O Programa Artemis da NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) será a maior e mais ambiciosa expedição lunar até hoje e deve pousar o próximo homem e a primeira mulher na lua até 2024. Para fortalecer “o emergente mercado americano de capacidade de transporte lunar, envolvendo o veículo terrestre e as comunidades robóticas”, a administração espacial está recorrendo a indústria automobilística e outras empresas de tecnologia na esperança de encontrar um colaborador para o próximo veículo lunar.
“Na expedição de retorno à Lua com Artemis, buscamos abordagens novas e inovadoras que nos permitam operar de maneira robótica em qualquer lugar da superfície lunar e explorar mais do que nunca o vizinho mais próximo”, disse Steve Clarke, vice-administrador associado de exploração, e diretor da missão científica em uma recente declaração.
Segundo as informações do programa, os astronautas podem caminhar até meia milha nos trajes, portanto, se faz necessário um veículo para tarefas e experimentos para ajudar a missão quando ela chegar à lua. “Também queremos ouvir os líderes da indústria de veículos 4×4, veículos elétricos e muito mais. Queremos que nossos veículos na Lua aproveitem e estimulem inovações no armazenamento e gerenciamento de energia de veículos elétricos, direção autônoma e extrema resistência ao meio ambiente”. As fabricantes de automóveis e empresas de tecnologia interessados já estão correndo para enviar diferentes conceitos e idéias para nova empreitada, que sem dúvidas representará um novo marco à ser alcançado no mercado automobilístico.