No coração da Escandinávia, onde os canais sinuosos beijam os pés de prédios centenários e as bicicletas deslizam harmoniosamente ao lado de inovações arquitetônicas, encontra-se Copenhague. Esta capital dinamarquesa, com sua rica tapeçaria histórica, não apenas celebra suas raízes vikings, mas também abraça o futuro com um fervor ecológico e um design vanguardista, tornando-se um farol pulsante de cultura, inovação e sustentabilidade no cenário europeu.
Apesar de seu status como uma cidade escandinava obrigatória para visitar, Copenhague historicamente deixou a desejar quando se trata de opções de hotéis de luxo, com apenas alguns poucos lugares dominando a lista. No entanto, há uma nova grande dama na cidade: conheça o Villa Copenhagen. O hotel está localizado no coração da cidade, no majestoso antigo edifício da Central de Correios e Telégrafos. Ele foi cuidadosamente atualizado para não apenas celebrar e destacar a longa história do edifício, mas também elevar a propriedade aos exigentes padrões modernos.
Ao assumir o arrendamento de um edifício protegido que remonta a 1912, a reforma para transformar o Villa Copenhagen de um correio do século XX em um hotel cinco estrelas foi sensível. A fachada do imóvel teve que permanecer praticamente intacta (com exceção da piscina no terraço, claro), o que significou que a equipe teve que realmente ser criativa com os interiores.
A entrada em si é relativamente discreta, mas uma vez que você passa pelo corredor sombreado, uma verdadeira surpresa o aguarda. O imenso Pátio com teto de vidro está lá para recebê-lo, e com ele vem um burburinho de atividade. Atuando como o centro nevrálgico do hotel, o Pátio é um espaço multifuncional, com um bar em um canto, uma boutique de compras logo adiante e uma distribuição cuidadosa de assentos baixos. Há até música ao vivo e DJs à noite. Espere ver todos os tipos de pessoas aqui: desde casais descolados apreciando um coquetel até empresários atualizando seus e-mails.
No verdadeiro estilo dinamarquês, que tem como objetivo tornar a cidade neutra em carbono até 2025, o Villa Copenhagen coloca a sustentabilidade em primeiro lugar, operando sob o lema “luxo consciente”. Essa filosofia é integrada de maneira harmoniosa em todos os aspectos do hotel, sem ser excessiva – desde amenidades ecológicas e preservação cuidadosa de resíduos até refeições orgânicas e design consciente.
Dos quartos mais básicos às suítes mais luxuosas, cada uma das 390 acomodações no Villa Copenhagen é incrivelmente estilosa e repleta de detalhes cuidadosos, desde alto-falantes Bluetooth até produtos de higiene orgânicos recarregáveis da Skandinavisk. As suítes começam com as espaçosas Junior Corner Suites, que cobrem mais de 40 metros quadrados e possuem uma área de estar separada e abundância de luz natural, e vão até as três suítes especiais. Sob o refrescante ethos do Villa de que o luxo assume várias formas, cada uma das suítes especiais foi criada em colaboração com um designer externo.
Embora o Villa Copenhagen não tenha um spa, os padrões não diminuem quando se trata de bem-estar. A piscina no terraço (que é aquecida usando energia excedente de outras partes do hotel) é o local perfeito para relaxar, seja dando voltas na água deliciosamente aquecida ou observando as pessoas nas ruas abaixo a partir de uma das elegantes espreguiçadeiras listradas.
Há também uma academia aberta 24 horas, equipada com uma quantidade impressionante de equipamentos e máquinas. Após o treino, vá até a sauna para relaxar os músculos cansados. Embora não seja estritamente uma instalação de bem-estar, o Playroom é outro ótimo lugar para relaxar. Localizado logo ao lado do espaço principal do Pátio, a área de descanso é equipada com assentos confortáveis, tornando-se o local perfeito para passar uma ou duas horas.
A localização do Villa Copenhagen coloca você no coração da ação. Logo do outro lado da rua está o histórico Tivoli Gardens. Bem diferente de um parque de diversões comum, o Tivoli é repleto de história, reivindicando o título de segundo parque de diversões mais antigo do mundo (o mais antigo também está na Dinamarca) e supostamente servindo de inspiração para a Disneyland. Não se preocupe se você não estiver viajando com a família – o Tivoli possui belos jardins e um jardim botânico que agradará a todas as idades.
Para os aficionados por arte, o Glyptoteket é imperdível. Localizado a apenas cinco minutos a pé do hotel, o museu é um oásis dentro de uma metrópole, com um grandioso hall de entrada que se abre para um incrível jardim de inverno com teto de vidro. Embora haja uma seleção de pinturas clássicas dinamarquesas e francesas, as exposições são principalmente baseadas em esculturas, com uma linha do tempo de estátuas de mármore e artefatos antigos, bem como a série completa dos bronzes de Degas e esculturas de Rodin. Copenhague é uma cidade deliciosamente compacta, mas para aqueles lugares fora da distância a pé, faça como os locais e pegue uma bicicleta – o hotel oferece algumas para uso dos hóspedes.