Foi um grande momento para novos restaurantes de menu degustação em Chicago esta semana. Três dos novos destinos de menu fechado mais celebrados da Windy City – Claudia, Esmé e Kasama – ganharam uma estrela Michelin em seu primeiro ano elegível. E então o Galit, de três anos – que adotou um menu fechado após a pandemia – também ganhou sua primeira estrela este ano.
Nos níveis de duas e três estrelas, o guia não premiou novos participantes, com Alinea permanecendo o único restaurante de Chicago a conquistar o prêmio principal, enquanto Oriole, Smyth, Moody Tongue e Ever mantiveram suas duas estrelas.
A lista também dobrou como uma ponderação sobre o estado dos restaurantes americanos, já que a pandemia do COVID-19 entra em seu terceiro ano. A Michelin, que há 11 anos atribui classificações de estrelas aos restaurantes de Chicago, não divulgou uma lista em 2020 como consequência da pandemia e seu impacto descomunal no setor de hospitalidade. Enquanto isso, quatro dos restaurantes escolhidos para 2021 fecharam permanentemente e, portanto, saíram da lista: Yugen (uma estrela), Entente (uma estrela), Spiaggia (uma estrela) e Acadia (duas estrelas).
Parachute, o elegante restaurante coreano-americano que está fechado para reforma em Avondale, continua entre as escolhas da empresa, mas fica sem estrela devido ao fechamento temporário. Espera-se que reabra este ano, dando aos inspetores Michelin – agentes anônimos que visitam e classificam restaurantes – a chance de retornar e reavaliar.
Os vencedores pela primeira vez deste ano também são alguns dos estabelecimentos mais comentados e adorados pela crítica de Chicago. Kasama, a confeitaria filipina dos chefs e cônjuges Genie Kwon e Tim Flores, disparou para o estrelato nacional dos restaurantes desde sua estreia na pandemia. Esme, o luxuoso restaurante com menu de degustação baseado em colaborações com artistas visuais do ex-chef Jenner Tomaska e da esposa Katrina Bravo, também recebeu ótimas críticas nos nove meses desde que foi inaugurado. Para o chef Trevor Teich, de Claudia, a primeira estrela do restaurante com menu degustação caprichoso pode ser uma recompensa especialmente doce: ele passou quase uma década cultivando o projeto, que começou como um pop-up em 2013.
O chef Zach Engel, do moderno hotspot inspirado na gastronomia do Oriente Médio, o Galit, foi pego de surpresa quando soube da primeira estrela do restaurante. Na sua opinião, as mudanças forçadas da pandemia podem ter feito um favor a Galit, pois sua equipe introduziu um menu degustação e integrou ingredientes inusitados.
O Alinea é o único restaurante de três estrelas de Chicago, que a Michelin define como “cozinha excepcional, que vale uma viagem especial”. O destino mundialmente famoso mantém seu trio de estrelas desde a primeira edição do guia de Chicago da Michelin em 2011.
Afastando-se das estrelas e Bib Gourmands, que são atribuídos a restaurantes, a Michelin também selecionou indivíduos para reconhecimento relacionado com bebidas. Colin Hofer, diretor de vinhos do Bonhomme Group (Beatnik, Porto, Goodfunk), foi nomeado Sommelier do Ano, e Julia Momose, diretora criativa e bartender do bar japonês Kumiko in the West Loop, ganhou o Exceptional Cocktails Award. A inclusão de Momose pode ser vista como uma tentativa de dividir a diferença depois que o guia em 2021 removeu Kikko, o balcão omakase do porão abaixo de Kumiko, após a saída da chef Mariya Russell. Confira a lista abaixo:
3 Estrelas
- Alinea
2 Estrelas
- Ever
- Moody Tongue
- Oriole
- Smyth
1 Estrelas
- Boka
- Claudia (NEW)
- EL Ideas
- Elizabeth
- Elske
- Esmé (NEW)
- Galit (NEW)
- Goosefoot
- Kasama (NEW)
- Mako
- Next
- North Pond
- Omakase Yume
- Porto
- Schwa
- Sepia
- Temporis
- Topolobampo