O novo Jeep Compass 2022 traz visual atualizado, cabine reformulada e somente motores turbo. Lançada em 2016, esta segunda geração do Compass recebeu retoques de estilo externos, com novos para-choques dianteiros (distintos para as versões flex e diesel, com melhor ângulo de ataque), grade redesenhada, faróis mais afilados, lanternas em LED com novo layout interno e rodas de 17” a 19” com desenho inédito em todas as versões.
Maior destaque do modelo, o novo Compass 2022 troca a motorização diesel pela flex na versão de topo Série S. Na nova linha, o acabamento recebe pintura das molduras plásticas nas caixas de rodas, portas e base dos para-choques na mesma cor da carroceria. Também há emblemas, grade e rodas de 19” pintados na cor cinza.
Como na gama anterior, a Série S possui todos os itens disponíveis na gama de série, sem oferta de opcionais. A lista inclui alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de mudança involuntária de faixa com correção ativa do volante, detector de tráfego cruzado em ré, farol alto automático, alerta de fadiga do motorista e leitor de placas de sinalização, além de teto solar elétrico.
Do lado de dentro, o Compass 2022 adota painel completamente redesenhado, com destaque para novas centrais multimídia de estilo flutuante (com telas de 8,4” ou 10,1”), volante inédito, novo console central e quadro de instrumentos com opção de tela 100% digital de 10,2”. O modelo também adota, a partir da versão Longitude, sistema de conectividade Adventure Intelligence, que traz wi-fi a bordo e acesso a funções do veículo por meio de aplicativo para celular mediante pagamento de mensalidade.
Toda a linha Compass 2022 traz lista de equipamentos de série mais recheada. Desde a básica, Sport, há de fábrica faróis full LED com luzes de rodagem diurna, faróis de neblina em LED, seis airbags, central multimídia de 8,4 polegadas com espelhamento sem fio e sistema de retenção automática do freio (função auto hold). A partir da série 80 anos, há carregador de celular por indução no console.
Em nossos testes, o Compass acelerou de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos, e conseguiu boas marcas de consumo, com as médias de 9,3 km/l, no ciclo urbano, e 13 km/l, no rodoviário, superando muito bem seu antecessor que, equipado com o antigo motor 2.0 Tigershark de 166 cv, fez o tempo de 12,7 segundos, nas provas de aceleração, e as médias de 8,4 km/l, na cidade, e 12,8 km/l, na estrada, no consumo.
As novas centrais multimídia de 8,4″ e 10,1″ são compatíveis com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de fios. Quem preferir fazer a ligação via cabo, o Compass agora dispõe de uma entrada USB convencional no console central e uma nova USB do tipo C. Outra novidade é a compatibilidade com o Cart, nova plataforma de pagamentos via multimídia criada pela Stellantis. A funcionalidade será lançada oficialmente no segundo semestre e terá como parceiras McDonald’s e ConectCar, entre outras empresas.
Performance aprimorada
A partir desta linha 2022, todo Compass sai de fábrica com motorização turbo (flex ou diesel). Nas opções flex, o antigo 2.0 aspirado de 166/159 cv e 20,5/19,9 kgfm de torque (E/G) dá lugar ao novo GSE 1.3 turbo T270, de 185/180 cv 3.750 rpm e 27,5 kgfm a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis. O câmbio é o mesmo automático de 6 marchas do anterior, mas com calibração exclusiva para trabalhar com o novo motor.
A tração do Compass flex continua somente dianteira, mas o SUV ganhou o sistema Jeep Traction Control+, que transfere o torque eletronicamente para a roda dianteira em contato com o solo. A Jeep manteve para as versões flex o sistema start-stop, que desliga/religa o motor ao parar o veículo no trânsito.
O motor a diesel, que ainda não foi testado, é o mesmo 2.0 que já equipava o Compass. Mas agora ele tem um sistema para aplicação de Arla 32, uma solução química, feita a base de uréia, que é adicionada ao redutor catalítico para reduzir as emissões de poluentes.
Ficha técnica
Jeep Compass S T270 (1.3 turbo)
- Motor: diant., transv., 4 cil., 1.3 cm3; 16V, 185/180 cv a 5.750 rpm, 27,5kgfm a 1.750 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, dianteira
- Suspensão: McPherson (diant. e tras)
- Freios: discos ventilados (diant.)/sólidos (tras.)
- Direção: elétrica, 11,3 m (diâmetro de giro)
- Rodas e pneus: liga leve, 235/45 R19
- Dimensões: comprimento, 441,6 cm; altura, 164,4 cm; largura, 182 cm; entre-eixos, 263,6 cm; porta-malas, 410 l; tanque, 60 l