Se você gastou mais de R$1 milhão em um voo para o espaço, é provável que não queira passar seus últimos minutos na Terra em um saguão desanimado do aeroporto – e, graças a Richard Branson, você não precisará fazê-lo.
Nesta última semana, a Virgin Galactic, empresa de turismo espacial do bilionário, abriu o “Gateway to Space”, o primeiro terminal espacial comercial construído no mundo. O espaçoporto de 670.000 pés quadrados fica em 18.000 acres de terra adquiridas do estado no Novo México e inclui um hangar futurista, um controle de missão de alta tecnologia e, mais importante, uma luxuosa área vip com comodidades de ponta para viajantes intergalácticos. O terminal acabará se tornando o local de chegadas e partidas para futuras viagens da Virgin Galactic.
Projetado pela empresa de arquitetura britânica Foster + Partners, o Gateway to Space é uma estrutura espaçosa de dois níveis, repleta de comodidades para seus exigentes passageiros. O primeiro andar é intitulado Gaia – que significa “Mãe Terra” em grego – e é projetado com uma variedade de salões e cafés onde você pode conversar e relaxar antes de subir ao espaço. Companheiros globetrotters podem se unir ao redor de uma xícara de café no “Barista Island”, que apresenta uma luxuosa barra de mármore italiano que é pontuada por salpicos de carvalho artesanal.
De acordo com um comunicado de imprensa da Virgin Atlantic, a área “ajudará a promover esse sentimento de camaradagem e a determinação de entregar a missão pessoal de cada futuro astronauta.” Há também uma passagem digital interativa que serve como um lembrete da sublime expedição à frente.
O segundo nível, batizado de Cirrus, contém espaços operacionais, como um centro de controle de missão, uma área de trabalho para pilotos e um centro de informações. O espaço é banhado em uma paleta branca e cinza destinada a representar “luz, ar e vôo”. Os dois níveis são artisticamente interligados e representam a jornada da Terra para o espaço. Amplas janelas do chão ao teto oferecem vistas panorâmicas do deserto ao redor – o que é uma reminiscência de uma paisagem estéril de Marte coberta de vermelho.
A Virgin Galactic anunciará outros desenvolvimentos na Gateway to Space ainda este ano.