‘Ele chuta, ele marca!’, gritei enquanto despencava 11 decks em um escorregador de aço inoxidável no MSC World Europa ancorado na cidade-sede da Copa do Mundo, Doha. Ser uma das primeiras pessoas no mais moderno mega-navio já construído certamente foi um marco para mim. E desde o pontapé inicial fiquei impressionado. O World Europa é o novo gigante da frota da MSC Cruzeiros – o navio tem 333,3 metros de comprimento, 22 decks de altura, 215.863 toneladas brutas e capacidade para quase 7.000 passageiros. No entanto, apesar de seu expoente tamanho, seu design inteligente provoca uma ilusão aconchegante de ser um navio muito menor e mais intimista.
Ao embarcar no novíssimo terminal de cruzeiros do Qatar, as impressionantes linhas arquitetônicas do MSC World Europa roubam a cena e representam um passo notável em relação a linha existente da MSC Cruzeiros. Seu design arrojado, composto por um arco no formato de “Y” em sua traseira esguia e o perfil inspirado nas ondas se traduzem em elementos que proporcionam ganhos de eficiência e aerodinâmica. Ao entrar no navio, somos recebidos na grandiosa World Galleria de dois andares repleta de lojas, bares e restaurantes. Fiquei fascinado com as projeções de golfinhos nadando graciosamente em águas azuis claras exibidas em um teto de LED de alta definição gigantesco. Neste ambiente, que funciona como um átrio do navio, a tradicional escada cintilante exclusiva de cristais- agora exclusiva da área VIP do navio, o Yacht Club, dá espaço para um impressionante lustre Swarovski que brilha e encanta por quem ali passa. As diferenças também continuam dentro do navio. A paleta de cores agora favorece os tons terrosos. A extravagante linha de design chamativa da armadora foi um tanto atenuada e as áreas públicas parecem mais íntimas. O velho conhecido – e admirado – exuberante brilho dos interiores é substituído pela qualidade sutil de uma nova estética muito elegante. E embora o novo layout intimista de muitas das áreas públicas seja imediatamente atraente, o verdadeiro julgamento virá quando o navio navegar no limite da capacidade – e graças ao talento do time de arquitetura da MSC é muito provável que passe neste teste com honras.
Em todo o navio, é fácil identificar seu ponto forte. O MSC World Europa é inerentemente social, o volume e a variedade das opções de entretenimento e atividades são imensas – mesmo para um navio dessa magnitude. Com mais de 33 restaurantes, bares e lounges, o navio foi projetado para ser desfrutado socializando em família, companheiros de viagem ou até mesmo novos conhecidos. A mistura eclética de estilos em bairros distintos atrairá pessoas com interesses semelhantes aos locais que melhor se adequam a seus gostos, dando-lhes a oportunidade de fortalecer laços e fazer novas amizades. Há diversos pequenos lounges com assentos e muitos locais isolados para os hóspedes fazerem uma pausa e planejarem sua próxima aventura enquanto passeiam pelo navio. Para socialização, estão presentes ilimitados pontos de encontros, praticamente em todos os ambientes, o que tornam o início de uma conversa com alguém um passatempo totalmente prazeroso.
Outra grande vantagem do novo design do navio é que algumas cabines que de outra forma seriam internas agora têm varandas e vista. No World Europa, estão presentes 13 distintas categorias de acomodações, entre as tradicionais cabines internas e a grande novidade deste navio, uma nova categoria de suítes duplex. As melhores acomodações, é claro, ficam no Yacht Club, a área VIP do navio, com uma seleção de 152 suítes que contam com seu restaurante próprio, lounge, piscina e um exclusivo serviço de mordomos que auxiliam em absolutamente todos os aspectos da viagem, desde efetuar reservas nos restaurantes, organizar passeios e excursões a até um eficiente serviço de desfazer e fazer malas.
No segmento de bares e gastronomia, a nova embarcação conta com novidades como pub Masters of the Sea, que oferece a primeira microcervejaria à bordo, servindo suas próprias cervejas além de rótulos consagrados como Newcastle Brown e Murphy’s. Em seu andar superior, um intimista bar de gin serve 70 rótulos do etílico, além do champanhe bar, que por sua vez ganhou um lounge. Os amantes do uísque se reunirão no The Malt Lounge com sua extensa coleção de garrafas, enquanto coquetéis autorais podem ser apreciados dentro ou fora do bar de mixologia Elixir.
Há muitos lugares novos a bordo para comer também. Le Pescaderia é um restaurante mediterrâneo de peixes e frutos do mar que oferece pescados frescos no gelo enquanto logo ao seu lado são oferecidos autênticos frittos italianos com lulas e camarões. Grande estrela deste navio, ao entrar na Chef’s Garden Kitchen, você verá um pouco do seu almoço crescendo ao seu redor – os chamados ‘microgreens’ são plantados em prateleiras prontas para serem colhidas e usadas em pratos criados pelo chef sueco Niklas Ekstedt, com estrela Michelin.
Os amantes de chá e café encontrarão belíssimos estabelecimentos dedicados às suas preferências. A Raj Polo Tea House evoca o estilo da Índia da colonial, enquanto o Coffee Emporium oferece uma vasta seleção de grãos oriunda de microprodutores de todo o mundo. Para um estimulante saudável, o bar Zest serve sucos de frutas e deliciosos smothies. Os passageiros regulares da MSC também desfrutarão de favoritos familiares, como a churrascaria Butcher’s Cut, Kaito Teppanyaki Grill e Sushi Bar, bem como o Hola! Tacos & Cantina para pratos mexicanos mais sofisticados. Há também quatro salas de jantar principais – Bubbles, Esagono, Hexagon e Les Dunes – que podem acomodar cerca de 2.500 pessoas de uma só vez. Dos três buffets, um fica aberto 24 horas por dia para aqueles desejos da meia-noite. Mas cuidado com a chocolateria e café Jean-Philippe, a sorveteria Sweet Temptations ou as pizzas do serviço de quarto se você está cuidando da sua cintura!
