A Rolls-Royce vende seus carros apenas com motor V12 a gasolina atualmente, mas o barulhento propulsor está com os dias contados. A montadora anunciou nesta quarta-feira (30) seu primeiro carro elétrico de produção, o Spectre, que será lançado em 2023. A notícia mais marcante, porém, foi a da extinção dos motores a combustão até 2030.
“Com este novo produto, estabelecemos nossas credenciais para a eletrificação de todo o nosso portfólio de produtos para 2030. Até essa data, a Rolls-Royce não vai mais atuar no negócio de produzir ou vender nenhum produto com motor de combustão interna”, afirmou em nota o CEO da Rolls-Royce Motor Cars, Torsten Müller-Ötvös.
UMA PROFECIA QUE SE CONFIRMA
Charles Rolls profetizou um futuro elétrico para os automóveis. Em abril de 1900, ele experimentou um precoce carro elétrico chamado de Columbia e considerou esta alternativa como a ideal. Rolls disse: “o automóvel elétrico é esplendidamente silencioso e limpo. Não há nenhum odor ou vibração e será muito pertinente quando estações de recarga forem uma realidade. Mas não acredito que sejam operacionais neste momento – ao menos por muitos anos”.
UM NOVO NOME: UM NOVO LEGADO
“Nós decidimos por um nome completamente novo para este automóvel. Um nome que seja forte e evocativo assim como os demais modelos que tão perfeitamente nos serviram no século passado – como Phantom, Ghost e Wraith. É um nome que perfeitamente se ajusta ao entorno etéreo e consagrado onde estão nossos produtos – um nome que foi reservado especialmente para este momento: Spectre”.