Feito para ser a porta de entrada de vendas dos veículos da marca no mercado automotivo nacional, o Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line tem visual que mostra certa esportividade, tem boa lista de itens de série e anda bem. A aposta parece fazer sentido, já que este é um dos segmentos que mais cresceram nos últimos anos – e a pandemia, como sabemos, reforçou ainda mais o desejo das pessoas por produtos premium e a equipe de desenvolvimento da marca tem reunido esforços para atender os clientes desse segmento.
“Em 2020, os SUV’s já representaram mais de 40% de nossas vendas no Brasil. Com a chegada do novo GLA, estamos muito confiantes de que temos as melhores opções para todos os tipos de clientes que procuram um SUV com visual esportivo e personalidade própria” diz Jefferson Ferrarez, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil.
Com esse lançamento, a marca agora possui a maior linha de modelos SUV Premium do mercado: são oito diferentes produtos (GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé, GLS, G, o recém lançado GLB e agora o novo GLA AMG LINE, que agora ostenta as famosas três letras do DNA esportivo da Mercedes, mas é importante destacar que os detalhes se referem ao pacote de design de interior e exterior – o carro não é um esportivo, e sim um SUV premium. Diferentemente do GLA antigo, a nova geração não é fabricada no Brasil. O Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line 2021 chega inicialmente como versão única, apostando em um visual apimentado com um kit da preparadora AMG, mas traz sob o capô um motor 1.3 de 163 cv.
Design
A carroceria do novo GLA manteve o mesmo visual premiado do antecessor, porém incorporando a identidade visual mais recente da empresa, já vista em carros como o atual Classe A e o recém-lançado Classe C. Apesar de ter ficado ligeiramente mais curto que a última geração (com 4,41 m de comprimento), o novo GLA ganhou 3 cm na largura (1,834 m), 9 cm na altura (1,611 m) e 3 cm no entre-eixos (2,729 m). Na versão oferecida no Brasil, o SUV se diferencia pelos elementos esportivos no exterior e interior inspirados nos AMG . A lista inclui grade frontal no estilo diamante, novos para-choques, detalhes cromados nas maçanetas e linhas das janelas, rodas de 20″ com pneus finos, volante de base achatada, pedais esportivos, acabamento interno imitando fibra de carbono e bancos com acabamento em Ártico e Dinâmica. vincos pronunciados no capô, e por aí vai.
Vem também com faróis de full LED, grade com friso prateado ressaltando o logotipo da estrela, lanternas traseiras em LED e carroceria encorpada. Completam o visual externo as janelas com friso cromado, barras longitudinais no teto, teto solar panorâmico duplo e spoiler traseiro.
Interior
Por dentro, o visual é semelhante ao dos Classe A200 e A250, com central multimídia fazendo conjunto com o painel de instrumentos no MBUX com duas telas de 10,4 polegadas. O acabamento do painel utiliza materiais de excelente qualidade e tem emborrachamento na parte superior e nas portas. Os difusores de ar imitam o layout de uma turbina de avião e possuem acabamento prateado, assim como no volante multifuncional com paddle shifts e revestido em couro. Teto e coluna são em preto e os bancos possuem acabamento misto de couro e material que remete ao Alcantara. A coluna de direção tem alavanca do câmbio de dupla embreagem 7G-DCT de sete marchas, além de comandos unificados para limpadores e fachos de faróis, bem como piloto automático e limitadores, os chamados Tempomat e Speedtronic. A visualização é clara e a iluminação é correta no cluster, que é outra bela parte do ambiente interno do GLA, tendo instrumentação de fundo branco e vistoso display TFT com navegação, mídia, configurações do veículo, hodômetro, telefonia, entre outros. O freio de estacionamento é eletrônico e fica do lado esquerdo, abaixo do comando dos faróis e luz de neblina.
