel II. É um dos mais importantes pontos comerciais e turísticos de Milão, a capital mundial da moda e do design. Para se ter uma ideia da relevância do local, basta dizer que pelos corredores e lojas da Galleria Vittorio passam cerca de 30 milhões de pessoas a cada ano.
O hotel, que se une ao Vik Retreats, grupo conhecido por suas localizações singulares na América do Sul, reabriu em 2019 após uma extensa reforma sob a direção de Alexander e Carrie Vik junto com o arquiteto Marcelo Daglio. Os Viks fizeram um nome para si mesmos com sua visão de hospitalidade, e o resultado com a Galleria Vik Milano é uma mistura de estilos díspares em arte e design. Com seu talento para o grandioso, o casal colocou um molde da escultura de bronze de Auguste Rodin O Pensador no saguão de entrada com afrescos do chão ao teto de Alex Folla de titãs musculosos e figuras mitológicas sustentando o mundo.
A arte e a decoração do hotel são um testemunho da herança milanesa e italiana Stucco Veneziano, técnica de design italiana utilizada para reproduzir o aspecto do mármore, adorna o hotel em vinte variações de cores para complementar a decoração. Murais pintados à mão e afrescos desenhados a partir de obras de arte italianas combinam com móveis contemporâneos, de meados do século, vintage e antigos, enquanto o hotel atrai os hóspedes para uma jornada cultural que justifica Milão como uma capital do design.
Percorrendo os andares superiores, instalações artísticas de artistas italianos, uruguaios e internacionais ocupam os 89 quartos e suítes com nomes de artistas. Cada espaço oferece uma experiência personalizada: a Suíte Presidencial Vik tem vista para a Galleria Vittorio Emanuele II e o Teatro alla Scala; tetos com pé direito duplo caracterizam as Salas do Palácio; e os quartos Grand Terrace apresentam um terraço privativo na cobertura, banhado pela luz do sol no verão.
Em termos de refeições, a Galleria Vik Milano prepara uma identidade culinária imperdível com as culinárias mediterrânea e sul-americana no Vik Pellico Otto. O restaurante tem mesas de mármore de cores distintas e funciona todos os dias para café da manhã, almoço, aperitivos e jantar, com direito a música e espaço para quem quiser dançar. Do cardápio da casa, boas pedidas são as tradicionais pizzas que saem do forno a lenha e os vinhos produzidos pela vinícola Vik, que os donos do hotel têm no Chile. Depois de curtir tudo isso, é só voltar para a sua suíte do Galleria Vik Milano.