O plano de sucessão de Bernard Arnault pode não estar mais claro, mas o bilionário CEO da LVMH está tomando algumas medidas familiares em sua empresa.
Arnault está prestes a colocar mais dois de seus filhos no conselho de administração de seu conglomerado francês, conforme relatado pela Bloomberg na segunda-feira. Alexandre, de 31 anos, e Frédéric, de 29 anos, poderiam ser indicados já nesta semana, conforme uma fonte anônima familiarizada com o assunto disse ao veículo. A votação ocorreria então na assembleia geral anual da LVMH em abril. (Um porta-voz da empresa se recusou a comentar à Bloomberg.)
Ao longo dos anos, Arnault vem ampliando a participação de sua família na LVMH, envolvendo seus filhos em vários aspectos da empresa para que um dia possam assumir o controle. Em 2022, Arnault eliminou o limite de idade para o CEO da LVMH, permitindo que o CEO tenha até 80 anos, e, dado que ele tem apenas 74 anos, quaisquer planos de sucessão podem levar anos para se concretizarem. No entanto, ele deixou claro que deseja que seus filhos um dia administrem o imenso império que ele construiu. Até agora, porém, isso não levou a nenhum tipo de drama estilo “Succession”, com os filhos Arnault dizendo que se dão extremamente bem.
Quem quer que acabe ocupando o lugar de Arnault terá grandes responsabilidades. O francês é atualmente a terceira pessoa mais rica do mundo, com um patrimônio líquido de US$ 161 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index. E a LVMH se tornou no ano passado a primeira empresa europeia a atingir um valor de mercado de US$ 500 bilhões. Esse tipo de status e responsabilidade pode assustar algumas pessoas. Mas os Arnaults demonstraram que são muito mais do que apenas “algumas pessoas”.