As nove décadas de história da Air France, marcadas pela elegância, foram celebradas no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (9). O evento contou com uma exibição especial de luzes e um desfile dos emblemáticos uniformes da companhia no icônico Santuário Cristo Redentor. A escolha do Rio de Janeiro para a celebração se deve à sua relevância histórica para a Air France na América do Sul: a cidade foi um dos primeiros destinos da companhia na região, ainda na década de 1930, com uma escala em Recife. Além disso, o Rio foi uma das primeiras cidades a receber os voos do lendário Concorde, que operou entre 1976 e 1982.
A Air France, formada pela fusão de empresas como Air Orient, Air Union, Société Générale de Transports Aériens, Compagnie Internationale de Navigation Aérienne e Aéropostale, iniciou suas operações em 7 de outubro de 1933. Desde então, continua a fortalecer sua trajetória lendária, destacando-se pela arte francesa de viajar. Atualmente, a empresa realiza cerca de 1.000 voos diários para 200 destinos, com uma frota de mais de 240 aeronaves.
Em 2023, a Air France celebra seus 90 anos, ressaltando sua trajetória marcada pela elegância, tecnologia, inovação e conforto a bordo. Esses noventa anos são simbolizados por viagens, alta gastronomia, design, alta costura, arte e arquitetura, evidenciando a excelência francesa e uma experiência de viagem que eleva a elegância a patamares extraordinários.
Para a comemoração no Rio de Janeiro, a Air France escolheu o mais famoso cartão-postal da cidade. Durante a noite de quinta-feira (9), o Cristo Redentor foi iluminado com as cores azul, vermelha e branca, representando tanto a Air France quanto a bandeira francesa, adicionando um encanto especial à noite estrelada de céu límpido.
E para engrandecer ainda mais o momento, a Air France realizou um desfile de 13 de seus uniformes históricos e marcantes aos pés do Cristo Redentor. Entre os modelos escolhidos, o tapete vermelho desenrolado no monumento recebeu o primeiro uniforme masculino da Air France, de 1933, e as criações feitas pelas mãos de estilistas renomados, como Dior (1962), Balenciaga (1969), Jean Patou (1976, exclusivo para a tripulação do Concorde) e o mais atual, lançado em 2005, assinado por Christian Lacroix.
Uma festa para convidados, no Hotel Vila Santa Teresa, com vista direta para a projeção de luzes no Cristo Redentor, fechou o dia brasileiro de celebrações dos 90 anos da Air France. O evento contou com a presença de Anne Rigail, CEO da Air France, autoridades, clientes e parceiros.