O mercado naional foi escolhido pelo Grupo FCA como o local da estreia mundial do Compass em 2016. A decisão mostrou-se acertada, uma vez que haviam inaugurado uma fábrica da Jeep apenas um ano antes. O SUV – que nasceu como um produto global – também foi lançado na Europa e nos Estados Unidos e continua fazendo muito sucesso por aqui. O SUV frequentemente ocupa a vice-liderança nas vendas do segmento, ficando atrás apenas do “irmão mais velho” Renegade. Além disso, ele lidera a categoria de SUVs médios sem ser incomodado.
O modelo em sua versão 2021 tem tem várias versões no mercado brasileiro que variam entre dois motores: o 2.0 Tigershark (de até 166 cv) e 2.0 turbodiesel (170 cv) e duas opções de transmissão (automática de 6 ou 9 marchas). Os preços do SUV passam por uma escala a partir de R$ 126.290 até R$ 213.190. Entre suas novidades, é possível destacar itens atualizados tanto na parte interna quanto externa. Suas linhas seguem a identidade visual da Jeep, marcada pela grade frontal com sete barras verticais.
Por dentro, o SUV é bem sofisticado. É fácil observar a maior quantidade de plástico com acabamento emborrachado, que até afunda ao toque dos dedos. O estilo do painel de instrumentos é mais conservador, mas de bom gosto. A cabine também tem um bom isolamento acústico e não se ouvem ruídos de peças plásticas, por exemplo. Os bancos são bem confortáveis. Ele traz uma cor inédita: a Marrom Arizona.
Já no quadro de instrumentos de 7″, o destaque vai para o item ao seu lado: a central multimídia Uconnect de 7” ou 8,4” com Apple Car Play e Android Auto, quatro auto falantes, comando de voz, bluetooth, entradas USB, tela sensível ao toque e com navegação GPS, além de controle de áudio no volante.
No dia-a-dia
O Compass é um carro polivalente, que cumpre bem a função de carro familiar para uso cotidiano, e um aventureiro para toda hora, nos finais de semana, nas versões 4×4.
Com seus 4,41 metros, ele é um carro que oferece muito espaço e conforto. Seu acabamento é impecável, o que torna a “estadia” bastante agradável. A versão Limited Diesel, tem pacote mais refinado entre as demais, com direção elétrica, ar-condicionado automático de duas zonas, multimídia (Com Apple CarPlay, Android Auto, USB, Bluetooth e câmera de ré), trio elétrico (vidros, travas e retrovisores elétricos), freio de estacionamento e porta-malas eletrônicos e sensores de manobra.
Além disso o SUV oferece o sistema park assist e itens de segurança avançados como ACC, monitor de faixa e alerta de colisão.
Performance
O motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e 35,7 mkgf de torque garante força de sobra. A unidade é combinada à transmissão de nove marchas e tração 4X4, com opção de reduzida (que na verdade é a primeira marcha), seletor de tipo de piso e bloqueio de diferencial. Tudo isso dá fôlego para esse jipe encarar qualquer tipo de terreno. O consumo combinado entre urbano 9,2 km/l entre trajetos urbano, rodoviário e off-road.
O Compass foi projetado para uso fora de estrada. Tem suspensão independente nos dois eixos, ou seja, dá conta de passar por qualquer irregularidade com facilidade, mas no uso cotidiano não penaliza o conforto e nem a estabilidade.
Para facilitar as frenagens, o SUV tem freios a disco nas quatro rodas, além de controle de partida em rampa (Hill Holder), freio de estacionamento eletrônico, HDC ( Controle eletrônico de velocidade em descidas), controles de estabilidade (ESC).
Veredito
A Jeep adotou a estratégia popular do futebol que diz que “em time que está ganhando não se mexe” . O modelo tem ótimas qualidades, como o acabamento, para continuar vendendo muito, tanto para o consumidor, quanto para empresas (vendas diretas). O Compass é um carro que deu certo e tem tudo para seguir no topo.