Um recente estudo revelou que o terpeno limoneno presente na cannabis tem o poder de reduzir a ansiedade causada pelo THC. Assim como outras plantas, a cannabis contém terpenos, que são compostos orgânicos encontrados em diversas espécies vegetais. Dentre os terpenos da cannabis, o limoneno, também encontrado em frutas cítricas, é um dos mais abundantes, embora suas concentrações possam variar amplamente entre as diferentes variedades da planta.
Ao longo dos anos, os pesquisadores de cannabis têm teorizado que compostos presentes na planta, como os terpenos, podem influenciar os efeitos imediatos do THC e oferecer benefícios nos tratamentos medicinais com cannabis. Esse conceito, conhecido como “efeito de entourage”, vem sendo progressivamente respaldado por novos estudos que confirmam sua validade.
Um dos mais recentes estudos a confirmar o efeito de entourage foi publicado no jornal Drug and Alcohol Dependence por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins e do Campus Médico da Universidade do Colorado Anschutz. Financiada pelo Instituto Nacional de Abuso de Drogas (NIDA), esta pesquisa descobriu que o limoneno pode reduzir a ansiedade induzida pelo THC quando a cannabis é consumida juntamente com uma dose de limoneno. Em resumo, à medida que a dose de limoneno aumenta, os sentimentos de ansiedade diminuem, mas outros efeitos permanecem inalterados, sugerindo que o limoneno reduz seletivamente os efeitos indutores de ansiedade do THC, potencialmente tornando o THC mais eficaz para fins terapêuticos.
Este estudo é significativo porque, enquanto o efeito de entourage, geralmente explorado por meio de pesquisas clínicas, tem se concentrado principalmente nas interações entre o THC e outros canabinoides como o CBD (com resultados mistos, provavelmente devido à metodologia), este estudo examinou a interação do THC com um terpeno abundante como o limoneno.
Embora muitos compostos da planta de cannabis sejam considerados capazes de influenciar seus efeitos, ainda não foram estudados com profundidade suficiente. Entre esses compostos, o terpeno limoneno tem sido relatado como possuidor de propriedades ansiolíticas, o que também é afirmado no marketing dentro da indústria da cannabis. Os objetivos deste estudo foram, de fato, analisar se o limoneno reduz a ansiedade e se modula outros efeitos subjetivos, cognitivos e fisiológicos comuns do THC.
Para alcançar esses objetivos, os pesquisadores utilizaram um desenho cruzado duplo-cego dentro dos sujeitos. Os participantes participaram de várias sessões de administração de drogas, inalando diferentes combinações de soluções, incluindo limoneno sozinho, THC sozinho, THC e limoneno juntos, ou placebo (água destilada), por meio de vaporização.
Os resultados indicaram que a administração simultânea de limoneno vaporizado e THC reduziu as sensações subjetivas de ansiedade induzida pelo THC, sem alterar outros efeitos subjetivos, cognitivos ou fisiológicos do THC. Além disso, o limoneno sozinho não produziu efeitos perceptíveis em comparação com um placebo.
Essas descobertas estão alinhadas com pesquisas pré-clínicas anteriores que indicam as propriedades ansiolíticas do limoneno e apoiam relatos históricos que sugerem o uso de sucos de limão ou cítricos como remédios para overdoses de cannabis, segundo os pesquisadores. Ainda não está claro como o limoneno e o THC interagem para reduzir a ansiedade, mas os pesquisadores acreditam que isso se deve aos efeitos únicos do limoneno, e não ao efeito do limoneno sobre o THC.
Embora o limoneno parecesse reduzir a ansiedade principalmente quando usado em 15 mg, especialmente quando a proporção de THC para limoneno era de 2:1, é improvável encontrar essa combinação exata em produtos de cannabis regulares, porque os pesquisadores usaram THC e limoneno puros, e não a planta de cannabis inteira. Além disso, como a cannabis possui muitos outros compostos que podem interagir, não é possível afirmar que apenas adicionar mais limoneno à cannabis funcionaria da mesma maneira.
Embora este estudo tenha várias limitações, de modo geral, ele mostrou que o limoneno pode ajudar com a ansiedade causada pelo THC e contribui para a ideia de que diferentes compostos da planta de cannabis podem trabalhar juntos para mudar como ela nos afeta. Neste contexto, entender quais compostos tornam a cannabis mais segura e quais podem torná-la mais arriscada é significativo tanto para fins medicinais quanto recreativos.