As opções de entretenimento a bordo são aparentemente infinitas, espetaculares e cheias de surpresas para todas as idades. A Luna Park Arena, um espaço multifuncional de até 300 lugares sediará uma variedade de atividades, incluindo filmes, festas temáticas, a VR Drone Academy, aulas de dança, shows de jogos interativos e tentativas do Guinness World Record. São cinco produções de grande escala no World Theatre, focadas em exploração, viagens, mar, teatro e sustentabilidade. Já o teatro de rua boêmio proporcionará momentos surpreendentes para os passageiros, pois os artistas aparecem sem aviso prévio em todo o navio. Quer matar alguns zumbis? Desça para o cinema 5D – assim chamado porque, além dos efeitos 3D, os assentos tremem e você é atingido pelo vento, então você realmente sente que está caindo de um penhasco, por exemplo. Há também o habitual simulador de Fórmula 1 e fliperama. As crianças também são bem atendidas com quatro clubes para idades, de bebês a adolescentes, brincando com tudo, desde legos Duplo até PlayStation 5s em sete salas dedicadas.
No topo do navio, o escorregador Venom Drop mais do que uma atração de 11 decks; é também uma instalação artística, tão atraente de ver quanto de se deslizar. Patins, carrinhos bate-bate, sete piscinas, 13 ofurôs, spa, fitness center e um grande parque aquático estão entre as inúmeras outras opções imperdíveis para divertir e entreter os hóspedes. Para os consumistas de plantão ou simplesmente quem deseja comprar um mimo, ou presente de última hora, a MSC Cruzeiros fez um investimento significativo em 3.500 metros quadrados de espaço comercial a bordo (quase 10% do espaço público total), incluindo a primeira “loja de departamentos” da empresa no mar. Existem três áreas comerciais principais no navio: a Shopping Gallery, localizada no World Galleria, a loja da marca MSC Cruzeiros no deck 7 e a coleção de boutiques de luxo exterma, localizada na promenade do deck 6.
Um dos lugares mais legais – em todos os sentidos – do World Europa é a piscina do Botanical Garden. A poucos passos da grande piscina principal La Plage, esta área verde e sombreada tem um teto retrátil. Um grande refúgio do ardente sol batendo no convés principal, onipresente nos itinerários do Oriente Médio. Outras zonas de relaxamento são uma seleção de 14 banheiras de hidromassagem, uma área Zen apenas para adultos e o Aurea Spa, que possui área termal, banho de vapor e caverna de sal, além de cubículos de massagem. Pedicure, manicure, cabeleireiro e barbearia estão à disposição para aquela noite especial a bordo. Você pode até completar seu bronzeado. Enquanto isso, quem deseja um treino mais físico pode se dirigir à bem equipada academia.
Um gigante sustentável
Muitas das manchetes que o MSC World Europa ganhará serão devido às suas credenciais de sustentabilidade. É o primeiro navio da frota da MSC Cruzeiros a ser movido a combustível GNL (gás natural) e está equipado com um inovador sistema de alimentação terra-a-navio, pronto para se conectar à rede nacional no porto, onde quer que esteja disponível. Os ganhos de eficiência energética foram alcançados em todo o navio, resultando em uma economia total esperada de 28% de combustível e 255 quilos de dióxido de carbono, por passageiro, por cruzeiro, em comparação com os navios da classe Fantasia da MSC Cruzeiros.
Muitas tecnologias comprovadas foram implantadas no MSC World Europa, incluindo sistemas inteligentes de aquecimento, ventilação e ar condicionado, tratamento avançado de águas residuais, tintas anti-incrustantes, um sistema de redução catalítica seletiva, um sistema de tratamento de água de lastro, controle de ruído irradiado subaquático, otimização de compensação e Iluminação LED. Mas a instalação de um pequeno sistema de célula de combustível de óxido sólido pode se tornar a mais importante de todas – e não apenas para a MSC Cruzeiros. O sistema de teste só pode contribuir com 150 quilowatts de energia para um requisito total de 8 a 10 megawatts, mas, se for bem-sucedido, será maior dimensionado podendo transformador por completo a indústrias de cruzeiros.
Navio hotel para a Copa do Mundo de 2022
O MSC World Europa é uma celebração triunfante da proeza da construção naval, da imaginação do design e da engenhosidade tecnológica. Antes de sua viagem inaugural no dia 20 de dezembro, o navio foi batizado em Doha em uma cerimônia onde 600 drones formaram exibições em 3D do planeta, tartarugas, aviões e, claro, um navio de cruzeiro. Matteo Bocelli se apresentou na cerimônia de nomeação, seguido da cerimônia tradicional de quebra da garrafa de champagne no casco, desta vez conduzida pela princesa real do Qatar, Sheikha Hind bint Hamad Al Thani.
Os fãs da Copa do Mundo – incluindo as esposas e namoradas dos jogadores da Inglaterra – usaram o World Europa como um hotel flutuante durante o torneio. O navio navegará em itinerários de sete dias pelo Oriente Médio, incluindo a Arábia Saudita, neste inverno, antes de se transferir para o Mediterrâneo no ano que vem. Seu navio irmão, o MSC World America está previsto para 2025 e há opções para ter mais dois navios desta classe no futuro próximo. Apesar de não ser muito fã de futebol, por aqui já podemos classificar um grande vencedor!