Para o viajante amante da moda, toda escapada é uma desculpa para buscar exposições de moda e design no destino de sua viagem. Muitas vezes, visitar determinada exposição representa um ótimo motivo para viajar. Particularmente se está em alguma capital da moda como Londres, Milão, Nueva York ou Paris, onde essas grandes exposições são tema recorrente. Agora, não se surpreenda ao saber que no México há uma grande mostra que com certeza merece uma visita? Trata-se de “El diseño de Cartier: Un legado vivo”, a exposição que recorre a mais de 150 anos de história da maison joalheira e documenta a evolução do design e seus avanços tecnológicos.
Com o objetivo de homenagear a evolução e o design distintivo da casa de joalheria Cartier, o Museo Jumex apresenta a exposição que recorre à história da maison através de uma seleção de seus alegrias mais icônicas. Segmentada por cinco seções temáticas: “Los primeros años y el nacimiento de un estilo”, “Curiosidad universal”, “El gusto de Jeanne Toussaint”, “Medir el tiempo y portar la belleza” e “María Félix y los íconos de la elegância”, a exposição apresenta mais de 160 peças da lendária coleção Cartier, coleções secretas e documentos de arquivo.
A coleção Cartier que retorna ao México após 24 anos de sua primeira apresentação no Museu do Palácio de Belas Artes se conforma com alegrias, relógios e objetos decorativos que são testemunho do patrimônio da casa de luxo.
Com a curadoria de Ana Elena Mallet e a museografía da arquiteta mexicana Frida Escobedo, a exposição estuda o design e o artesanato de Cartier por meio de pessoas que formam parte importante da marca como Jeanne Toussaint, a primeira mulher diretora criativa da empresa e a actriz mexicana María Félix, símbolo de la elegancia nacional y cercana a Cartier, entre outras figuras.
“As peças aqui expostas são objetos de design, cuidadosamente construídos com maestria e excelência. Sua produção é baseada na herança e nos processos tradicionais, ao tempo que incorpora novos métodos de investigação e produção, assim como avanços tecnológicos”, destaca a maison Cartier.
Assim, se desenvolverá um programa público e educativo relacionado com a exposição “El design de Cartier: Un legado vivo”, que busca abordar o trabalho da casa de alegria para diversos públicos por meio de ferramentas acadêmicas.
A exposição abriu suas portas no dia 15 de março e permanecerá disponível até o 14 de maio do mesmo ano e será acompanhada de um catálogo especial editado pela Fundação Jumex y Rizzoli.