O single malt tem uma excelente reputação entre os amantes de whisky do mundo todo. Entre os destilados de luxo, o scotch tornou-se objeto de desejo dos consumidores de marcas premium, aumentando seu valor em 582% nos últimos anos, segundo um dos mais importantes indicadores de investimento de luxo do mercado. Só em 2018, essa bebida multiplicou o seu preço de mercado em 40%.
Ano passado, o valor das exportações de whisky escocês aumentou 19% em termos de valor, chegando a £4,51 bilhões. O número de garrafas de 700ml exportadas também cresceu 21%, chegando a 1,38 bilhão. Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelos consumidores da América Latina, com aumento de valor de 71%.
No mercado latino-americano, países como Brasil, Colômbia e México apresentam aumento no consumo desse destilado. Entre os 10 principais mercados de exportação de whisky escocês em termos de valor, o México ocupa o décimo lugar no mundo com uma taxa de crescimento de 119,33% comparando 2021 a 2020. Em nível de volume (garrafas de 700ml @ 40% ABV), o Brasil é o quarto maior mercado do mundo, com uma taxa de crescimento de 215,29% na comparação de 2021 com 2020. O México é o sexto mercado com 89,72% em relação ao mesmo período e a Colômbia entra no top ten, com uma taxa de crescimento de 192,61%.
Os principais mercados emergentes para o single malt, como o Brasil, cresceram com força. Esse país é um dos principais mercados para o whisky escocês na América Latina, com 82 milhões de garrafas de 700 ml exportadas a este mercado em 2021. Comparado com outros mercados globais, é o quarto em termos de volume. Com o crescimento da economia brasileira na última década, o consumo de destilados tornou-se mais diversificado, com categorias como cachaça e brandy local, e também, o whisky e o rum locais sendo complementados com produtos internacionais, como o scotch.
“A trilha do whisky na América Latina nos últimos anos é um sinal claro de que a indústria do whisky escocês não está apenas no caminho da recuperação, mas que a região está mostrando liderança no consumo de bebidas premium, como The Macallan. O valor e o volume aumentam à medida que os consumidores voltam aos bares e restaurantes, e as pessoas retomam as viagens e o turismo. A região, e principalmente o Brasil, tem grandes conhecedores de marcas de luxo, portanto o mercado latino-americano sem dúvida possui um potencial futuro para o single malt que nos enche de orgulho”, explica Gianpaolo Morselli, Brand Ambassador de The Macallan no Brasil.
Esse novo impulso do mercado do single malt na América Latina é impulsionado por uma nova geração de consumidores com paladares muito mais sofisticados, que preferem um perfil com sabor único, de qualidade inigualável e elaborado de forma artesanal, o que eleva a uma experiência única de luxo e exclusividade para o consumo de whisky. Outra tendência no mundo dos destilados é o Whisky Money (investir em whisky), decorrente da paixão das novas gerações por single malts finos e raros.
O whisky é o novo “ouro líquido”, pois é um item que gera fortes laços sentimentais, e é também reflexo de uma tradição milenar. Um destilado, ao contrário de outros objetos, incrementa seu valor ao longo do tempo. O valor depende de sua raridade ou escassez, pois quanto mais difícil de encontrar, maior será o seu custo e provavelmente aumentará seu valor.
O aumento do consumo do single malt na região vem acompanhado de um desempenho notável do mercado global de bens pessoais de luxo, que atingiu um valor de 288 bilhões de euros em 2021 e teve um retorno significativo no primeiro trimestre de 2022, segundo a vigésima edição de “Rerouting the Future”, um estudo da indústria de luxo da Bain & Company em colaboração com a Fondazione Altagamma, a fundação da indústria de fabricação de artigos de luxo italianos.
O mercado de luxo em geral, que atualmente acumula 1,1 bilhão de euros, teve impulso em seu crescimento em 2021, graças ao consumo das gerações Y e Z, que deverá representar 60% do total de vendas até 2025, segundo o relatório True-Luxury Global Consumer Insights. Um dos principais nichos de consumo das marcas de luxo são os millennials, que aumentaram sua participação como consumidores por meio de compras nos canais online e offline, resultado do avanço e crescimento do omnichannel. Essa mudança geracional veio em um momento oportuno, pois as marcas conseguiram se conectar com os nativos digitais dessa geração millennial por meio da tecnologia e seu valor de produto.
Nesse contexto, dados da Bain & Company garantem que o mercado de artigos pessoais de luxo poderá atingir cerca de 380 bilhões de euros no mesmo ano, atingindo um crescimento anual sustentado de até 8%. No mercado de luxo, as vendas online totalizaram 49 milhões de euros em 2020.
“O Brasil apresenta uma oportunidade fantástica para The Macallan como empresa focada no segmento premium de luxo. Esse país é um dos mercados mais importantes da América Latina – há sede por bens de luxo além de serem consumidores de muito bom gosto. O fato de The Macallan ter pisado no Brasil não é por acaso, uma vez que busca avançar com confiança nos lugares onde fomos bem recebidos por pessoas com exigência semelhante à da empresa escocesa quanto à qualidade de seus produtos. O compromisso com o consumidor responsável caminha lado a lado com o compromisso com o mundo, o que a torna uma das empresas ideais para se estabelecer em nosso país, educando sobre seus destilados delicados e compartilhando sua filosofia empresarial, assim como nos mantém como líderes no mundo dos destilados premium”, acrescenta o Brand Ambassador de The Macallan no Brasil.
De acordo com o levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael), o faturamento do mercado de artigos de luxo atingiu US$ 5,2 bilhões em 2020. A projeção é de alta de 3% até 2025. O maior movimento ocorre nos principais shoppings em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O boom de vendas dessas lojas se deu principalmente pelo comércio online, com um crescimento de consumo de 694%.
“Contar com uma base de consumidores tão importante no Brasil nos inspira a continuar promovendo a cultura de desfrutar de um single malt em toda a América Latina. The Macallan leva a mensagem de luxo exclusivo a outro nível. Cada expressão simboliza a alta qualidade de uma das mais antigas destilarias do mundo através de uma experiência única devido ao seu extraordinário compromisso com a produção do whisky, resultado de quase dois séculos de processos artesanais cuidadosamente custodiados por mestres destiladores que carregam a excelência em seu DNA.”, conclui Gianpaolo Morselli.