O Motorola One é uma aposta diferente da Motorola. É o primeiro smartphone da Motorola a apresentar mudanças físicas significativas em modelos intermediários em muito tempo. Desde o Moto G5 a empresa apresentou modelos onde a traseira tinha bordas laterais curvas e câmeras traseiras dentro de um círculo. O Moto One é bem diferente de tudo que a empresa já fez nos últimos anos, não apenas por fora, mas também por dentro. Mas isso é bom ou ruim? Saiba mais na análise a seguir
Projeto Android One
O Google tem um projeto chamado Android One que são aparelhos na versão pura do sistema ou sem grandes modificações por parte do fabricante e com a garantia de receber as atualizações do Android. A Motorola foi a primeira marca a fazer parceria com o Google e lançou o smartphone Motorola One. O que isso quer dizer? Quem comprar Motorola One terá as atualizações garantidas por 2 anos e correções de segurança por até 3 anos.DesignA traseira do smartphone é plana, a lateral é curva e isso facilita na hora de segurar o aparelho. No M de Motorola está localizado o sensor de impressão digital, permitindo mais praticidade quando for desbloquear. Além disso, o Motorola One possui 2 câmeras traseiras que não vieram como os modelos já lançados pela marca, com a câmera envolvida num círculo. O acabamento é em vidro e por isso deve ter mais cuidado ao manusear e para proteger contra as marcas de dedos, acompanha uma capinha transparente. O Motorola One está disponível nas corres branca e preta.
Tela
A tela tem 5.9 polegadas com resolução HD+ (1520×720 pixels) e proporção 19:9. A novidade do smartphone é o notch. Mas o que é notch? É o recorte na parte superior da tela. É o primeiro smartphone da Morotola com notch. Esse detalhe ficou popular pela Apple quando lançou o iPhone X. A tela é resistente a respingos de água, mas tem brilho baixo e isso deixa a tela escura sob sol forte.
Desempenho
De fábrica o Motorola One vem com o Android 8.1 (Oreo), porém já recebe a atualização do Android 9 (Pie). Possui armazenamento interno de 64GB com a possibilidade de expansão via microsd de até 256 GB, o que facilita na hora de baixar aplicativos e salvar fotos, vídeos e arquivos no smartphone. O Motorola One tem 4GB de RAM e isso permite mais rapidez ao encaminhar os dados para processador. O aparelho vem equipado com o processador Snapdragon 625 octa-core de 2 GHz e faz rodar bem jogos. Agora se você está acostumado com jogos mais robustos é melhor escolher um smartphone mais potente.
Câmera
O smartphone Motorola One, como já comentamos, vem com 2 câmeras traseiras com 13 megapixels e 2 megapixels respectivamente. Essa última câmera é utilizada em conjunto com a câmera traseira principal quando for registrar as imagens com o fundo desfocado no efeito bokeh. Esse efeito é tendência e a Motorola não poderia ficar fora dessa. Esse efeito desfocado é utilizado no modo retrato tanto na câmera traseira como na câmera frontal de 8 megapixels com flash. Com a abertura f/2.0 limitada na frontal e na câmera traseira com lentes com f/2.0 e f/2.4 dos sensores de 13 megapixels e 2 megapixels, as fotos saem melhores nas condições de boa iluminação. Nos momentos noturnos ou de pouca luz, as imagens saem com pouca definição.Como a Motorola One não possui estabilização óptica é necessário ter o pulso firme na hora de tirar as fotos. E para melhores fotos é preciso manter o HDR ativo.A câmera do Motorola One tem funções interessantes como Cinemagraph que cria efeitos engraçados e gifs, o Time Lapse que elabora vídeos acelerados, a facilidade na transmissão ao vivo para o YouTube e a Cor em Destaque que você escolhe uma parte da foto para evidenciar e escurecer o restante.Além disso, o smartphone filma na resolução 4K na câmera traseira e em Full HD com a frontal.
Bateria
O Motorola One tem uma bateria de 3.000 mAH e isso permite um ótimo desempenho na duração da carga. O smartphone tem sistema de recarga rápida com o TurboPower, que proporciona 6 horas de autonomia com apenas de 20 minutos na tomada. Na carga tradicional, o aparelho alcança 100% em 1h40min.
Outras funções
O aparelho tem o aplicativo Moto que permite o controle do smartphone através de gestos no Moto Ações como girar o pulso 2 vezes para ativar a câmera e agitar o Motorola One para ligar a lanterna e no Moto Tela as notificações são exibidas na tela desligada. Além disso, também tem compatibilidade com NFC (é uma tecnologia que permite a troca de dados ao encostar com outros dispositivos que também possuem o NFC), sensores para o acelerômetro, giroscópio e a ferramenta Dolby Audio que melhora a qualidade de som e Rádio FM.