O primeiro carro de Fórmula 1 da Mercedes a ser conduzido à vitória pelo heptacampeão mundial Lewis Hamilton será leiloado em novembro. Oferecido pela RM Sotheby’s, o carro será leiloado em Las Vegas em 17 de novembro, antes do aguardado Grande Prêmio de Fórmula 1 da cidade. Este é o único carro de Fórmula 1 Mercedes ex-Hamilton disponível publicamente, já que todos os outros exemplos são de propriedade da equipe alemã de corrida, de seu principal Toto Wolff ou do próprio Hamilton.
Com o número de chassi 04, este Mercedes-AMG Petronas F1 W04 competiu no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2013 e foi conduzido por Hamilton em sua primeira vitória pela equipe, conquistada no Grande Prêmio da Hungria. Ele também se classificou na pole position para essa corrida usando o mesmo chassi.
Com uma estimativa de valor entre 10 e 15 milhões de dólares, este carro em particular foi conduzido por Hamilton em 14 das 19 corridas da temporada de Fórmula 1 de 2013 e é descrito pela Sotheby’s como um “contribuinte-chave” para a equipe Mercedes-AMG garantir a segunda posição no Campeonato de Construtores daquele ano.
Embora Hamilton não tenha conquistado o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2013, o carro representa o fim da era dos motores V8 de 2,4 litros na Fórmula 1. A temporada seguinte marcou a transição para os motores V6 híbridos e o início de um período de dominação da Mercedes-AMG e de Hamilton, com o piloto britânico vencendo seis dos sete próximos Campeonatos Mundiais de Fórmula 1.
A mudança de Hamilton da McLaren para a Mercedes-AMG na temporada de 2013 foi vista como um grande risco na época. Ele havia assinado com a McLaren quando era criança, estreou na Fórmula 1 com a equipe britânica em 2007 e conquistou seu primeiro Campeonato Mundial com eles no ano seguinte. Durante seis temporadas na McLaren, ele também obteve um segundo lugar no campeonato em seu ano de estreia e um total de 21 vitórias em corridas. Ao retornar ao esporte em 2010, após uma ausência de 55 anos, a Mercedes-AMG havia alcançado pouco nas três temporadas anteriores à contratação de Hamilton.
Essa situação mudou com este carro em 2013, e de 2014 a 2021, Hamilton e a Mercedes-AMG dominaram o esporte de uma forma não vista desde a era de Michael Schumacher e a Ferrari.
O sucesso de Hamilton com a equipe Mercedes-AMG está no mesmo nível de Michael Jordan e o Chicago Bulls, Tom Brady e o New England Patriots e Lionel Messi e a Argentina, disse Shelby Myers, chefe global de vendas privadas na RM Sotheby’s. Em comunicado, ele acrescentou: “Dada a linhagem inigualável e sendo o único exemplo fora da origem da Mercedes disponível publicamente, a combinação de Lewis e o W04 eleva-o além de ser apenas um carro de Fórmula 1. Este inegável item pode se tornar um dos colecionáveis mais cobiçados no futuro previsível.”