Na semana passada, a Prada e Adidas anunciaram o mais recente capítulo de sua cobiçada colaboração, que, pela primeira vez, aumenta a aposta com o prêt-à-porter, além dos tênis e bolsas que já fizeram sucesso. O luxo assume os grampos de roupas esportivas com o ecológico Re-Nylon da marca italiana, cumprindo uma promessa de sustentabilidade que fez quando o tecido foi lançado em 2019.
É difícil pensar na Prada sem considerar a longa e histórica conexão da marca com o nylon. Quando Miuccia Prada começou a trabalhar para os negócios de artigos de couro de sua família em 1978, ela teve a ideia herética do nylon não como um tecido industrial ou barato, mas como um material para a era moderna. A mochila Prada se tornou um ícone do minimalismo dos anos 90 e colocou a marca de volta no mapa da moda.
Desde então, a Sra. Prada tornou o material uma assinatura, utilizando-o em tudo, desde parkas a chapéus de balde imbuídos do estilo techy chic da marca. Mas, à medida que a ênfase do século 21 na moda sustentável ganhou força, a apreciação mundial por plásticos não biodegradáveis, como o nylon, diminuiu. Nos últimos anos, ficou claro que o tecido mais icônico da Prada deveria ser reinventado.
Digite: Re-Nylon, que é criado a partir de plásticos oceânicos reciclados e resíduos de fibras têxteis. Lançado pela primeira vez em 2019 com a promessa de que até o final de 2021 substituiria toda a produção de nylon convencional da Prada, a empresa afirma que o Re-Nylon pode ser purificado e reciclado infinitamente. Esta nova coleção da Adidas encerra um capítulo e anuncia o início de outro.
O calçado dá ao Adidas Originals Forum o toque Prada, com a adição de anexos removíveis de minibolsa Prada com o logotipo do triângulo de metal esmaltado da marca – um estilo introduzido na coleção outono-inverno 2021 por Miuccia e Raf Simons. As variações de cano alto e baixo são finalizadas com as três listras clássicas da Adidas, mas renderizadas em couro Prada amanteigado.
A roupa vê o agasalho Adidas por excelência separando-se elegantemente com reviravoltas sutis da Prada: as listras laterais das calças de corrida correm ao longo da costura, a jaqueta de um treinador típico é estendida até um casaco na altura do joelho. Os acessórios incluem um riff esportivo no chapéu e mochila mais vendidos da Prada, bem como mochilas, sacolas e bolsas de cinto. Toda a linha é fabricada em Re-Nylon e, fiel ao DNA minimalista da Prada, disponível em preto ou branco.
Uma mistura oportuna de high-low, luxo e roupas esportivas, a nova collab já está disponível nas boutiques Prada e nos sites da Prada e da Adidas – certamente será comprado pelos amantes da Prada, fãs da Adidas e colecionadores de tênis.