A Watches and Wonders, a maior feira mundial de relógios, acabou de terminar. Mas a Patek Philippe, que lançou 12 novos relógios durante o evento, não terminou com seus lançamentos.
Na quarta-feira, o relojoeiro suíço lançou uma nova grande complicação esportiva de alto desempenho, o cronógrafo monopusher de 1/10 de segundo. O relógio, Ref. 5470P-001, marca a primeira vez que a empresa cria um cronógrafo que pode medir e exibir décimos de segundo em um relógio de pulso e vem com impressionantes 31 patentes, sete das quais são exclusivas desta referência. O movimento de cronógrafo Calibre CH29-535 PS 1/10 de corda manual possui um controle de roda de colunas, uma dupla embreagem horizontal com rodas e um contador instantâneo de 30 minutos, um módulo de décimos de segundo para medições do cronógrafo ponteiro de varredura e um pequeno indicador de segundos.
“Estamos trabalhando juntos”, disse o presidente da Patek Philippe, Thierry Stern, em uma transmissão ao ar na manhã de quarta-feira. “A primeira parte, claro, que foi a mais importante foi o movimento. Nem sempre é fácil criar um relógio de pulso com tantos componentes e tanta dificuldade.” Ele acrescentou que a ideia para a peça começou há 10 anos, quando a empresa estava pensando em como poderia melhorar seu movimento cronógrafo de fração de segundo CHR 29-535 PS (encontrado em todos os cronógrafos de corda manual da empresa, com ou sem complicações adicionais), introduzido pela primeira vez em 2009, no qual se baseia o novo calibre. “Não podíamos fazer isso na época porque a tecnologia não nos permitia ter uma peça fina o suficiente”, disse Stern. A ideia era que não só tivesse que ser uma conquista técnica, mas, de acordo com os padrões da Patek Philippe, também tinha que parecer excepcional no pulso.
Agora, porém, as melhorias são abundantes. O mecanismo de frações de segundo foi substituído pela indicação para medir décimos de segundo. A frequência foi aumentada de 4 Hz para 5 Hz, um requisito para exibir a nova medição ultra-precisa. “Equipamos [o movimento básico] com o Oscillomax, desenvolvido anteriormente em nosso departamento de pesquisa avançada para a ref 5550P”, disse Philip Barat, chefe de desenvolvimento de relógios da Patek Philippe durante a transmissão. “O Oscillomax é composto pelo escapamento Pulsomax, a balança Gyromax e a mola de balanço Spiromax, todos feitos de Silinvar e de Silinvar e ouro para o Gyromax.”
O Oscillomax, desenvolvido em 2011, é um mecanismo regulador de alta tecnologia com 17 patentes, que permite uma alta taxa de precisão com desvio máximo de -3/+2 segundos por dia, apesar do elevado consumo de energia do movimento. Isto marca a primeira vez desde a introdução da Ref. 5550P em 2011, que o Oscillomax será usado para um relógio na coleção atual. O Oscillomax opera com uma mola de balanço com uma curva terminal patenteada chamada Spiromx e um escape com alavanca e roda de escape, conhecido como Pulsomax, e uma roda de balanço de massa ajustável, também conhecida como Gyromax. Eles são todos feitos de um derivado do silício, chamado Silinvar, que é conhecido por ser leve, robusto e antimagnético.
A lista de conquistas complicadas é quase infinita. O movimento consiste em dois mecanismos de cronógrafo sobrepostos – um cronógrafo dessa natureza, aliás, pode ser tão desafiador de conceber quanto a complicação mais elogiada da relojoaria, o repetidor de minutos – o que exigiu o desenvolvimento de 54 componentes para o 10º-de-a- segundo mecanismo sozinho. (A sobreposição dos mecanismos do cronógrafo é essencialmente uma economia de espaço para manter a peça fina de acordo com os padrões de Stern.) A indicação exigia um trem de engrenagens específico para garantir a fluidez de seu movimento e a confiabilidade de sua cronometragem no pulso. Um pinhão para o mecanismo de 10 segundos possui um micro-dente que controla o início correto da medição do tempo quando o cronógrafo é acionado, enquanto uma roda motriz auxilia o movimento suave da mão.
Embora esses detalhes certamente atraiam colecionadores que apreciam conquistas técnicas em um movimento – um foco para Stern, que está interessado em flexionar o know-how da empresa na era da mania Nautilus – é surpreendentemente simples de ler, apesar de sua engenharia muito desafiadora. (embora você possa precisar de uma lupa para ler os segmentos de minutos). Quando os dois ponteiros de varredura são ativados através do botão às 2 horas, o ponteiro vermelho de 10 segundos gira em torno do mostrador 10 vezes mais rápido que o ponteiro de segundos de aço jateado com ródio. Quando o último é interrompido, pode ser lido através dos marcadores de contas pontilhadas ao redor da circunferência (como na foto, está indicando 20 segundos). O ponteiro vermelho é medido pelos marcadores brancos segmentados por 12 setores vermelhos (os setores vermelhos indicam um segundo completo, enquanto os marcadores brancos indicam décimos de segundo). Conforme ilustrado, o ponteiro vermelho indica que 10 décimos de segundo completos foram alcançados na linha vermelha. Se o ponteiro vermelho fosse posicionado um incremento adiante, ele leria um 1/10 de segundo adicional. A hora e os minutos são, obviamente, tradicionalmente exibidos por dois ponteiros de ouro branco de 18 quilates (indicando 10:09 como na foto), enquanto os contadores do cronógrafo são mostrados em pequenos segundos em espiral às 9 horas e cronógrafo em espiral de 30 minutos contador às 3 horas. A coroa tem duas posições: a primeira para dar corda no movimento e a segunda para acertar a hora.
Para transmitir a mensagem de que este não é um relógio esportivo comum, a Patek Philippe optou por incluir o Ref. 5470P em platina e, como tal, como todos os outros relógios Patek Philippe no metal de elite, vem com um diamante na borda da caixa às 6 horas. A caixa, que foi inspirada no design da Ref. 5370, vem com flancos rebaixados e acetinados com alças adornadas com cabochão decorativo. O mostrador vem em laca azul encimado por um cristal de safira levemente abobadado. Ele é equipado com uma pulseira de couro de bezerro azul marinho com padrão de tecido em relevo, costura vermelha e um fecho dobrável em platina.
As 7 patentes exclusivas do Patek Philippe Ref. 5470P:
Exibição concêntrica
Isso garante legibilidade simples, rápida e segura de segundos e frações de segundo.
Entalhe no mandril do barril
O entalhe reduz a tensão exercida pelo gancho da mola enquanto a mola principal está sendo enrolada e permite um diâmetro menor do mandril do cano, aumentando a energia armazenada na mola principal por outras bobinas de mola.
Volante 1/10 com função anti-folga
Projetada em dois níveis (uma roda superior com raios flexíveis e uma inferior com raios rígidos), permite a criação de uma roda anti-folga compacta e com baixo consumo de energia.
Cronógrafo com gancho amortecedor
Em caso de choque, este sistema segura firmemente o balancim da embreagem do mecanismo do cronógrafo operacional para evitar interrupções na medição de curto prazo em andamento.
Amortecedor de pêndulo
Este sistema utiliza as forças de aceleração dos choques no relógio para manter os componentes de um mecanismo na posição desejada e, assim, garantir o funcionamento correto.
Primer de superfície para a mão de silicone
Isso melhora a adesão do verniz em uma superfície de óxido de silício (Silinvar).