O mundo das viagens vem se transformando com a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O cenário mundial muda constantemente e há muitas incertezas. A vida certamente não será a mesma após a pandemia e diante desse cenário, o perfil das viagens e dos viajantes também está mudando, assim como os destinos escolhidos. A retomada será lenta e gradual, mas já chegou a hora de voltar a sonhar, planejar, pesquisar e até mesmo reservar novas viagens para pequenas escapadas ou tirar aquelas merecidas férias.
Se viajar pelo Brasil já era uma tendência crescente nos últimos anos, agora, com as barreiras geográficas e recessão econômica, a ideia vai se intensificar ainda mais. O nosso país vai ser finalmente conhecido pelos brasileiros, inclusive os de alta renda. A verdade é que a crise está nos fazendo abrir os olhos para o nosso país e assim conhecermos lugares lindos, interessantes, repleto de cultura, natureza exuberante e que estão muito mais perto e acessíveis aos brasileiros.
Outro turismo que deve crescer é o regional, pela proximidade. Por exemplo: as pessoas do Rio de Janeiro vão passar a viajar muito mais para Búzios, Angra dos Reis e Itaipava para passar o fim de semana. Os paulistanos irão sair cada vez mais de São Paulo para alguns dias em Campos do Jordão, Maresias ou um hotel bacana no interior, daqueles que você não precisa sair para nada, em vez de irem, como iam no passado, para os Estados Unidos, Caribe ou Europa.
Dentro desse cenário, as novas normas de higiene serão cada vez mais determinantes no poder de decisão dos viajantes por estabelecimentos que sejam rígidos e transparentes nas novas condutas adotadas. Uma delas é selo Safe & Clean, idealizado pela empresária Priscila Bentes, a frente do Circuito Elegante, uma sofisticada associação de hotéis e pousadas de luxo.
O protocolo, por exemplo, orienta que o check-in seja feito sempre pela internet, para evitar aglomerações e filas na recepção, e que o cartão-chave do quarto seja entregue em saquinhos biodegradáveis ao hóspede. Na hora do check-out, a conta deve ser enviada eletronicamente (por e-mail ou mensagem via aplicativo) e as chaves devem ser depositadas num recipiente próprio para isso. Na chegada ao hotel, todos os hóspedes serão submetidos à medição de temperatura consentida e terão suas malas desinfectadas por lâmpadas UVC, próprias para examinar possíveis vírus e bactérias.
Então, que tal aproveitar e contribuir com o turismo nacional, realizando aquela viagem perfeita na retomada da pandemia? Confira nossa lista com 7 hotéis que ja reabriram e seguem recebendo hóspedes.
Unique
Símbolo de arquitetura e design arrojados em São Paulo, o hotel Unique, após dois meses de portas fechadas, reabriu em junho com apenas 20 de seus 94 apartamentos em operação, tudo com muito espaço, seguindo os protocolos de distanciamento. Com seu premiado spa e o incrível conjunto de piscinas e instalações de wellness o Unique é perfeito para uma staycation sem sair da capital e está ganhando um novo hóspede: o paulistano!
TW Guaimbê
Já para quem está com saudades do clima de praia, Ilhabela é uma boa opção de destino para ir carro saindo de São Paulo Lá, o TW Guaimbê está de portas abertas e já vem recebendo hóspedes desde 1º de julho. O hotel pé na areia fica na Praia do Julião, em um cenário paradisíaco com vista para o mar. No quesito hospedagem, o TW Guaimbê tem 16 suítes que oferecem conforto, privacidade e acolhimento perto da natureza.
Botanique
Com um amplo protocolo de higiene e proteção, o Hotel Botanique já recebe novos hóspedes neste mês de Julho, incluindo a aceitação de crianças até o final do ano. Operando com apenas 20% de sua capacidade total, com apenas seis suítes, o idílico empreendimento pós-luxo na Serra da Mantiqueira, segue um dos mais completos manuais aplicáveis na hotelaria de segurança e higiene, visando proteger todos seus hóspedes e colaboradores.
Txai
O Txai Resort Itacaré retomou de seu funcionamento em 1º de julho. A vista paradisíaca é um dos principais atrativos do hotel, que fica dentro de uma antiga fazenda de coco e cacau. Entremeados pela mata, cada um dos bangalôs fica a uma distância de quatro metros do outro e tem dois acessos, o que facilita a desinfecção realizada a cada hospedagem, com janela obrigatória de 48 horas.
Pousada Estrela D’Água
O hotel boutique pé na areia mais disputado em Trancoso, a Pousada Estrela D’Água já marcou para o dia 15 de julho a sua reabertura pós-pandemia. De frente para a Praia dos Nativos, serão reabertas 28 unidades habitacionais, reduzindo a quantidade de suítes e equipe de colaboradores para amenizar riscos, além de um exímio manual de protocolos e medidas.
Jaguaribe Lodge
Localizado em um dos mais belos pedaços do litoral cearense, onde o rio se encontra com o mar, está o Jaguaribe Lodge. Com 22 bangalôs, de frente para o mar ou próximos a piscina, a propriedade é muito requisitada por casais e amantes de atividades ao ar-livre. Reaberto desde o dia 1º de julho, o Jaguaribe Lodge recebe hóspedes seguindo os mais avançados protocolos de segurança e higiene: todos os funcionários máscaras ou EPIs, desinfecção UV dos quartos, entre outras medidas.
Kenoa
Se sua preferência aponta para uma uma experiência relax e low profile, não deixe de conhecer o Kenoa Resort, na Barra de São Miguel, 30 quilômetros ao sul de Maceió. Reaberto desde o dia 10 de junho, seguindo diversas medidas de higiene e segurança o hotel é puro charme, pé na areia, em uma das praias mais paradisíacas do nordeste brasileiro. Tem somente 23 acomodações de super bom gosto, luxo discreto e um spa Caudalie perfeito para relaxar.