Desempenho
O modelo recebe o novo motor 1.3 turbo, de quatro cilindros, que desenvolve 163 cv e 25,5 kgfm, combinado a um câmbio automatizado DCT de sete marchas e dupla embreagem, que traciona as rodas dianteiras. O conjunto mecânico, desenvolvido em parceria com a Renault, é o mesmo empregado no GLB 200 e também nos Classe A (Hatch e Sedan) e CLA. O torque cheio é entregue em 1.620 rotações por minuto. Algumas das principais características desse novo motor são o comando de válvulas inteligente CAMTRONIC e a tecnologia de construção dos processos de NANOSLIDE® (Ferro-carbono) e CONICSHAPE® (esmerilagem), reduzindo o atrito e aumentando a eficiência dos cilindros do motor.
Em combinação, o condutor ainda pode escolher entre três programas de condução por meio da tecla DYNAMIC SELECT no console central: ECO, COMFORT, SPORT e INDIVIDUAL. São diferentes programas de condução com opções de configuração para o motor, transmissão, direção e ESP por exemplo. No modo “Sport” o veículo é mais dinâmico e no “Comfort” sua configuração é muito equilibrada. O modo “ECO”, por outro lado, coloca a ênfase na eficiência máxima e economiza combustível, pois o motor automaticamente trabalha somente com dois cilindros em rotações baixas. Segundo o Inmetro, o Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line pode marcar 10,4 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Comparado aos outros rivais do trio de ferro alemão – BMW X1 (10 km/l e 12 km/l) e Audi Q3 (10,2 e 11,9 km/l) –, o modelo tem o menor consumo de combustível do segmento.
Tecnologia
Repleto de tecnloogia, o novo GLA traz novidades como o sistema URBAN GUARD, faz o monitoramento do veículo e informa o condutor, quando acontecem situações como tentativa de roubo, colisão estacionado e se for guinchado. Assim que o automóvel é ligado novamente, uma mensagem é mostrada no console central. O novo recurso de série é a função “lava-rápido” especialmente útil em um SUV. Quando esta função é selecionada, se torna mais fácil dirigir em um lava-rápido, bem como remover qualquer sujeira remanescente da última viagem.
No quesito de tecnologias autônomas, sistemas que compõem o Mercedes-Benz Intelligent Drive são os primeiros passos para o universo dos veículos autônomos. São inúmeros sensores, câmeras de vídeo, câmeras infravermelho e radares de longo e curto alcance que auxiliam ativamente na função de dirigir. Fazem parte do sistema as seguintes funções:
• O Assistente ativo de distância DISTRONIC detecta o tráfego parado e ajuda o condutor a ajustar a velocidade, podendo ajudar até com a parada total do veículo
• O Assistente de frenagem com função de tráfego cruzado pode evitar colisões com veículos na frente, e também com veículos em trânsito, pedestres e ciclistas
• O Assistente de ponto cego diferencia entre zonas de aviso e de colisão. O aviso de saída também é capaz de alertar os veículos na zona de perigo ao abrir as portas com o motor parado (até três minutos após desligar o motor)
• O Auxílio à direção evasiva oferece suporte na realização de uma manobra evasiva controlada em torno de um pedestre detectado, fornecendo torque de direção adicional e torna mais fácil endireitar o veículo novamente
Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm³, duplo comando variável, injeção direta, turbo, gasolina |
POTÊNCIA/TORQUE | 163 cv a 5.500 rpm/ 25,5 kgfm de 1.620 a 4.000 rpm |
TRANSMISSÃO | automatizada de dupla embreagem com 7 marchas; tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e multilink na traseira |
RODAS E PNEUS | liga-leve de 20″ com pneus 235/45 R20 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos com ABS e EBD |
PESO | 1.485 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.410 mm, largura 1.834 mm, altura 1.611 mm, entre-eixos 2.729 mm |
CAPACIDADES | Porta-malas 435 litros; tanque 43 litros |
PREÇO | R$ 332.900 |