O Governo da Suíça anunciou nesta quarta-feira (23) a abertura das fronteiras para brasileiros a partir do próximo sábado (26). Os turistas que já estiverem imunizados com duas doses das vacinas Pfizer, Moderna, Janssen, AstraZeneca e Sinovac poderão entrar no país sem a exigência de quarentena ou de apresentação de testes PCR.”Somos o primeiro país da Europa a abrir para brasileiros sem quarentena”, afirma Fabien Clerc, diretor do Turismo da Suíça no Brasil.
Passageiros que já tiveram Covid-19 e se recuperaram totalmente da doença também terão permissão para entrar na Suíça sem testes e sem quarentena. Já as pessoas que não tiveram a doença ainda precisam apresentar testes PCR ou antígeno negativo, além de realizar quarentena de dez dias na chegada. Também é necessário informar os contatos para chegar no país.
Os documentos entregues pelo SUS valem como comprovante para as autoridades Suíças e os passageiros poderão embarcar imediatamente após a aplicação da segunda dose. O comprovante do conecte SUS também não terá problemas, por ser um comprovante válido pelo governo Brasileiro.
Já no caso das comprovações para quem já teve a doença, é necessário apresentar o teste positivo, emitido com no mínimo 11 dias após o contágio e no máximo 6 meses. Crianças e adolescentes até 18 anos são isentas de comprovações e testes e podem viajar com os acompanhantes vacinados sem a necessidade de estarem vacinados
Os passageiros que quiserem acessar outros países do Espaço de Schengen, precisam ficar no mínimo dez dias na Suíça, tempo da quarentenamos obrigatória. Também é necessário verificar se existem regras complementares nestes países.
Quarentena
Para os passageiros ainda não tiveram a doença e nem se vacinaram, a quarentena obrigatória de dez dias pode ser realizada em um quarto de hotel, mas sem acesso as áreas comuns. O hotel é de escolha do turista. É necessário informar o endereço da quarentena e permanecer no mesmo local do início ao fim do confinamento.
Os brasileiros também poderão realizar a quarentena em casas de amigos ou parentes que residem na Suíça. No entanto, estes anfitriões também deverão fazer quarentena. Neste caso, também é necessário informar o endereço.
Voôs diretos
A Swiss Airlines anunciou que a aérea está oferecendo seis frequências semanais de São Paulo (GRU) a Zurique com o Boeing 777. Em agosto, serão frequências diárias na rota entre Brasil e Suíça. “Essa é a melhor notícia desde março de 2020”, comemora Annette Taeuber, diretora da Lufthansa e Swiss no Brasil.