Amsterdam, com seus encantadores canais, renomados museus e efervescente cultura, figura como um dos destinos turísticos mais procurados da Europa. Recentemente, obteve a honra de ser eleita a melhor capital europeia para turistas na pesquisa VisaGuide World deste ano. No entanto, apesar de sua popularidade, Amsterdã enfrenta há muito tempo a escassez de verdadeiros hotéis de luxo 5 estrelas. No entanto, há pelo menos um estabelecimento na cidade que se encaixa perfeitamente nesse perfil de alto padrão: o Waldorf Astoria Amsterdam.
Inaugurado em 2014 como o 25º hotel da Waldorf Astoria Hotels & Resorts, o Waldorf Amsterdam está localizado em uma rua tranquila no coração da cidade, a uma curta distância das melhores lojas, restaurantes e museus de Amsterdã. Ele tem vista para o Herengracht, o canal mais prestigiado da cidade, designado pela UNESCO como o “Canal dos Cavalheiros”. Ao passar pela entrada do hotel, talvez nem perceba que está diante de um hotel, pois ele está situado em uma série de seis edifícios contíguos dos séculos XVII e XVIII, conhecidos como “palácios canal”. Embora os edifícios tenham sido interligados internamente, eles se integram harmoniosamente à arquitetura circundante. A transformação desses edifícios, originalmente a histórica residência do prefeito da cidade, em um único hotel de luxo contemporâneo é notável. No interior, a conexão entre os edifícios, cada um com diferentes níveis de piso e alturas de teto, foi realizada com maestria, resultando em uma transição suave que passa despercebida para os hóspedes do hotel. No entanto, se observar com atenção, poderá notar uma linha fina nas portas dos corredores, indicando a divisão entre um edifício e outro.
Ao chegar à bela entrada do Waldorf, com seu piso de mármore branco, rapidamente se percebe que o nível de serviço e experiência no hotel é excepcional. O processo de check-in acontece em uma sala de recepção adjacente ao lobby, onde os hóspedes são recebidos de forma confortável em uma mesa e oferecidos uma bebida de boas-vindas (um toque muito agradável!). No final do processo de check-in – algo que foi uma novidade para mim -, fomos apresentados a uma adorável seleção de fragrâncias da renomada fabricante de velas francesa Cire Trudon, a mais antiga fabricante de velas em atividade no mundo. Fomos convidados a escolher a fragrância que seria levemente borrifada em nosso quarto durante o serviço de arrumação à noite. É esse tipo de atenção aos detalhes e personalização que realmente se destaca no Waldorf.
O Waldorf possui apenas 93 quartos, e o nosso era uma adorável e espaçosa suíte com uma cobiçada vista para o canal. A suíte elegantemente decorada apresentava janelas amplas, tetos altos e uma sala de estudo separada com uma escrivaninha, sofá e lareira. Além de uma máquina de café espresso e uma variedade de lanches, o quarto era diariamente abastecido com cerejas frescas, flores frescas e um mimo doce noturno que era deixado em cada mesa de cabeceira.
Os banheiros são espaçosos e encantadores, com uma banheira separada (com televisão) e um amplo chuveiro. No entanto, o ponto mais notável era a variedade de amenidades de banho do Waldorf, que consistia em produtos da renomada marca australiana Aesop – a primeira colaboração da marca de luxo australiana com uma rede de hospitalidade global. Mesmo os kits de barbear e cuidados com as unhas fornecidos foram excepcionais, superando o que normalmente se encontra em um hotel 5 estrelas.
Saia do seu quarto, e o Waldorf oferece muito mais, incluindo um Spa Guerlain com piscina coberta, sauna e sala de vapor – opções agradáveis de se ter, especialmente durante os frios invernos holandeses. O centro de fitness 24 horas do hotel, muito espaçoso pelos padrões europeus, está equipado com aparelhos Technogym.
As opções gastronômicas no Waldorf também são de alto nível. O Spectrum, o restaurante do hotel com duas estrelas Michelin, liderado pelo Chef Sidney Schutte, é o destaque. Com vista para o jardim interno do Waldorf, esse elegante restaurante oferece uma culinária europeia contemporânea e apresenta um menu degustação de 7 pratos. Para nós, foi onde desfrutamos nossos cafés da manhã diários com o “Toque do Waldorf”, incluindo uma farta seleção de iguarias apresentada em nossa mesa, complementada pela nossa escolha de prato principal. Já o Vault Bar, localizado no que costumava ser o cofre do antigo banco onde um dos prédios que o hotel agora está instalado, pode ser encontrado no subsolo do hotel. Um elegante speakeasy, o bar é considerado um hotspot local por seus coquetéis inovadores e oferece alguns dos mais raros whiskies escoceses do mundo.
O que completa toda a experiência no Waldorf Amsterdam é o serviço impecável que os hóspedes recebem a cada momento. Sob a liderança da Gerente Geral do hotel, Katharina Schlaipfer, o serviço no Waldorf é o que você esperaria do melhor hotel da cidade – impecável, profissional e muito personalizado. Dizem que hóspedes recentes do hotel incluem celebridades como Beyoncé, Harry Styles e Barack Obama; no entanto, fica claro que você não precisa ser uma celebridade para ser tratado como uma no Waldorf Amsterdam.